surferboy disse:
E para arrematar o sr claramente tem pensamento anti F.S , o Sr. por acaso faz ideia do desgaste psicológico te que um agente tem no seu dia de trabalho, o Sr. sabe o risco que um agente corre no seu dia de trabalho? O Sr. sabe o tipo de horário que o agente tem de fazer no seu dia de trabalho? O senhor sabe quantos agentes sofrem ameaças por terem ripado fulano ou sicrano? O Sr. sabe a quantidade de agentes que tem de ser transferido de esquadra por a sua vida estar em perigo por causa de ter efetuado uma detenção dum gaijo que fez Mer*** e está cá fora pronto a mandar o agente para o gadelho?? O Sr. faz ideia da quantidade de agentes que se suicidam por efeitos colaterais do seu trabalho?? O sr faz ideia das famílias dos agentes que sofrem ameaças só porque o marido ou pai está a cumprir o seu dever. O Sr. faz ideia da quantidade de agentes que foram mortos no cumprimento do seu dever? O sr faz ideia a quantidade de agente que representa o nosso país alem fronteiras?? O Sr. faz ideia do que é ter vontade de fazer mais e não poder porque simplesmente não deixam. O sr faz ideia do que é ter de viver constantemente com escumalha? Ter de lidar com ela e ainda por cima ter de a tratar com carinho?? POR ACASO O SENHOR FAZ IDEIA O QUE É SER UM AGENTE DA AUTORIDADE??? Tenho quase a certeza que não, a única coisa que o senhor sabe fazer é denegrir como muitos outros o bom nome e a coragem dos homens que vestem as fardas e isso é triste, e isso demonstra o que a nossa sociedade é.
E uma vez que o senhor fala em percentagem eu lamento informar mas não concordo com 99% do que disse aqui neste post…
Disse…
Permita-me discordar e esclarecer uma potencial dúvida criada pelo meu post anterior.
Não sou de maneira alguma anti Forças de Segurança nem me enquadro sequer de alguma maneira no quadro dos “inteligentes” que pensam que podem e fazem tudo às escuras da Lei e dos Agentes da Autoridade.
Sim sei perfeitamente qual o desgaste psicológico a que um agente está sujeito e na maioria das vezes tal desgaste reflete-se na vida quotidiana e pessoal do agente, criando situações complexas e intricadas na vida da sua família que por sua vez leva á rutura dos laços familiares existentes.
Quanto ao horário, sim sei que também são horários complexos, mas tal como são por exemplo os dos médicos ao qual se assemelham muito (turnos de 24h consecutivas, folgas em que têm de trabalhar).
Sim sei quantos agentes sofrem as chamadas represálias não tão só para o próprio mas também como para a família, mas isso já acontece com praticamente todos os cidadãos hoje em dia, não podemos generalizar. Se estão mais propensos a que tal aconteça, sim sem dúvida, isto porque as Forças de Segurança ainda continuam a ser vistos como “alvos a abater”.
Morte por efeitos colaterais são existentes em todas as profissões, não podemos deixar que isso seja mais um “qui pro quo” porque a decisão é tomada pelo cidadão conscientemente aquando da sua integração/formação para Agente da Autoridade. Se assim não for certamente durante o Curso que o cidadão é constantemente alertado para os perigos inerentes á sua futura profissão.
Mas isso já somos todos nós respetivamente nos nossos trabalhos, todos nós de uma maneira ou de outra estamos sujeitos a perigos que nos podem levar ou não á Morte.
Quantos agentes são mortos no cumprimento do seu dever, provavelmente muitos e até demais e permita-me desde já deixar os meus respeitosos sentimentos a todos aqueles que perderam a vida em dever da sua função, não só as Forças de segurança como a todos os militares que defendem Portugal em missão por esse Mundo inteiro.
Se não fazem mais porque não podem, porque é que quando o Sindicato dos Profissionais da Polícia faz ações de mobilização no intuito de melhorarem a qualidade de vida dos profissionais que praticam esta profissão, não se vê a união entre os Agentes? Porque é que um colega que está precisamente na mesma situação não mostra o seu apoio ao colega que está na mobilização/manifestação por exemplo?
Viver com escumalha? Infelizmente e na sociedade de hoje em dia cada vez mais não só as Forças de Segurança têm que lidar com esse género de pessoas, mas também a população em geral também cada vez mais se tem que precaver quando sai á rua.
Sim sei o que é ser e conviver e viver com um Agente da Autoridade, sei o stress que é quando se chega a casa e ter que “limpar” a cabeça de todos os problemas do dia-a-dia, sei o que é chegar ao fim de um turno e dar graças a Deus por ter sobrevivido mais um dia, sem ter deixado ninguém viúvo ou órfão.
Sei o que custa levantar todos os dias e pensar que esse poderá ser o último dia de Vida.
Não quero nem faço de maneira alguma depreciação sobre quem enverga uma farda no quotidiano em função do cumprimento e o zelamento das Leis em Portugal.
Só quero deixar com isto uma nota.
Se a legislação não for adequada e for incisiva nos procedimentos a efetuar em qualquer situação, quem irá sofrer nas mãos dos “inteligentes” será sempre o Agente da Autoridade.
Se a formação de Profissionais de Polícia não for adequada e incisiva nos procedimentos a adotar em qualquer situação, quem irá sofrer nas mãos dos “inteligentes” será sempre o Agente da Autoridade.
E por último e sabendo que temos um nível medíocre de políticos a governar este País através de Leis que afetam á partida as Forças de Segurança e fazem com que a “escumalha” se aproveite disso, porque é que as Forças de Segurança não fazem algo para melhorarem esta situação?
Rendem-se ao óbvio, á insignificância, como muitos políticos através das Leis estão a tentar fazer passar criando estereótipos?
Talvez com um bocado de entre ajuda entre os Agentes se chegaria a bom porto com certas e determinadas situações.
Por último com estas ações também a população ficaria mais segura e esclarecida e a “escumalha” pensava duas vezes em vez de tentar fazer alguma coisa.
Continuo a dizer que é a minha simples opinião como cidadão estando consciente que poderei não ter total conhecimento de causa sobre determinadas situações, mas tal como lhe digo é apenas um ponto de vista no qual tem todo o direito de refutar e já agora esclarecer.
Obrigado.