Realmente este "desabafo" deixou-me um pouco sentido mas não pode-mos pensar nisto apenas com uma pessoa só, como um sem-abrigo, temos que pensar no geral...
Junior respeito a tua maneira de pensar mas se me permitires dizer-te, estas um bocado a ver um só lado...
Agora explico-me, sim é verdade que não custa nada dar um misero €uro a um sem-abrigo quando gasta-mos fortunas em outras coisas que são meros caprichos e que se todos desse-mos 1€ essas pessoas até poderiam voltar a ter a sua vida estável e confortável como já tiveram anteriormente mas agora vamos pensar num geral... Se todos nos desse-mos 1€ a cada sem-abrigo que vimos nas ruas, não ganhavas para dar €uros a sem-abrigos, pareço um pouco egoísta mas é mesmo a realidade.
Agora imagina o seguinte, eu era um sem-abrigo, ia para uma qualquer rua de uma cidade brutalmente frequentada e toda a gente que passava por mim me dava 1€, ao fim do dia eu certamente teria mais do que o ordenado mínimo, mas pronto ponderando que só uma pequena parte dessas pessoas me dava o dito €uro, todos os dias conseguia uma quantia suficiente para duas ou três refeições e para alugar um quarto com as mínimas condições nos subúrbios, todos os dias sempre assim, que dificuldade teria a minha vida? Apenas precisava perder a "vergonha" de ir pedir para uma qualquer rua e puff tinha as condições mínimas de vida... Diz-me achas que eu iria querer lutar na mesma por um trabalho, uma vida como todos os outros? Nada disso, se com aquele simples gesto conseguia viver sem preocupações, sem responsabilidades porque haveria de querer complicar as coisas?
Com tudo isto, tu começavas a cair na banca rota, sem emprego, a veres a renda da casa a acumular, contas por pagar, bens hipotecados e por ai a diante, ao veres que eu conseguia sobreviver apenas indo pedir para uma rua da cidade, achas que optavas por ir fazer o mesmo que eu ou optavas por arranjar um trabalho por pior que fosse só para tentares endireitar a tua vida? Aposto contigo que optavas por uma vida mais fácil, apenas precisavas de acordar a que horas fosse e ir para uma rua a tua escolha a procura de quem desse dinheiro para ires almoçar, jantar e alugares o quarto para passares a noite...
Pode parecer um pouco egoísta e frio, mas pensa bem no que te disse e imagina isto a uma escala mundial, vais ver que se "ser sem-abrigo" fosse assim tão fácil existia o triplo dos sem-abrigo que já existem...
Mas pronto eu respeito a tua opinião e ideia como já disse, apenas te estou a tentar ver para alem do que queres ver, espero que não seja mal interpretado.
Cumps