temperatura do oleo gttdi!?

Pessoa aproveitando o topico: O meu 6k2 desde á uns tempos reparo que o oleo anda sempre mt quente. tipo numa fila de transito facilmente chega aos 100graus...basta puxar um bocado que 110, 120graus. Já foi trocado o oleo, como sempre por ESSO 10w40, filtro de oleo mahle, termoestato novo, sensor de temperatura de oleo novo e está igual. sugestoes? O premutador custa cerca de 50euros e não queria partir já por aí mas....


Há, o carro conta com 270mil...bomba de agua nunca levou, pelo menos nos ultimos 190mil klm's. com o vag com ligado a temperatura da agua anda entre os 85 e 94graus. nunca passa disso, mesmo com o oleo a chegar aos 120graus.
 
Last edited:
e esta de origem? e puxar de noite ou de dia? eu noto muita diferença das estaçoes frias para as estaçoes kentes..... kuando tava frio, pegava no carro a tarde depoix de sair do trabalho, tava ali com ele 5min +/- a trabalhar ao relantin, vinha para casa e o ponteiro da temepratura tando do oleo como da agua nem aos 60graus chegavam. hoje por exemplo, sai do trabalho,tive os tais 5min, kuando cheguei a casa ja a agua vinha kuase nos 90º e o oleo nos 70º, isto sempre sem fazer mais de 2mil rpm. faz muita diferença, é normal k o oleo akeça muito mais.

eu ja cheguei a conclusao k é um bocado psicologico, se um gajo tivesse outro carro, sem ter estes manometros da temperatura do oleo, se calhar nem se lembrava k poderia tar a estas temperaturas e se calhar andava ai muito mais a puxar por ele:twisted:

cumprs
 
eu de meomento meti radiador novo bomba de agua nova e ando sem termostato e a temperatua do oleo anda mais baixa de que quando andava com termostato


mas com termostato o maximo que subiu foi 106 graus na AE viana do castelo / ponte de lima nuca passou abaixo dos 140 Kmh a media era 160kmh

ja fiz uma viagem ao gerês no ano passado 300KM muitas vezes sempre a subir e o oleo andou sempre no sitio nunca passou dos 100º c isto com termostato

velocidades entre 60/80 kmh

Pois man! o Termostato e mesmo pro carro andar mais quente!

esses motores gostam de andar quentinhos como a bitches! lol
esse motores a são estão no pico de rendimento se andarem a 90graus!

muito menos que isso aumenta o desgaste do motor e aumenta o consumo do gasóleo!




vo tirar o termostato

Epah tira ate resolveres o problema! Mas isso não e solução!
Não convém andar sem termostato por estes motores foram feitos para andar a 90º, andar com estes motores frios muito tempo, aumenta o desgaste, e nota se no consumo do gasóleo!

Tens VAG COM!? Verifica se a bomba injectora esta no ponto, visto terem que dado uma grande reparação no motor, podem ter deixado a bomba injectora ligeiramente fora de ponto, e pode ser isso que cause o aquecimento em auto estrada.
Já vi malta que aconteceu isso!

Mas a cabeça é a mesma de origem!? Só a rectificaram!?

È que pode dar um caso de meterem outra cabeça um pouco mais baixa e e carro aquecer muito em altas!(tbm já vi acontecer)

Mas acho que tbm devias ir ter com o mecânico que te te fez a reparação, e falar sobre isso!

boas , relativamente a temperatura de agua, nao tenho nenhum problema com ventilaçao, tudo a trabalhar certinho, sem pressao no circuito nadinha, so que quando ligo o vag com com o ponteiro a meio, a temperatura da agua da-me 120 graus, ja mudei o sensor no circuito, acho que é o g52,mesmo com a temperatura a marcar os supostos 120 graus, eu vou ao reservatorio, e abro o tampao na boa, mesmo sem pressao, epa será que é normal? será que a ecu esta a ler mal a informaçao?, ja medi a tençao dos fios do sensor, ta tudo bém...na quadrante marca tudo certinho, nao passa dos 90 graus, e esta a disparar a ventoinha muito bem, nem xega a ligar a 2º velocidade...que se passará? pela logica se a ecu esta a ler estes valores, estarei a perder potencia certo?

E man! acho que isso é comum! acho que há prai mais malta com esse prob!
por acaso no meu nao sei, que eu nao tenho vag com!
O teu carro tem repro?
 
Last edited:
ja gora pessoal como posso confirmar com o VAG-COM a temperatura do OLEO em 6k2???
isto porque eu tenho o monometro IGR mas a sonda e a de origem do carro e pode não tar a medir bem e eu gostava de confirmar isso, e como tenho vag com se desse para ver la ja comparava.
 
P

E man! acho que isso é comum! acho que há prai mais malta com esse prob!
por acaso no meu nao sei, que eu nao tenho vag com!
O teu carro tem repro?

sim tem repro...epa eu nao acredito que a temperatura da agua anda nesses valores, será normal? eu axo um bocadito alto..

abraços
 
ja gora pessoal como posso confirmar com o VAG-COM a temperatura do OLEO em 6k2???
isto porque eu tenho o monometro IGR mas a sonda e a de origem do carro e pode não tar a medir bem e eu gostava de confirmar isso, e como tenho vag com se desse para ver la ja comparava.

eu gostava tb de saber isso... pk tenho um manometro de temp sem sonda da IGR novo e se desse montava lá...

Abraço
 
sim ja falei, pelo que me foi informado é erro da ecu...mas tar a mudar a ecu por causa disso, será que existe problema de andar assim com a ecu a ler estes valores?
cumps

Sinceramente acho que não te deves ralar muito com isso!

Mas vai a um electricista ou electrónico automóvel, e pede lhe para ver isso!

As vezes pode ser uma merdice, tipo uma soldadura lixada, ou alguma coisa que não esteja a fazer massa como deve ser!
Convém e ser um bom electricista ou electrónico, não convém meteres ai nas mãos de um sapateiro qualquer! (Tipo o gajo que repara televisoes!)lol :p
 
Epah tira ate resolveres o problema! Mas isso não e solução!
Não convém andar sem termostato por estes motores foram feitos para andar a 90º, andar com estes motores frios muito tempo, aumenta o desgaste, e nota se no consumo do gasóleo!

Tens VAG COM!? Verifica se a bomba injectora esta no ponto, visto terem que dado uma grande reparação no motor, podem ter deixado a bomba injectora ligeiramente fora de ponto, e pode ser isso que cause o aquecimento em auto estrada.
Já vi malta que aconteceu isso!

Mas a cabeça é a mesma de origem!? Só a rectificaram!?

È que pode dar um caso de meterem outra cabeça um pouco mais baixa e e carro aquecer muito em altas!(tbm já vi acontecer)

Mas acho que tbm devias ir ter com o mecânico que te te fez a reparação, e falar sobre isso!


o trabalho foi feito por mim, o motor foi para o rectificador, a cabeca e a mesma, foi rectificada e faceada e o bloco tambem. verifikei tudo, nao tenho problema nenhum mecanico, a bomba ela ja estava adiantada, no vag no grafico onde se ve o ponto da bomba, seleciono la o meu motor e fica entre a linha do meio e a linha de cima, ou seja ta adiantada, fika no meio das 2 linha de cima. tera algo a ver?
 
Epah tira ate resolveres o problema! Mas isso não e solução!
Não convém andar sem termostato por estes motores foram feitos para andar a 90º, andar com estes motores frios muito tempo, aumenta o desgaste, e nota se no consumo do gasóleo!

Tens VAG COM!? Verifica se a bomba injectora esta no ponto, visto terem que dado uma grande reparação no motor, podem ter deixado a bomba injectora ligeiramente fora de ponto, e pode ser isso que cause o aquecimento em auto estrada.
Já vi malta que aconteceu isso!

Mas a cabeça é a mesma de origem!? Só a rectificaram!?

È que pode dar um caso de meterem outra cabeça um pouco mais baixa e e carro aquecer muito em altas!(tbm já vi acontecer)

Mas acho que tbm devias ir ter com o mecânico que te te fez a reparação, e falar sobre isso!


o trabalho foi feito por mim, o motor foi para o rectificador, a cabeca e a mesma, foi rectificada e faceada e o bloco tambem. verifikei tudo, nao tenho problema nenhum mecanico, a bomba ela ja estava adiantada, no vag no grafico onde se ve o ponto da bomba, seleciono la o meu motor e fica entre a linha do meio e a linha de cima, ou seja ta adiantada, fika no meio das 2 linha de cima. tera algo a ver?

Foi como te disse! Eu já vi malta que tinha o mesmo problema de aquecimento excessivo quando ia em auto estrada, e era esse o problema, bomba fora de ponto!
É experimentares por a bomba no ponto e veres se o problema continua ou não! até porque convém o fazeres!
isso acho que dá para ajustar electronicamente, mas eu de Vag Com não percebo nada!
Os entendidos que se cheguem a frente...:p

Foste tu que trocas te os pistons e os segmentos etc!?
 
Last edited:
sim fui. e de vag tambem sei pouco, mas para por no ponto penso que tenho k desapertar a poli da bomba e rodar nao e?
 
foi como te disse! Eu acho que dá para ajustar electronicamente com o vag com! mas eu de vag com não percebo nd!
Mete um topico novo no forum a perguntar como se mete a bomba no ponto!
Ou pergunta ao blueboy, que acho que ele e pro!

Fogo man mudas te isso tudo sozinho!ès mecanico!? ou curioso como eu!? lolol

abraço
 
foi como te disse! Eu acho que dá para ajustar electronicamente com o vag com! mas eu de vag com não percebo nd!
Mete um topico novo no forum a perguntar como se mete a bomba no ponto!
Ou pergunta ao blueboy, que acho que ele e pro!

Fogo man mudas te isso tudo sozinho!ès mecanico!? ou curioso como eu!? lolol

abraço

sou so curioso! mas foi com ajuda.
 
Pois páh e como eu, sou um curioso! Tou a tirar engenharia de maquinas, a teoria até a sei, mas depois falta a pratica, e enfiar as mãos assim no mel e obra!
Eu essas reparações mais elaboradas ainda tenho algum receio de as fazer! Mas quando tiver duvidas já sei a quem perguntar! ehehe ;)

Já conseguis te por a bomba injectora no ponto certo!?
 
O LIMITE do bom funcionamento do oleo onde existe boa relaçao entre lubrificaçao\oxidaçao sao 120ºC,claro que isto varia de lubrificante para lubrificante, mas em norma, a oxidaçao do oleo começa apartir dos 100ºC e duplica a cada +10ºC, e entre os 130ºC-150ºC as moleculas de oleo começam-se a separar, isto e destruir!

Para mim, pelo que sei, temperaturas optimas de trabalho 90º-110º

Resposta noutro fórum (club golf) após pequena pesquisa na net.

Espero contribuir para o debate.

Cumps
jtdi
 
Pois páh e como eu, sou um curioso! Tou a tirar engenharia de maquinas, a teoria até a sei, mas depois falta a pratica, e enfiar as mãos assim no mel e obra!
Eu essas reparações mais elaboradas ainda tenho algum receio de as fazer! Mas quando tiver duvidas já sei a quem perguntar! ehehe ;)

Já conseguis te por a bomba injectora no ponto certo!?

ainda nao tive tempo, akilo vai demorar um dia todo. epah mas tou a pensar deixar a bomba adiantada e kuando puder vou investir num radiador de oleo com termo.
 
vou ter que tirar o termostato, acho que fodi o turbo hoje, fiz prai 40km kuase a fundo com o oleo nos 120ºc, o turbo comecou a assobiar bue, e agora quando o oleo passa dos 100ºc e um assobio bue grande, a desligar ouve um arranhar, penso que seja as pas do turbo, e agora comecou a mamar oleo e nao pode ser do motor, ja ta a passar bue oleo para os tubos do IC, a egr foi limpa a pouco tempo e ta desligada e e so oleo a escorrer por akele respiradouro redondo que a egr tem. que acham?
 
tira o tubo da admissao no turbo, se tiver cheio de oleo ja sabes a resposta. a mim aconteçeu-m a duas semanas, começou a fazer passagem de oleo pa compressora.

o carro nao te anda a fumar?

mas o problema nao é o termóstato amigo.... se gostas de andar muito tempo a fundo, apesar de n te aconçelhar a fazer isso, convem meteres um radeador de oleo
 
Back
Top