Boas,
Vejo aqui várias conversas sobre velas e quanto às Denso que colocaram aqui tem a abertura da aste em 1,1mm, esta medida é usada para Hondas..
Isto demonstra como sempre pensei, existe muita gente a vender velas, mas nada sabe sobre elas, como estes espanhóis...
Quanto a velas, não há milagres, dou-vos os exemplos de vários tipos que temos:
- HKS serie M Racing (velas de corrida)
- Iridium da NGK (velas para uso no dia a dia)
- Titanio da Beru (velas para uso diario que vieram substituir as de Platina)
Já tivemos graves problemas com velas, em que por pouco não mandamos motores VAG ao ar, principalmente os motores Turbo do grupo VAG... Cuidado com as velas nestes motores e pela nossa experiência usamos sempre as HKS em motores alterados.
Comno se apanha os fabricantes de velas e saber quanto bons são:....
A HKS, tinha dois tipos de fabricantes de velas que fabricavam as velas por encomenda, sendo a serie M fabricada pela NGK e a serie S pela Denso. Neste momento as velas da serie S, deixaram de estar no programa devido a não terem a mesma eficiência e qualidade que a serie M.
A Beru dantes fabricava uma serie em Platina que era UXF e a XF, que agora foram substituidas pelas de Titani, só na DNY reclamos 6 jogos de velas da series em Paltina, em que num motor a vela partiu a ceramica e furou um pistão (falamos de veiculos alterados) e em França tivemos de retirar alguns jogos que estavam aplicados em Leons 1.8T e 2.0 TSFI.. A explicação dada na Alemanha pela Beru não nos convenceu e a verdade é que eles susbtituiram as de Platina pelas de Titanio.
Como disse um camarada num tópico no Ebay pode ser mais barato, mas depois tem o transporte e além disso compra-se e fica-se na mesma, pois mais vale dar uns Euros a mais, mas quando compramos, temos alguém que sabe do que falamos e pode-nos ajudar a escolher a vela certa para o nosso motor, mas para este apoio, as empresas tem de pagar ordenados para terem técnicos...
Um abraço,
DNY TEAM