Pode ja nao ser uma novidade para muitos, mas para alguns é...
O primeiro obstaculo na busca da potencia apos a colocação de chip, alteração de escape e admissão é a propria injecção do gasóleo. A propria injecção, à parte de a sua quantidade ser reduzida :arrow: 51mgR, tambem é deficientemente direccionada para o topo superior do piston, nao conseguindo cobrir a totalidade da sua superfície e isto implica a designação dada aos bicos OEM dos TDI's de bicos pouco eficientes.
Para colmatar esta imprecisão, surgiram algumas ( poucas ) casas com soluções e com garantias de aumento de performance. Destacando-se uma, que é a mais conhecida em meio comercial :arrow: KermaTDI.
Os bicos da Kerma alem de conseguirem um jacto helicoidal perfeito que cobre a totalidade do topo do piston, tambem tem uma grande vantagem em possuir um bico feito de um metal que nao sofre alteraçoes com as variações de temperatura.
E os ganhos estão à vista.
TDI90: O Antao com os bicos sobredimensionados para o modelo de TDI que possui, conseguiu ganhos impressionantes mantendo o restante stock de +-15cv.
TDI110: O njoyastra ( Toledo TDI 110 ) com turbo majorado, repro e bicos sobredimensionados ja roçava nos 170cv, quando os valores normais para este modelo sem troca de componentes a nível de injecção se fica pelos 140-150cv.
Agora a minha opinião para a escolha do modelo de injectores no caso de ser KermaTDI:
TDI90 :arrow: os bicos originais tem 0,184mm de diametro.
Quem pretende andar com ECU stock pode optar pelo recomendado que sao os Sprint520 que ja possuiem 0,205mm de diametro ( medida igual ao TDI110 original ) ou entar optar por uma medida radical, como fez o Antao, e colocar os PowerPlus520 com diametro de 0,216mm. Nestes ultimos, os ganhos ja foram referidos. Sendo estes obrigatorios :!: para quem possui uma ECU ja alterada.
TDI110 :arrow: os bicos originais tem 0,205
Quem andar com uma ECU stock, deve utilizar sem sombra de duvidas os PowerPlus520 que sao os aconselhados. Os ganhos ja rondam os 10-15cv. O mesmo acontece para quem apenas tem ECU non-stock.
Em qualquer destes casos ha que ter noção que o maior diametro dos bicos vai provocar um aumento de debito de injecção e melhor orientado e isto traz como consequencia, alem de potencia, uma subida da pressao de turbo causada pelo aumento do caudal de gases de escape. A pressão de pico é quase inevitavel, pois são fracções de segundo, ja a pressão estabilizada consegue ser regularizada pela electronica.
Para quem pretende fazer uma alteração radical que implique upgrade de outros componentes de mecanica, ja pode dar uma olhada pelos PowerPlus502 com 0,232mm de diametro ou pelos PowerPlus764 com 0,260mm.
De qualquer forma fica o aviso de aquando da troca dos bicos de injector, convem verificar com um manometro de pressão de turbo ( nao se fiem no VAGCOM ) a pressão de pico e estabilizada e confirmar se nao é excessiva.
O primeiro obstaculo na busca da potencia apos a colocação de chip, alteração de escape e admissão é a propria injecção do gasóleo. A propria injecção, à parte de a sua quantidade ser reduzida :arrow: 51mgR, tambem é deficientemente direccionada para o topo superior do piston, nao conseguindo cobrir a totalidade da sua superfície e isto implica a designação dada aos bicos OEM dos TDI's de bicos pouco eficientes.
Para colmatar esta imprecisão, surgiram algumas ( poucas ) casas com soluções e com garantias de aumento de performance. Destacando-se uma, que é a mais conhecida em meio comercial :arrow: KermaTDI.
Os bicos da Kerma alem de conseguirem um jacto helicoidal perfeito que cobre a totalidade do topo do piston, tambem tem uma grande vantagem em possuir um bico feito de um metal que nao sofre alteraçoes com as variações de temperatura.
E os ganhos estão à vista.
TDI90: O Antao com os bicos sobredimensionados para o modelo de TDI que possui, conseguiu ganhos impressionantes mantendo o restante stock de +-15cv.
TDI110: O njoyastra ( Toledo TDI 110 ) com turbo majorado, repro e bicos sobredimensionados ja roçava nos 170cv, quando os valores normais para este modelo sem troca de componentes a nível de injecção se fica pelos 140-150cv.
Agora a minha opinião para a escolha do modelo de injectores no caso de ser KermaTDI:
TDI90 :arrow: os bicos originais tem 0,184mm de diametro.
Quem pretende andar com ECU stock pode optar pelo recomendado que sao os Sprint520 que ja possuiem 0,205mm de diametro ( medida igual ao TDI110 original ) ou entar optar por uma medida radical, como fez o Antao, e colocar os PowerPlus520 com diametro de 0,216mm. Nestes ultimos, os ganhos ja foram referidos. Sendo estes obrigatorios :!: para quem possui uma ECU ja alterada.
TDI110 :arrow: os bicos originais tem 0,205
Quem andar com uma ECU stock, deve utilizar sem sombra de duvidas os PowerPlus520 que sao os aconselhados. Os ganhos ja rondam os 10-15cv. O mesmo acontece para quem apenas tem ECU non-stock.
Em qualquer destes casos ha que ter noção que o maior diametro dos bicos vai provocar um aumento de debito de injecção e melhor orientado e isto traz como consequencia, alem de potencia, uma subida da pressao de turbo causada pelo aumento do caudal de gases de escape. A pressão de pico é quase inevitavel, pois são fracções de segundo, ja a pressão estabilizada consegue ser regularizada pela electronica.
Para quem pretende fazer uma alteração radical que implique upgrade de outros componentes de mecanica, ja pode dar uma olhada pelos PowerPlus502 com 0,232mm de diametro ou pelos PowerPlus764 com 0,260mm.
De qualquer forma fica o aviso de aquando da troca dos bicos de injector, convem verificar com um manometro de pressão de turbo ( nao se fiem no VAGCOM ) a pressão de pico e estabilizada e confirmar se nao é excessiva.