amigos.. estou em frança ha 3 meses, domino a lingua, a escrita nao é muito boa por causa das internets ahaha.. ja nem o portugues as vezes sai bem muito menos o frances..
estou alojado em paris, tenho a sorte de ter ca a maioria da minha familia! 3 irmas da minha mae vivem aqui em franca ha mais de 20 anos.. todas teem casa propria seus empregos e maridos empregados
Desde pequeno que sempre venho a paris de ferias, ou os meus muitos primos iam a portugal.. por isso desde os 12 anos mais ou menos falo bem o frances..
o motivo da minha vinda foi porque estava a fazer o curso de engenharia informatica e como o curso tornou-se muito dificil para mi.. e eu nao estava com motivacao necessariara para o terminar e tar a pagar propinas, comida, deslocacoes para nada.. decidi emigrar..
sem estudos em portugal nao ha hipotesse nenhuma para ter sucesso profissional nos dias que correm.. cheguei aqui a paris inscrevi-me no pole emploi = centro de emprego.. fazem-nos uma entrevista pa saber as nossas habilitacoes o que queremos fazer e quando houver trabalho para o que queremos se estivermos habilitados contactam-nos..
no meu caso como nao encontrei trabalho interessante (sem ser obra ou limpezas (sem menosprezo por estes empregos) ) no que eu queria.. inscrevi-me na mission locale = e genero de centro de emprego mas para formacoes profissionais (NOTA MISSION LOCALE APENAS PARA MENOS DE 26 ANOS).. para quem ja trabalhou 8h em pelo menos 3 meses.. recebe 650€ por mes e tem passe pago.. para quem nunca trabalhou recebe 400€ (mais de 21 anos) , 300€ (menos de 21 anos) e tem passe pago.. repito a mission locale é apenas para jovens com menos de 26 anos.. que queiram fazer uma formacao por exemplo de mecanico.. faz a formacao e recebe os apoios e tem um diploma..
mas para fazer as formacoes e preciso falar a lingua.. e escrever... eu como nao escrevo bem, tou numa formacao de lingua e projecto profissional.. como trabalhei em portugal recebo 650€ e pagam-me o passe.. o meu horario é das 9h as 16h30.. menos sextas que sai-se as 15h30.. sao 35h semanais.. ha dias em que nao aulas de manha.. outros que nao ha aulas a tarde mas generalmente ha aulas o dia todo!!
a vida é mais cara.. para quem gosta de comer, beber fora, cinema.. enfim tudo o que seja fora de casa...
mas se formos ao carrefour ou as feiras.. é igual os preços, algumas coisas mais caras outras mais baratas.. mas generalmente nas compras que fazemos nos supermercados os preços equivalem-se..
impostos sao muitos mais que se pagam.. mas as condicoes sao melhores, em termos de hospitais, estradas, condicoes de alojamento (conforto termico
) etc..
carros muito mais baratos... em media vê-se m6 por volta de 35 mil euros... leon pd150 entre 6 e 8mil euros.. serie 3 coupe 335d kit m 25 mil.. mas os seguros sao mais caros.. as inspecoes nao embirram
a policia pelo que vejo nao embirra muito com peliculas a frente e esse tipo de coisas.. pelo menos onde moro a maioria dos jovens teem pelicula em todos os vidros menos no parabrisas frontal e a policia nao os para...
policia.. vê-se de 3 em 3 minutos..
basicamente nao sei o que nao disse.. mas é uma cidade linda para passear.. MAS PORTUGAL SÓ HÁ UM... e se calhar valorizamos mais quando aí nao estamos!!
transito aqui é caotico.. os transportes sao bons, mas esta cidade tem uma populacao enorme as vezes e complicado ir desconfortavel nos transportes por estarem muito cheios sobretudo para quem esta muito habituado a andar apenas de carro..
as horas de trabalho para o ordenado minimo sao.. 35h para 1300 brutos... digamos que é 1000€ por mes..