A partir de dia 24, há duas novas modalidades de pagamento para veículos com matrícula estrangeira.
Um comunicado do ministério das Obras Públicas refere que, a partir de sexta-feira, dia 24, entram em vigor «modalidades de pagamento simplificadas sem necessidade de utilizar um dispositivo electrónico e recorrendo apenas à matrícula do veículo».
Passam assim a estar disponíveis a modalidade de pré-carregamento válido por cinco dias úteis e a de pré-carregamento válido apenas para o percurso de ida e volta para o Aeroporto do Porto (via A28 ou via A41).
Os condutores podem aderir a estas duas novas modalidades a partir de quinta-feira, através da página dos CTT na Internet, indicando a matrícula do veículo e utilizando um cartão de crédito no qual são debitados um pré-carregamento mínimo de 10 euros (para veículos ligeiros) e de 20 euros (para veículos pesados), ou o equivalente ao trajecto específico seleccionado, e respectivos custos administrativos.
O ministério refere que, «progressivamente, esta solução estará também disponível no Aeroporto do Porto e aos balcões das áreas de serviço das autoestradas, com pagamento a dinheiro».
A portaria, já publicada em Diário da República, permite também que os condutores façam pré-carregamentos mínimos obrigatórios dos dispositivos alugados de 10 euros (no caso dos veículos ligeiros) e de 20 euros (no caso de veículos pesados).