Troca de astra gtc 150cv por ibiza 6l 130cv - opin

Boas malta.

Venho pedir opiniões sobre trocar o meu opel astra gtc 1.9cdti 150cv por um ibiza 6l 1.9tdi 130cv.



Gosto bastante do astra, do design que tem, com jante 18 de origem, da condução, está bem estimadinho pelo antigo dono, é um carro que tem uns quantos problemas cronicos, tive sorte de o antigo dono ter reparado alguns como o alternador, bimassa e embreagem, motor arranque, depois nas minhas mãos teve que se tirar o colector admissão para tirar as borboletas, e tambem tenho um problema interno supostamente de passagem de gazes escape para o carter, cria muita pressão no carter e manda muito oleo fora pelo respirador da tampa das valvulas em altas rotações, mas nem sempre manda, é quando lhe dá na cabeça, mas ás vezes em apenas 5 km a fundo na auto estrada chega a jogar fora meio litro oleo.

Por outro lado é um carro pesado, 1400kg de tara, tenho repro desde 2012, fiz teste no banco maha e deu 192cv e 424Nm binario.



Mas para estes valores que deu no banco, não parece andar o suficiente na estrada e tambem devido a este problema interno no motor pior ainda, principalmente em altas, dá pouca velocidade de ponta.

Antes do astra eu tinha um golf 4 tdi 110cv, que ficou para o meu pai, tinha repro tambem, e até parece que disparava tão bem como o astra.lol

Mas em termos de qualidade de materiais, interiores, etc, era mais fraco o golf, e outra coisa que notei bastante era a condução, o golf balançava muito nas curvas, não me sentia seguro a curvar, sentia-se muito o vento em velocidades maiores, a direção é mais leve, o astra tem uma direção mais pesada mas precisa, gosto muito mais, e muito mais agarrado á estrada e adorna muito menos nas curvas e não se nota tanto o vento e barulho a velocidades maiores, mas tambem é um carro mais recente de 2006, e o golf é de 2000.

E sempre gostei tambem dos ibizas 6l, e sendo um carro mais leve, e um motor mais fiavel (é o que toda a gente diz), e com apenas 130cv e uma repro passa pelo astra facilmente.

E ando com ideias de dar o astra ao meu pai, e tentar vender o golf ou trocar por um ibiza, o astra é 5 lugares mas não custumo andar com ninguem, por isso até preferia um comercial e dá geito para transportar alguma coisa e cabe mais bagagem quando vou de viagem.

E hoje encontrei este ibiza comercial perto da minha cidade por 6.750€:

http://www.custojusto.pt/faro/comerciais/seat-ibiza-fr-02-12296228

Alguem conhece este ibiza?
Tem poucas fotos, é mais antigo do ano 2002, diz lá FR, mas penso que de 2002 deve ser um sport, tem parachoques do fr ou cupra, não sei diferenciar, diz que tem bancos do vw eos, são em pele, xenon, diz que tem apenas 115mil km, são poucos para o ano do carro, não sei se serão reais.

Telefonei para a pessoa, e disse-me que o carro era dum rapaz novo amigo que não conseguia mais pagar as prestações do credito, e ele ficou com o carro e pagou o resto, diz que o carro teve parado um tempo e era carro mais de fim de semana, diz que levou um toque de pintura, perguntei se tinha alterações e diz que não sabe ao certo mas deve ter reprogramação, e mais de 130cv deve ter.lol

Depois disse logo que podia ir ver o carro.

Que acham do preço?

Seria uma boa troca este ibiza pelo astra?
Em termos de curvar como é o ibiza? O astra assim com a suspenção de origem parece-me bastante bom a curvar, com os controlos tração desligados, piso a fundo em curvas, e vai a patinar mas sempre a fazer a curva e não foge para lado nenhum.

Uma coisa que ja reparei é a fraca qualidade dos interiores do ibiza, aqueles plasticos das portas, não tem nada a ver com o astra.lol

O ibiza gasta é menos combustivel, o astra de origem já gasta bem.
 
Por momentos pensei que ias trocar o teu astra troca a troca por esse ibiza. até me tava a assustar lol

Podes sempre tentar vender o golf e meter mais umas notas para ir buscar um ibiza ou então vender o astra e depois até podes comprar 2 ibizas :D Ou vender o astra e compras um ibiza tdi cupra
 
não a ideia era mesmo dar o astra ao meu pai.

depois ir buscar o ibiza pa mim e tentar vender o golf, um ibiza cupra ja é o dobro do preço deste ibiza comercial, tem poucos kilometros e tá engraçado, mas só experimentando mesmo a ver se gosto da condução e tudo o resto, nunca conduzi nenhum ibiza tdi.
 
Ganda maluco ahah Se vais para um carro comercial procura algo mais recente pq qlq um paga apenas 30€ de iuc, e ja sabes que quanto mais recente mais facil é de estar mais em condiçoes e procura algo em alguém conhecido para que saibas minimamente o historico e que nao vem todo escafiado que ja sabes cmo sao os ibizas... E a fiabilidade é a estima que teve ou nao que a vai fazer.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Um 6l PD130 com repro não passa por um astra 150cv também com repro, como dizes, também depende da repro que tenha o astra e o ibiza, mas um astra 150 com uma repro bem feita fica com um andamento muito bom!
Agora isso vai do teu gosto amigo, eu na minha opinião gosto muito mais de um ibiza do que um astra, mas o astra é um carro bonito, e enquanto ibizas carregados e bonitos vês por ai aos montes, astras não ;)
 
Opinião de quem teve um 6l e tive para trocar por um gtc ou golf vi.
O ibiza só ganha no motor e por ser leve no resto perde em tudo.
Passado uns tempos passate a tesão e vês que fizeste uma má troca,ou se for para carregar há bruto ai sim digo-te que é o melhor carro que encontras a gasoleo.
Eu pessoalmente preferia um golf vi com pd105 metes uns pós e fica no ponto,vai perder por um ibiza por causa do peso mas a perca de potencia não vale os restantes contras do ibiza.
E atenção eu adorava o meu 6l,mas temos que saber ver as coisas como são sem ser fanboys.Basicamente a escolha vai do que tu dás importancia num carro.
 
Eu axo o golf mais carro k o ibiza. E isso de balançar nas curvas é meter uns espaçados e notas bem a diferença.
O astra também é mais pesado daí não balançar tanto. E como é mais recente também não sentes tantos os vento e barulhos.
mas gosto muito das linhas do astra, é um carro bem bonito
 
Last edited:
Astra sem duvida, bastante bonito e com acabamentos bem superiores. Eu nunca trocava um astra por uma ibiza. So se for uma questao de numeros e tinha que valer bem a pena. Se não deixa te estar com o astra.
 
*osgasse! Tens um carro bem bacano, nunca na vida trocava isso por um Ibiza 6L, a não ser que queiras ser o zé do "aço" da zona onde moras e andar sempre à frente de tudo e todos.

Já te vi em outros Fóruns a pedir sugestões (Alfa Romeo Mito QV, esse sim, melhor que o 6L) para a troca do Astra, a minha opinião é:
Resolve os problemas de motor, afina isso, que isso chipado tem obrigação de andar bem, é carro para fazer 190/200cv só de chip e vergar ponteiro nas calmas. É pesado, mas tem qualidade, e é um bom carro, de Astra viaja-se na calma, a conversar e com o CC nos 200 eheh. :lol:

Esta semana fiz uma viagem num Ibiza 6L "130" de quase 300kms, sempre em velocidades entre os 180 e os 220, já ia farto da linha e do barulho do vento, o conforto é zero, sente-se as juntas de dilatação da AE todas, o carro é muito saltitão, depois claro que sabe bem subir súbidas a 210, pisar de 5ª e o carro ter alma (o carro tem mais de 200cv) e chegar ao destino com consumos incríveis para as velocidades praticadas (caixa longa).
 
Last edited:
o astra gtc não é nada confotavel a nivel de suspenção de origem, é bastante duro, sente-se tudo na estrada, detesto passar em buracos e lombas, parece que vai-se partir o tablier.lol
 
o astra gtc não é nada confotavel a nivel de suspenção de origem, é bastante duro, sente-se tudo na estrada, detesto passar em buracos e lombas, parece que vai-se partir o tablier.lol
É certo que o Astra (E a Opel em si) nunca foi conhecido por ser um prodígio de conforto, mas ainda assim longe de um 6L.

Na foto o teu carro parece rebaixado, tens o quê na suspensão? Astra é a mola do OPC ou uma Eibach progressiva e está bom. Eu do que conheço de andar de Astra, o carro é duro, mas não é seco e rijo como o Ibiza, consegue absorver as irregularidades da estrada. O Ibiza nem pensar, é um duro e ao mesmo tempo é seco e rijo, sentes altas pancadas no interior. Eu já passei buracos onde pensei "Foi desta que rebentei o pneu" e o buraco nem é muito grande, o carro é que é um tábua. :D :D

A minha sugestão é meteres esse Astra à maneira, uma suspensão à maneira do OPC, o tal problema interno de motor resolvido, uma afinação no chip, tirares a linha e tens aí um carrito bem à maneira, o teu ainda por cima é preto e com jantes 18" está mesmo du belo!

Não pensem que estou a denegrir o Ibiza, porque adoro o Ibiza e gosto sempre de andar num bom Ibiza, se tiver uns toques então um gajo farta-se de curtir, adoro a facilidade de mexer nestes carros e a "jarda" com que ficam, mas como já experimentei muito carro, chego à conclusão que o Ibiza não passa de um utilitário barato com 10 anos e que pode ser muito rápido, ponto. Dá gozo de condução? Dá. Curva bem? Ehhh :s . Tem bons interiores? É mediamente sólido, chega para o gasto. É um carro ao nível da actualidade? Não. É um carro ao nível de um Astra GTC? Não. Anda que se farta? Sim. Gasta pouco? Sim. É fiável? Sim. E mais ou menos isto, aqui no Fórum é que se lê mta coisa que enfim... :lol:
 
Last edited:
ibiza perdes conforto , carro duro os interiores sao uma ***** .. épah gosto muito de seat's mas nunca mais na vida tenho um .. so tem uma coisa andamento no resto perdes em quase tudo .
 
o astra gtc não é nada confotavel a nivel de suspenção de origem, é bastante duro, sente-se tudo na estrada, detesto passar em buracos e lombas, parece que vai-se partir o tablier.lol

Compra um 6l e depois voltas a vir cá postar lol aposto que vais dizer devolvam-me o astra,então se tiveres jante 17 e sinoblocos cupra como tinha ,god sake dava-me vontade de dar pontapés ás vezes.
Já te dei a minha opinião,eu ia fazer a troca inversa da tua.
E se não fosse a razão euros,eu neste momento tinha era um golf V comercial pd também com uns pós e muito mais qualidade e conforto no carro.
 
sabes que te digo? fazias melhor comer uma peça de fruta.

agora a sério, não troques, até um Golf 4 é melhor que um 6L.

- O ibiza é desconfortavel
- O ibiza não curva
- O ibiza é um carro que chama à atenção das autoridades
- O ibiza é mais bonito que o astra
- O ibiza anda menos que o astra, ambos com chip ( a não ser que o kkk seja macho)
- O ibiza desgasta muito facilmente componentes de suspensão

epá podia continuar..
 
sabes que te digo? fazias melhor comer uma peça de fruta.

agora a sério, não troques, até um Golf 4 é melhor que um 6L.

- O ibiza é desconfortavel
- O ibiza não curva
- O ibiza é um carro que chama à atenção das autoridades
- O ibiza é mais bonito que o astra
- O ibiza anda menos que o astra, ambos com chip ( a não ser que o kkk seja macho)
- O ibiza desgasta muito facilmente componentes de suspensão

epá podia continuar..

Sou da mesma opiniao.
Carrega isso e vais ver que anda bem a mesma ;)

Sent from my CINK FIVE using Tapatalk 2
 
Amigo se fosse a ti deixava-me ficar com o astra as saudades que eu ja tenho do meu o meu era 5 portas 100cv repro soft era so meter gasoleo e andar fez quase 19000km´s e nunca tive problemas tirando o alternador xeguei andar num 150cv com repro e axo que se muito mexia melhor que o meu leon com repro talves por ja ser cr. Ainda hoje me arrependo de nao ter reparado o meu ou comprado um 150.
 
Last edited:
E este cuprazinho já valia bem mais a pena que o astra?lol

Apenas 60mil km, parece estar novo e bem fixe, é de junho/2007, 5 lugares, por um triz não paga o selo mais caro, custa quase 15mil€, está mais caro do que custou o meu astra.lol

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Seat/Ibiza/P7903476/

o 6l cupra foi um carro que sempre gostei, mas 15 mil ?

por mai 5 mil ja compro uma carrinha Mercedes de 2010 por exemplo ....... que ja é outra coisa totalmente diferente

mas isso sou eu a pensar no que eu fazia
 
Back
Top