tdi reprogramado, fumo mais claro

boas..
um tdi de 110cv com repro
o fumo que saí nao é akele fumo escuro negro, é mais claro meio acinzentado...
alguem tem explicação para isto?

abraço
 
pode ser pressao a mais no turbo....mas a informação é escassa....
..aconteceu so depois da repro?...ouves algum barulho esquisito na zona d turbo?....abraço
 
ya, ficou assim com a electronica...
o turbo ta impecavel, nao se ouve nada de anormal, pk perguntas?
 
esse "meio acinzentado" é muito relativo....pode nao ser nada de mais...pode ser pressao a mais no turbo e combustao desiquilibrada por excesso de ar...

pode nem ser nada:)
 
tipo com o carro ao relanti, com o carro quente, acelarando a fundo e tirando o pé o fumo saí assim...
 
nao parece ser nada de mal....podes estar tranquilo....por vezes, com repros mal feitas, os turbos ficam com pressoes acentuadas, conduzindo ao seu desgaste, e de facto, qd assim é, o fumo claro abunda....se é qd aceleras, é normal, pois o carro esta sob carga, e é normal q assim seja..
 
ya, a puxar está a fazer excesso de pressão...
tanto é que se forçar mesmo ouve se o turbo a gemer estando descompensado, muito ar de um lado e pressao, pouco gasoleo do outro
 
ya, a puxar está a fazer excesso de pressão...
tanto é que se forçar mesmo ouve se o turbo a gemer estando descompensado, muito ar de um lado e pressao, pouco gasoleo do outro

é normal q ouças o turbo,....mas se assim é, deverias equilibrar essa repro, pois será mesmo preferivel q , ao estar descompensada, seja por excesso de gasóleo...se isso se verificar, pode conduzir ao desgaste acelerado do turbo....ja agora, fizeste repro, tens chip, ou box de potência?
 
esse "meio acinzentado" é muito relativo....pode nao ser nada de mais...pode ser pressao a mais no turbo e combustao desiquilibrada por excesso de ar...

pode nem ser nada:)


Excesso de ar:rir:
Bem k eu saiba a relação AFR quanto mais rica em ar menos fumo faz, e não fumo cinzento!!!
Ha e tb deconhecia a particularidade de saber as pressões do turbo através do ouvido:ideia:
 
Excesso de ar:rir:
Bem k eu saiba a relação AFR quanto mais rica em ar menos fumo faz, e não fumo cinzento!!!
Ha e tb deconhecia a particularidade de saber as pressões do turbo através do ouvido:ideia:

Ninguem disse saber da pressao so por ouvido....apenas os turbos qd estao a dar o berro nota-se bem "pelo ouvido"...

quanto a mistura, quanto mais ar tiver, menos fumo faz....até ai estou de acordo....mas nao pode haver descompensaçoes....entao esta a querer dizer q se a relaçao estiver equilibrada e nao fizer fumo, tem os mesmos sintomas de q se houver defice de gasóleo e excesso de ar.....ou seja:

- relaçao equilibrada= fumo inexistente;
- relaçao descompensada( excesso de ar e defice de gasoleo)= fumo inexistente....

será igual?

...sei apenas q um Corsa CDTi de um colega meu saiu de uma repro em espanha a fazer fumo claro, e passados 2000km partiu o turbo por excesso de pressao...claro k o fumo claro, nao seria so do excesso de pressao d turbo, mas tambem d defice de gasoleo....parece-me loico

fiz-lhe a repro desde ai, e é certo q faz um pouco de fumo preto a puxar....mas esta muito melhor em andamento e ja vai com 45 000km e sem problemas...
 
Ninguem disse saber da pressao so por ouvido....apenas os turbos qd estao a dar o berro nota-se bem "pelo ouvido"...

quanto a mistura, quanto mais ar tiver, menos fumo faz....até ai estou de acordo....mas nao pode haver descompensaçoes....entao esta a querer dizer q se a relaçao estiver equilibrada e nao fizer fumo, tem os mesmos sintomas de q se houver defice de gasóleo e excesso de ar.....ou seja:

- relaçao equilibrada= fumo inexistente;
- relaçao descompensada( excesso de ar e defice de gasoleo)= fumo inexistente....

será igual?

...sei apenas q um Corsa CDTi de um colega meu saiu de uma repro em espanha a fazer fumo claro, e passados 2000km partiu o turbo por excesso de pressao...claro k o fumo claro, nao seria so do excesso de pressao d turbo, mas tambem d defice de gasoleo....parece-me loico

fiz-lhe a repro desde ai, e é certo q faz um pouco de fumo preto a puxar....mas esta muito melhor em andamento e ja vai com 45 000km e sem problemas...

Ao fazer a repro ja se tem logo uma noção de o fumo que o carro vai fazer e para isso calcula-se a lambda...
Com os debitos de gasoleo de origem sem que a geometria seja mexida dificilmente vai conseguir mais pressão!!!
Se você teve acesso a tal repro então sabe dizer concretamente se realmente a relação de gasoleo?
 
o k me tinha apercebido, foi k o reprogramador espanhol, acentuou a pressao do turbo sem ter mexido praticamente nada na relação do gasoleo...

conheciido k é o motor 1.3cdti do Opel, o ideal sera obter potência sem exigir em demasia do turbo, pois é certo k nao aguentam grandes pressoes 8logo o aumento de carga sera reduzido)...trata-se entao de optimizar outro tipos de parametros (debito de gasoleo, tempos de injecçao, etc ) juntamente com a pequena margem q o turbo permite, pois a fiabilidade deve ser sempre considerada...

por esta razao, é q aparecia algum fumo negro em carga alta, pois, devido a estas alteraçoes, a certas rotaçoes, falta caudal de ar ao turbo para compensar a maior injecçao de gasoleo, sem k kisso seja grave....

posso dizer q ficou bem mais agradavel, alem de mais fiavel....claro k se a carga for menor, os efeitos do fumo sao menos visiveis, indo de encontro a tal relaçao equilibrada que referiu e muito bem...;)
 
Concordo consigo nesse motor tem-se de trabalhar a injectção mas sempre atento as pressões e aos desvios...

Em relação ao fumo claro devido ao excesso de ar desconheço, mas os mais entendidos que digam algo...

O fumo branco que conheço são os segmentos "rotos:redcard:"
 
sim amigo...os sementos rotos tambem contribuem para esse sintoma,,,,mas eu pus essa hipotese de lado, ja k o nosso user afirmou k o fumo só apareceu depois da repro, pelo k seria demasiada coincidência (apesar do k akilo k diz ser correctissimo)...

o fumo branco por excesso de pressao pode ocorrer sim, principalmente em carros turbo diesel que trabalhem com pressoes elevadas (casos dos tdi, cdti, jtd, etc,,,)., pelas razoes q ja referi...

mas atenção, k eu tambem afirmo isto depois do k vi naquele Corsa (quem fez akela repro devia ir preso...lol), pois eu tambem pensava q o fumo branco apenas adviria dos segmentos ou da junta da culassa...mas nao....

mas pelo k diz o nosso user, no caso dele parece-me normal, ainda que isso da "cor cinzenta" parece subjectivo....so vendo....

"rufia tdi", agradeço as suas consideraçoes....;) abraço
 
Back
Top