Amigos, vocês lançaram-me aqui umas duvidas.
Sabendo que a nomenclatura relativa ao turbo (nomeadamente GARRETT) está relacionada com o tamanho do expressor da turbina e da compressora, verifica-se que turbos com a mesma nomenclatura, poderão ser muuuuuuuito diferentes. Repare-se nos GT1749V da VW e os GT1749V da MB... Em que os da VW são praticamente metade do tamanho dos da MB. No entanto o VW tem um valor de A/R de .46 na compressora e o MB tem .45...
Temos portanto turbinas e compressoras muito semelhantes ao nível dos tamanhos, mas temos caracois muuuuuito diferentes.
Já li por aí algures que, por exemplo, o 22 Alfa é mais polivalente que o 22 MB... Mas porque raio?
Por isso, onde é que eu posso consultar os valores de A/R de cada turbo, assim como os valores CFM? Há por aí alguma tabela? E flowcharts?
Quem é homem para ajudar?
Abraço
Sabendo que a nomenclatura relativa ao turbo (nomeadamente GARRETT) está relacionada com o tamanho do expressor da turbina e da compressora, verifica-se que turbos com a mesma nomenclatura, poderão ser muuuuuuuito diferentes. Repare-se nos GT1749V da VW e os GT1749V da MB... Em que os da VW são praticamente metade do tamanho dos da MB. No entanto o VW tem um valor de A/R de .46 na compressora e o MB tem .45...
Temos portanto turbinas e compressoras muito semelhantes ao nível dos tamanhos, mas temos caracois muuuuuito diferentes.
Já li por aí algures que, por exemplo, o 22 Alfa é mais polivalente que o 22 MB... Mas porque raio?
Por isso, onde é que eu posso consultar os valores de A/R de cada turbo, assim como os valores CFM? Há por aí alguma tabela? E flowcharts?
Quem é homem para ajudar?
Abraço