Seat Ibiza 6J 1.6 TDI 105cv @ 137cv 320nm

Aqui vos deixo o trabalho desta manhã, medição do carro de um cliente reprogramado há 2 meses. Claro está que aproveitámos para incluir um melhoramento!

100cv ás 5000 rotações, gostamos ;)




Stay tuned ;)
 
Por acaso no regime onde ocorre a potência máxima o diferencial até nem é de 100mbar, 100mbar é o diferencial máximo de pressão que se verifica entre o estado original e modificado deste carro.

Tendo em conta os desenvolvimentos de electrónicas para 1.6 TDI com valores de potência bastante mais altos, e sem ter visto visto as modificações, estou em crer que a fórmula para alcançar mais potência passa por usar mais pressão de turbo, e tentar achar o melhor compromisso entre pressão de turbo e temperaturas de gases de escape mais elevadas, a partir de certa altura torna-se complicado, pois as temperaturas sobem de forma exponencial e não de forma linear :D

De vários testes feitos, sem usar qualquer tipo de pressão de turbo adicional chegámos a 128cv e 300nm, o que nos parece um valor bastante aceitável para estes carros, mas 137cv sabem bem melhor :D

Cumprimentos,
Ricardo
 
Num bloco pequeno como este 100grs de boost não é alarmante para a fiabilidade, acredito plenamente que possa levar mais. De qualquer das formas penso que seria importante uma medição real do boost e não através da porta OBD, acho que dessa forma nunca terás um feedback real do boost que está a ser feito, até porque mesmo mexendo apenas na injecção a dada altura o boost já cresce um bocadinho, ainda assim penso que são valores confortáveis, 30cvs já fazem bastante diferença.
 
Sabemos o máximo que faz pois a electrónica nestes carros é muito eficiente no que toca a isso, nós temos essa informação registada. E a comodidade de fazer o registo no banco, ainda que a medição do boost ocorra com uma frequência de 1 em 1 segundo ( mera especulação ), os valores estão dentro dos programados.

Já vi destes carros a fazerem mais 200mbar sobre a pressão inicial por forma a atingirem 150cv... O problema nunca foi meter mais pressão, os turbos fazem-nas... Com mais pressão tinha mais cavalos mas consequentemente as temperaturas de gases de escape sobem e a potência quebra muito cedo, assim com 137cv e sem alarmismo NENHUM, conseguimos estender a faixa de potência até depois das 5000 rotações, significa que é bastante interessante este bloco!

A potência máxima para estes carros com 105cv é anunciada ás 4400 rotações, e a quebra ocorre ás 4600 rotações. Nós demos-lhe mais 600 rotações de vida, e pelo aspecto das linhas como podem ver, não há qualquer corte abruto que indique altas temperaturas de gases de escape.

Este carro aos 800ºC de temperaturas de gases de escape reduz o binário de motor bastante, fazendo quebras abrutas na potência!

Assim estamos descansados e contentes com o resultado, e expectantes para ver o resultado da reprogramação nunca carro com IC maior, Seat Leon, Golf 6 entre outros...
 
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