troca de termostato

nunca liguei a essa do motor ser afn ou xpto... é sempre igual... é só levantar o carro, seguir o tubo debaixo do radiador que vai dar a uma falange. desapertas essa falange e trocas o termostato. nos 6k/6k2 1.9 motores diesel, dependendo do motor que tenhas, a falange tanto pode estar +/ a meio do bloco como por trás da bomba de água. se estiver a meio do bloco é mais fácil, mas se estiver atrás da bomba de água não é nada que não se faça com um pouco de mais paciência. não te esqueças de não trocar a posição do termostato, trocar a junta da falange, aproveitar para fazer uma limpeza com uma mangueira de água a passar no circuito (ainda com termostato e falange por montar), no final atestares com g12 ou g13, ligas o motor e deixas a ventoinha disparar, deixas arrefecer e atestas de novo com g12/13. às vezes nos dias a seguir terás de andar a atestar de g12/13... por incrível que pareça, nesse serviço em seat/vw diesel o mais complicado (pelo menos para mim) é mesmo tirar a abraçadeira do tubo que vai à falange...
 
o professor já disse tudo.. o termostado do afn, 1z etc fica na bomba de agua. é um bocadinho lixado para quem nunca tenha feito o trabalho, nos 6k2 é 5min
 
o professor já disse tudo.. o termostado do afn, 1z etc fica na bomba de agua. é um bocadinho lixado para quem nunca tenha feito o trabalho, nos 6k2 é 5min

Desculpem desenterrar o topico.
No AFN, fica na bomba de agua, dentro da peça plastica?
Alguma foto elucidativa?

Obrigado

EDIT:

Ok ja encontrei...
33yqgip.jpg


A questão é, é possivel trocar o termostato sem retirar a bomba de agua fora?
 
Last edited:
Desculpem desenterrar o topico.
No AFN, fica na bomba de agua, dentro da peça plastica?
Alguma foto elucidativa?

Obrigado

EDIT:

Ok ja encontrei...
33yqgip.jpg


A questão é, é possivel trocar o termostato sem retirar a bomba de agua fora?
sim claro, como eu já escrevi antes é só seguir o tubo debaixo do radiador...
ainda não tinha escrito isto: depois desapertam os 2 parafusos da falange e puxam...
 
Devo dizer que não é um trabalho muito fácil...

A bomba de água realmente não precisa sair.
Os passos que segui foi, tirar o alternador, tirar o tensor automático, tirar as correias, tirar a bomba de oleo da D.A. e então tirar o termostato para fazer a troca.

Se calhar havia formas mais faceis... mas pronto, la troquei o termostato, montar tudo, ir atestando de G12 (+/- 5 ou 6Lts), e está impecável. Aproveitei e troquei a correia do alternador, estava toda cheia de quebras.
É o que dá andar sem proteção do carter... que também meti, aproveitando ter a frente no ar.

Agora estou so com um pequeno problema. A tampa da correia de distribuição, ou não está bem apertada, ou está apertada demais, mas ouve-se que volta e meia rossa. ja tirei a tampa fora 2 ou 3 vezes, monto, ponho o carro a trabalhar e está OK, mas depois dou uma volta e já ouço ela a rossar um bocadinho...

Obrigado a todos pelas infos ;)
 
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