Troca de bicos de injector em TDI VP37

Pode ja nao ser uma novidade para muitos, mas para alguns é...

O primeiro obstaculo na busca da potencia apos a colocação de chip, alteração de escape e admissão é a propria injecção do gasóleo. A propria injecção, à parte de a sua quantidade ser reduzida :arrow: 51mgR, tambem é deficientemente direccionada para o topo superior do piston, nao conseguindo cobrir a totalidade da sua superfície e isto implica a designação dada aos bicos OEM dos TDI's de bicos pouco eficientes.
Para colmatar esta imprecisão, surgiram algumas ( poucas ) casas com soluções e com garantias de aumento de performance. Destacando-se uma, que é a mais conhecida em meio comercial :arrow: KermaTDI.
Os bicos da Kerma alem de conseguirem um jacto helicoidal perfeito que cobre a totalidade do topo do piston, tambem tem uma grande vantagem em possuir um bico feito de um metal que nao sofre alteraçoes com as variações de temperatura.
E os ganhos estão à vista.
TDI90: O Antao com os bicos sobredimensionados para o modelo de TDI que possui, conseguiu ganhos impressionantes mantendo o restante stock de +-15cv.
TDI110: O njoyastra ( Toledo TDI 110 ) com turbo majorado, repro e bicos sobredimensionados ja roçava nos 170cv, quando os valores normais para este modelo sem troca de componentes a nível de injecção se fica pelos 140-150cv.

Agora a minha opinião para a escolha do modelo de injectores no caso de ser KermaTDI:

TDI90 :arrow: os bicos originais tem 0,184mm de diametro.
Quem pretende andar com ECU stock pode optar pelo recomendado que sao os Sprint520 que ja possuiem 0,205mm de diametro ( medida igual ao TDI110 original ) ou entar optar por uma medida radical, como fez o Antao, e colocar os PowerPlus520 com diametro de 0,216mm. Nestes ultimos, os ganhos ja foram referidos. Sendo estes obrigatorios :!: para quem possui uma ECU ja alterada.

TDI110 :arrow: os bicos originais tem 0,205
Quem andar com uma ECU stock, deve utilizar sem sombra de duvidas os PowerPlus520 que sao os aconselhados. Os ganhos ja rondam os 10-15cv. O mesmo acontece para quem apenas tem ECU non-stock.

Em qualquer destes casos ha que ter noção que o maior diametro dos bicos vai provocar um aumento de debito de injecção e melhor orientado e isto traz como consequencia, alem de potencia, uma subida da pressao de turbo causada pelo aumento do caudal de gases de escape. A pressão de pico é quase inevitavel, pois são fracções de segundo, ja a pressão estabilizada consegue ser regularizada pela electronica.

Para quem pretende fazer uma alteração radical que implique upgrade de outros componentes de mecanica, ja pode dar uma olhada pelos PowerPlus502 com 0,232mm de diametro ou pelos PowerPlus764 com 0,260mm.
De qualquer forma fica o aviso de aquando da troca dos bicos de injector, convem verificar com um manometro de pressão de turbo ( nao se fiem no VAGCOM ) a pressão de pico e estabilizada e confirmar se nao é excessiva.
 
Grande post! Excelente! Tá tudo dito.

Tá aqui uma enciclopédia sobre bicos!

O forum agradece-te, TDiSportR! ;)
 
O post realmente está mt bom mas não tem tudo...queria deixar aqui três perg...duas duvidas e uma curiosidade...
:arrow: Pra que preços vão esses bicos pra tds os modelos que referistes... :?:
:arrow: O que é ECU pra quem não sabe (meu caso :oops: ) :?:
:arrow: Qual destes bicos tu usas... :lol: :!: :!: :?:
 
GTTDi disse:
O post realmente está mt bom mas não tem tudo...queria deixar aqui três perg...duas duvidas e uma curiosidade...
:arrow: Pra que preços vão esses bicos pra tds os modelos que referistes... :?:
:arrow: O que é ECU pra quem não sabe (meu caso :oops: ) :?:
:arrow: Qual destes bicos tu usas... :lol: :!: :!: :?:
Tambem kero saber.... Princialmente o preço e se isso é facil de montar...
 
ECU = centralina...kuanto ao resto tb keria saber...os preços principalmente...
E kuando dizes mudança radical...keres dizer c isso alguem k "esgace" o turbo d forma a ficar um hibrido? Eu antes d xipar vou fazer isso p razoes obvias...mais tarde uns biquinhos n faziam mal a ninguem;)
Abraços,

Afonso
 
GTTDi6000rpm disse:
ECU = centralina...kuanto ao resto tb keria saber...os preços principalmente...
E kuando dizes mudança radical...keres dizer c isso alguem k "esgace" o turbo d forma a ficar um hibrido? Eu antes d xipar vou fazer isso p razoes obvias...mais tarde uns biquinhos n faziam mal a ninguem;)
Abraços,

Afonso


os bicos da kerma anda por volta dos 250€,podem encontrar na bomboléo
mas parece que os powerplus 520 esta esgotado. :lol: :lol:
abraços
 
GTTDI: ECU significa Electronic Control Unit ou centralina ou unidade de comando.

TDISport: a montagem até nem é dificil, mas ha sempre a questão da verificação que é feita com uma maquina a injectar gasoleo a determinada pressao.

Os preços anteriormente praticados na Iberoturbo/Bomboleo rondavam os €60 por cada bico de injector e €40 de mao de obra, mas dando a volta dizendo que sabiam de casos cujo preço final era outro eles baixavam para €50 cada bico.
Sei que de momento estão esgotados e que iam subir os preços devido a procura...


Eu uso os PowerPlus502 e na altura tinha apenas o IC frontal e turbo hibrido e o ganho sem mexidas na electronica foi de +-20cv.
 
GTTDi disse:
Tá lá!obg...e já agora diferenças?deixanos ai o teu testemunho :)

como já disse aqui nota-se bem afinal em media 12/15cv já é alguma coisa,melhores reprises ,menos fumo,subida de regime melhorada etc. :wink:
abraço
 
Mt eu gosto deste forum....mt aprendo por cá.... :lol: :lol: :lol: então a minha questão é a seguinte, eu com uns bicos desses mais uma box que me vão ofertar......qual seria o ganho esperado? só a box diz que dá 25cv, os bicos 10cv como eu sei que n guerra de potencias 2+2 não é igual a 4, deveria ter um ganho real de tlvz 20/25 cv?
 
Bom dia ppl!!

Uma pergunta...e para quem tenha um ibiza de 130cv?existem bicos para este motor? q tb deiam mais qq em termos de cv sem ter q recorrer a repro...

abraço..
 
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