turbo geometria fixe ou sem geometria

nuno77

Utilizador Banido
Boas pessoal, ja ouvi falar nisto, de turbos com geometria fixa ou turbos sem geometria, e gostava que me explicassem um pouco as vantagens ou inconvenientes destes mesmos.
E se é possivel por o turbo a abrir mais cedo ou mais em baixa rotaçao com a afinaçao da geometria do turbo.
Obrigado :)
 
Last edited:
nao te sei explicar mto bem também... por exemplo um turbo 2260vk tras geometria fixa ou variavel?
 
Quando é geometria fixa, a pressão do turbo vai abrindo consoante as RPM.. Geometria Variavel, abre consoante o nivel de injecção.. Ou seja, Carregas a fundo às 1000RPM e o turbo abre logo com a pressão máxima, se for Geometria fixa, só tens pressão máxima a uma XXX RPM por exemplo ás 3000RPM..

Se estiver errado, que me corrigem
 
Geometria Variável
[video=youtube;t2GrVS-sGdQ]http://www.youtube.com/watch?v=t2GrVS-sGdQ[/video]
Geometria Fixa
[video=youtube;hGZ8GIXWxys]http://www.youtube.com/watch?v=hGZ8GIXWxys[/video]
 
Quando é geometria fixa, a pressão do turbo vai abrindo consoante as RPM.. Geometria Variavel, abre consoante o nivel de injecção.. Ou seja, Carregas a fundo às 1000RPM e o turbo abre logo com a pressão máxima, se for Geometria fixa, só tens pressão máxima a uma XXX RPM por exemplo ás 3000RPM..

Se estiver errado, que me corrigem

Nao tem nada a ver.
 
Nunca vi nenhum turbo que ai falam de geometria fixa, são assim tao raros?

Só conheço turbos com actuador Wastegate e turbos de geometria.
 
Turbos com geometria fica não existe, ou tem geometria ou não tem.
Mas a realidade é que por norma chama se aos turbos sem geometria, turbos de geometria fixa!

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk
 
Obrigado vitor...entao existe vantagem em ter um turbo sem geometria pra faser mais cavalagem ou nao?
 
Entao existe vantagem em ter um turbo sem geometria pra faser mais cavalagem ou nao?
Em principio não, o mal dos turbos de wastegate é que ao contrário dos de geometria demoram mais tempo a fazer pressão em vez de teres já turbo ás 1500 só sentes o turbo lá para as 2000, isto a titulo de exemplo.
Digamos que por causa da geometria, os TGV são turbos mais propensos a terem problemas, mas para a utilização normal do veiculo estes são os melhores porque calcas e sentes logo o turbo a actuar.... Afinal são uma evolução no turbo de wastegate.
A única vantagem que vejo é mesmo a descrita em cima, não têm a geometria para dar problemas, mas para o dia a dia é chato porque o turbo demora muito a entrar...
 
Boas pessoal, ja ouvi falar nisto, de turbos com geometria fixa ou turbos sem geometria, e gostava que me explicassem um pouco as vantagens ou inconvenientes destes mesmos.
E se é possivel por o turbo a abrir mais cedo ou mais em baixa rotaçao com a afinaçao da geometria do turbo.
Obrigado :)
A que faz mover o turbo é a quantidade de gazes de escape, se queres o turbo a pegar mais cedo por norma tens que meter mais injecção mais cedo, isto nos dois tipos de turbo, mas nos de geometria podes sempre fechar um bocado a geometria para ajudar, nos de wastegate apenas com mais gazes de escape é que consegues meter o turbo a pegar mais cedo....
 
ok estou mais esclarecido.
agora em relacao a afinacao da geometria, ja ouvi falar que ha quem afina a geometria de maneira ao turbo abrir logo e ainda mais cedo. Alguém ja ouviu falar disto?
 
ok estou mais esclarecido.
agora em relacao a afinacao da geometria, ja ouvi falar que ha quem afina a geometria de maneira ao turbo abrir logo e ainda mais cedo. Alguém ja ouviu falar disto?

Yup, fiz algo parecido no meu PD. Afinei para não ter picos nenhuns e em algumas zonas consegui melhorar a resposta do turbo.
Isso é bastante moroso, porque é preciso fazer logs, de preferencia num dyno e ajustar. Normalmente faz-se quando se muda de turbo.
 
ok, entao os brutos que fazem 3b ou mesmo 3.5b uzam que tipo de geometria? com ou sem geometria?
 
mas em carros a gasolina não se usam turbos de geometria variável porque não aguentam as altas temperaturas. estou errado?
 
Back
Top