Sintomas de junta de cabeça queimada?? -afn

Boas.tenho um tdi afn mas cheira-me a chatices.

Parece que ela esta a acumular pressao no vaso.
Nao existe oleo no vaso, nem agua no oleo.

Ontem na subida da a8 aconteceu uma coisa muito esquisita. Nem ia a puxar e a gaja começa a aquecer, 100 graus, arrefece passado 2 segundos, volta a aquecer 100 graus, arrefece 90, volta a aquecer 110, mais um bocadinho acende a luz da temperatura encosto logo à berma e a temperatura volta para os 90.
Abri o capot, liquido no vaso, decidi seguir viagem, fui o caminho todo a olhar para a temperatura, 130/140/160 e nao passa dos 90 graus.
Tera sido uma loucura do sensor da temperatura?

Outra coisa que a carrinha tinha é o circuito de agua com ferrugem,e provavelmente meio,entupido. Tera sido o radiador a desentupir que fez baixar a temperatura rapidamente?
Mal cheguei, tive a desmanchar a frente e tirei os 2 tubos do radiador e tive a lavar o radiador. Ainda saiu alguma agua castanha.

Quando aconteceu o episodio do aquecimento, antes tinha o vaso com liquido verdinho, quando parei para ver ja tinha o vaso castanho da ferrugem.

Ando meio maluco com estes episodios de aquecimento.

Como posso ver se tenho a junta queimada?

Obrigado
 
Last edited:
É verdade, distribuiçao, bomba de agua e aqueles 2/3 tubos ao pé do permutador foram trocados.
O termostato tambem é novo.
 
Tive a fazer um pequeno teste.
Motor a funcionar, vaso aberto, saem pequenas bolinhas .
Sintoma de fuga na junta :(
 
Reparas-te se saìa fumo branco?

Boa sorte nisso;)

Fumo branco nao sai.
Saiu no sabado, mas penso que tenha sido devido ao produto para limpeza de injetores que meti.
Ate hoje nao saiu mais.
Outra coisa que reparei, ela esta a perder oleo algures pelo bloco. Trocou-se junta carter e junta tampa de valvulas, e continua a perder oleo.
A junta da cabeca podera fazer perder oleo para fora do motor?

Obrigado.
 
Fumo branco nao sai.
Saiu no sabado, mas penso que tenha sido devido ao produto para limpeza de injetores que meti.
Ate hoje nao saiu mais.
Outra coisa que reparei, ela esta a perder oleo algures pelo bloco. Trocou-se junta carter e junta tampa de valvulas, e continua a perder oleo.
A junta da cabeca podera fazer perder oleo para fora do motor?

Obrigado.
pode, mas vê se isso de perder óleo pelo bloco não é o tubo do respiro do motor...
 
Em vez de andares a gastar dinheiro á sorte, testa o anticongelante para co2, se houver junta queimada, mas se há ferrugem já e utilizavas g12 e nunca lhe meteste água também é sinal de junta queimada quase 100% garantido, pois com passagem o liquido torna-se ácido e começa a corroer o sistem(testa o pH).
Estes motores devido ao design da cabeça e junta, quando a junta queima raramente mistura água com oleo, raramente faz fumo branco.
Vê se a tua bomba de água não tem á volta marcas de fuga, vê aquela falange que entra no motor no meio dos injectores se não tem marca de fuga.
Abraço
 
Em vez de andares a gastar dinheiro á sorte, testa o anticongelante para co2, se houver junta queimada, mas se há ferrugem já e utilizavas g12 e nunca lhe meteste água também é sinal de junta queimada quase 100% garantido, pois com passagem o liquido torna-se ácido e começa a corroer o sistem(testa o pH).
Estes motores devido ao design da cabeça e junta, quando a junta queima raramente mistura água com oleo, raramente faz fumo branco.
Vê se a tua bomba de água não tem á volta marcas de fuga, vê aquela falange que entra no motor no meio dos injectores se não tem marca de fuga.
Abraço
Boas. Tenho a carrinha à 2 semanas.
Ela quase de certeza que andava com agua.
A bomba de agua é nova.
Mas esta acertaste. Reparei hoje, a falange esta Com fuga.
Pode ser que o problema da fuga afinal a falange e nao junta...
Vou trocar a falange, e se continuar a perder, faço o teste do co2.
Mario marques, o dominio habitual.

Obrigado a todos.
 
Tens algum amigo ou tens aquarios de peixes? arrenjavas um medidor de ph
Mede o ph do teu liquido depois de ires dar uma volta, se der ácido é quase de certeza a junta.
Mas vê esse vedante, normalmnete esses motores perdem por ai, estou preciamente hoje a reparar um afn que verte ai e na bomba de água.
O co2 com a água forma ácido carbonico e torna o liquido ácido, isso detecta-se facilmente medindo o pH do liquido, é bastante fiavel este método.
 
Boas.
acabei de fazer uma viagem de 80 kms e vim sempre a 120/130/140 e não perdeu liquido.
inclusive, no sentido leiria lisboa, perto das portagens de loures, fiz a subida a 160/170 para ver se cedia algo, e tudo certinho.
que raio...
O vaso estava até com o liquido com que se iniciou a viagem, só que ao estacionar na garagem, acionou as ventoinhas, e ficou o vaso outra vez castanho.
parece que é quando aciona as ventoinhas que abre o termostato.
o que ainda vale é que o radiador é grande pa burro.
já nem sei que pense...
 
a minha tambem anda maluca com o mesmo sintomas de pressao no vaso....jalhe mudei a tampa e continua nao com tanta força mas acumula pressao....tambem ja sao 250 mil o melhor e mesmo mudar a junta nao??
 
O co2 com a água forma ácido carbonico e torna o liquido ácido, isso detecta-se facilmente medindo o pH do liquido, é bastante fiavel este método.
ph neutro = 7
ph ácido < 7
ph base > 7
então se tiver um ph = 6,9 que é ph ácido, a junta está a deixar passar compressão? ou terá de ter um ph abaixo de um certo valor?
cumps

a minha tambem anda maluca com o mesmo sintomas de pressao no vaso....jalhe mudei a tampa e continua nao com tanta força mas acumula pressao....tambem ja sao 250 mil o melhor e mesmo mudar a junta nao??
muda a junta se tiveres a certeza que passa compressão pela junta, senão é dinheiro e trabalho para o lixo
cumps
 
Last edited:
o termostato abre e fecha constantemente amigo, senao nao conseguia manter a temperatura da agua perto dos 90 graus. a ventoinha dispara porque como o carro nao se movimenta, a agua aquece, chegando perto dos 100 graus a ventoinha dispara, logo nao tem nada a ver com a agua castanha. se o carro esta ao relantim e dizes que vez bolhas de a sair pelo vaso significa que esta a passar compressao. pouca ou muito passa. eu andei uns tempos com a junta assim, a passar pouca. ate um dia que cedeu mesmo. dessa vez jogou a agua toda fora, mas nao deixei aquecer ate acender a luz. foi so tirar a cabeça fora aqui á porta de casa, passar lixa de agua na cabeça e no bloco e montar com junta nova da victor reinz e pernos novos tambem, ja anda desde ai á mais de um ano e com carga. nao deixes isso avançar ou apanhar aquecimentos. so faz é mal.
 
o meu 6k tbm anda assim.... sai agua do reservatório e hoje quando vi a temperatura estava nos 104 graus nao e normal pois nao?? depois baixou anda entre os 94 100 e normal?? quando me estico ela sobe logo pos 100
 
o meu também andava com a agua a aparecer castanha e ao levar a um mecanico descobri que o antigo dono andou muito tempo com agua oque fez corroer a cabeça e mais um tubo algures. cabeça reteficada tubo novo junta nova. resultado: impec!!
 
ph neutro = 7
ph ácido < 7
ph base > 7
então se tiver um ph = 6,9 que é ph ácido, a junta está a deixar passar compressão? ou terá de ter um ph abaixo de um certo valor?
cumps


muda a junta se tiveres a certeza que passa compressão pela junta, senão é dinheiro e trabalho para o lixo
cumps

Então e no caso de o anti-congelante ter coloração?

Fui agora medir o pH do meu líquido, anda entre os 7/7,5. Não dá pra saber ao certo porque é através de escala de cores.

No entanto, penso que este método se for verdade, os valores de pH do líquido, no caso de ter a junta queimada, devem baixar para valores baixos (ácido).
 
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