Aqui vai um procedimento muito simples para substituír o tubo de depressão que liga a bomba de vácuo ao servofreio.
Têm aqui duas fotos do que é frequente acontecer. Normalmente racham nas uniões provocando perda de vácuo e comprometendo o sistema de travagem:
Para retirarem o tubo de depressão basta alargarem a abraçadeira marcada com A, puxar no encaixe do servofreio marcado com B e puxar os dois tubos pequenos que se vê na foto. Saem com relativa facilidade:
Nesta foto vê-se onde desligamos:
Apenas vamos substituir o tubo, As peças encaixe com o servofreio e a válvula que liga à bomba de vácuo são para reaproveitar.
Cortamos um pouco de tubo (pode ser um pouco mais pequeno que o original) e ligamos tal como o original. Ficamos com algo tipo isto:
Para montar é só fazer o processo inverso. Aconselho a substituírem a braçadeira que liga à bomba de vácuo para não ficarem com qualquer tipo de fugas:
O tubo deve ser substituído por outro que seja relativamente rígido, para evitar que as paredes colapsem com o vácuo. Eu não consegui arranjar nenhum idêntico ao original. Utilizei um tubo daqueles utilizados nas tubagens dos compressores que tem uma rigidez suficiente. Utilizei um tubo de 8mm. Um de 10mm seria mais fácil de encaixar, mas quanto maior o diâmetro mais flexíveis são e mais tendência terá para colapsar.
Este DIY foi feito num 6K2 SDI, mas deve ser idêntico em qualquer carro.
Espero que isto ajude a solucionar alguns problemas que possam ter na travagem.