Devo dizer que não é um trabalho muito fácil...
A bomba de água realmente não precisa sair.
Os passos que segui foi, tirar o alternador, tirar o tensor automático, tirar as correias, tirar a bomba de oleo da D.A. e então tirar o termostato para fazer a troca.
Se calhar havia formas mais faceis... mas pronto, la troquei o termostato, montar tudo, ir atestando de G12 (+/- 5 ou 6Lts), e está impecável. Aproveitei e troquei a correia do alternador, estava toda cheia de quebras.
É o que dá andar sem proteção do carter... que também meti, aproveitando ter a frente no ar.
Agora estou so com um pequeno problema. A tampa da correia de distribuição, ou não está bem apertada, ou está apertada demais, mas ouve-se que volta e meia rossa. ja tirei a tampa fora 2 ou 3 vezes, monto, ponho o carro a trabalhar e está OK, mas depois dou uma volta e já ouço ela a rossar um bocadinho...
Obrigado a todos pelas infos