Boas cunhami, desde já obrigado por tentares esclarecer por aqui o pessoal (acredito que às vezes seja difícil com algumas bocas, mas às vezes o pessoal tem dificuldade em distinguir bons de maus profissionais).
Aproveitava para tirar uma dúvida, caso me saibas/possas esclarecer em relação às barras AA. Peço-te a tua opinião profissional e não pessoal, isto pelo facto de que, acredito, se visses uma barra AA da seat num ibiza não irias colocar problema (numa situação normal).
Então passa-se a seguinte situação:
Pessoal tem barra AA oficial da seat para o modelo (pode ser comprado como um extra, tal como um ar condicionado/velocidades automáticas, etc) e, como tal, não é necessário essa informação estar no livrete.
Mesmo assim, para evitar problemas, tenho uma factura de compra da peça na seat, tenho uma factura de montagem na seat e uma declaração da seat portugal a declarar que a peça é oficial, para o carro em questão (com número de factura da peça e chassi do carro onde está montado) garantindo que em nada afecta o bom funcionamento do carro.
Pergunto aos fiscais dos centros de inspecção sobre o assunto pelo que me dizem que seja que barra for, original ou não, não é suposto vir no livrete (não serve para esse tipo de peças) e, além disso, uma das leis nas inspecções (do imtt) é que um carro com qualquer barra AA frontal superior (da marca ou não) fica aprovado na inspecção.
No entanto correu uma circular por várias esquadras (um alferes amigo contou-me) que dizia, especificamente relativo a barras AA, "em caso de dúvida enviar para inspecção B".
Questões:
- Em caso de dúvida, numa coisa tão banal, não se deve deixar passar? Não é uma questão de "será que é droga" ou "será que aquela arma é verdadeira e não de airsoft" em que se deve tomar medidas preventivas. Ou seja, somos culpados por razão das dúvidas.
- Se, segundo as regras das inspecções no IMTT, um carro é aprovado com qualquer barra AA então porque, por essa razão, enviam tantos para insp B?
- Mesmo que na insp B aprovem o carro (pois é legal) devolvem o dinheiro da multa (os 250€). Mas é possível pedir o dinheiro que pagamos pela insp B? E pelo dia que tivemos de meter de férias para poder ir a insp B? (já nem estou a falar de outras coisas como o tempo sem documentos e outras chatices).
- Consideras (agora pessoalmente) que esta medida não é especificamente caça à multa, dado que, segundo os peritos, é legal? (já houveram relatos de Op Stop em que pedem, especificamente, para verem se tem barra AA).
Obviamente estou a tentar perceber isto do ponto de vista legal pois sei que há bons e maus profissionais em todos os lados mas é apenas para tentarmos perceber efectivamente como funcionam as coisas nesta situação.
Não sei se viste mas já por cá colocaram um link para um fórum da GNR em que um agente perguntava que tipo de atitude tinham os colegas perante barras AA. Uns 80% diziam que, se tudo estivesse normal no resto não pegavam com isso pois, efectivamente, é uma peça que só trás benefícios. No entanto, haviam uns 20%, incluindo um específico que dizia: "não quero saber, tem barra AA envio logo para insp B +250€ e, se ele quiser, que prove que é legal" sem haver qualquer tipo de tentativa de sequer perceber o conceito, para que serve, qual o objectivo.
São destas situações que se vai tendo receio, de apanhar um agente assim (obviamente estou a falar em situações em que somos pessoas normais e não daqueles que se armam em finos e que sabem tudo das leis, etc) em que apenas tendo uma barra AA nos arriscamos, sem fundamento lógico/técnico nenhum (a própria circular dizia, ou pelo menos, na explicação da circular "faz com que o condutor sinta uma falta sensação de segurança" o que não faz qualquer sentido, qualquer pessoa sabe os benefícios que a barra trás, por exemplo, no teste do alce em que previne capotar) a levar uma multa, ficar sem documentos, perder dias de trabalho, ter de andar a passar noites ao relento no imtt (pelo menos do porto, para ser atendido, é preciso ir para a fila na noite anterior e passar a noite na rua) para provar que é legal.
Obrigado, desde já, pela atenção e opinião..