Vespa Asiática (Situação Grave)

Vespa asiática Ataca em Viana do Castelo!!!
Apicultor diz que «o barulho que fazem até mete medo. Estão a invadir tudo»

Um apicultor de Darque, em Viana de Castelo, perdeu em cerca de duas semanas 14 colmeias atacadas por «enxames» de vespa asiática, num prejuízo de cerca de 1.500 euros, denunciou hoje à Lusa o próprio.
«Elas são aos milhares. O barulho que fazem até mete medo. Das 20 colmeias que tinha no meu apiário só me restam seis, 14 foram à vida. São cerca de 1.500 euros de prejuízos, sem contar com o mel. Costumo produzir 300 quilogramas por ano, o que dá cerca de três mil euros que deixei de ganhar», sustentou Álvaro Rocha.
Com um apiário há mais de cinco anos em Darque, na margem esquerda do rio Lima, Álvaro Rocha garantiu que este tipo de ataque às colmeias é inédito na região onde, adiantou, «a propagação da praga está totalmente descontrolada depois de um ano em que nada se fez para queimar os ninhos encontrados».
«Elas nunca atacaram as colmeias nem as casas como agora. Estão a invadir tudo. Tenho conhecimento de produtores de fruta que têm tudo destruído porque as vespas estão perdidas».
De acordo com dados da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL), cada ninho pode albergar até 2.000 vespas e 150 fundadoras de novas colónias, que no ano seguinte poderão vir a criar pelo menos seis novos ninhos.
Segundo os apicultores, esta espécie, «mais agressiva», faz com que as abelhas não saiam para procurar alimento por estarem sob ataque, enfraquecendo as colmeias, que acabam por morrer colocando em causa a produção de mel.
«Estou totalmente desolado e a pensar em desistir porque este ano nem vou tirar mel. Tenho quase 300 colmeias vazias para aumentar a produção mas sendo assim vou acabar com tudo. Não vale a pena lutar. Isto dá muito trabalho, são muitas horas e noites perdidas e o Governo não quer ajudar», afirmou o apicultor de Darque.
A vespa asiática ou velutina como também é conhecida, é maior e mais agressiva do que a espécie autóctone nacional e foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004, tendo alastrado até agora por todo o país.
Os primeiros indícios da sua presença em Portugal surgiram em 2011, mas a situação só se agravou a partir do final do ano seguinte e depois de se instalar também no norte de Espanha.
Na semana passada, os bombeiros municipais de Viana do Castelo destruíram dois ninhos de vespa asiática na freguesia urbana de Meadela.
Contactado pela Lusa, um dos dois apicultores que alertaram as autoridades queixou-se na ocasião de estar a ser «violentamente» atacado pelas vespas asiáticas que lhe matam «cerca de 500 abelhas por dia».
«Nas armadilhas que coloquei em volta do meu apiário, em dois dias, apanhei 225 vespas asiáticas», sustentou.
O secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-Alimentar, Nuno Brito, disse a semana passada à Lusa que o Governo está a preparar uma revisão do plano de combate à vespa asiática implementado em 2013.
A atual estratégia tem sido alvo de críticas das autoridades locais face à indefinição sobre quem tem competência para travar esta praga.
Já em julho passado a Câmara de Viana do Castelo exigiu ao Governo «uma clarificação urgente de quem deve coordenar e quais os meios a afetar» no combate à praga da vespa asiática.

A situação é grave, muito grave pessoal!!!
Nestes ultimos dias tem havido noticias que esta praga ja se tem espalhado por vários e determinados pontos do norte e centro do país!
As autoridades competentes pouco fazem ou nem sequer querem fazer para se tratar de arranjar uma solução para por um "travão" nesta situação alarmante aqui no norte do pais!
está vespa é a mais perigoso do planeta! E ja começa a atacar pessoas e também culturas agricultas, pomar, vinhas e etc!
Isto já começa a ser um perigo de saúde publica!
Se avistarem este tipo de Ninho contactem urgentemente os bombeiros locais!!!
2u88ms2.jpg

Vespa Asiática
Foto:
2qls5mf.jpg
 
Last edited:
Um amigo meu tinha várias colmeias, apesar de ser mais um "extra" ou mesmo "hobby" e acabou por desistir por causa das vespas asiáticas.. limpou-lhe tudo o que tinha, voltou a criar e foi tudo outra x.. isto há coisa de 2 anos atrás..
 
Um amigo meu tinha várias colmeias, apesar de ser mais um "extra" ou mesmo "hobby" e acabou por desistir por causa das vespas asiáticas.. limpou-lhe tudo o que tinha, voltou a criar e foi tudo outra x.. isto há coisa de 2 anos atrás..

O meu pai tambem tinha umas 6 a 8 colmeias para ter mel caseiro e por "hobby" e num espaço de um, dois meses estas vespas asiaticas mataram-nas todas! Aqui no minho limpam tudo! os bombeiros não param de receber chamadas para irem acabar com os ninhos, o problema é que isto esta numa dimensão enorme, ja estão atacar nas uvas, pêras, castanta etc etc, se não houver um controlo vai ser muito complicado. Uma picada de uma vespa destas em poucas horas pode matar uma pessoa se não for ao hospital!
 
Em Ponte de Lima também já está tudo minado delas. A cerca de 200 metros da casa dos meus pais existe um ninho, já avisaram as autoridades mas até agora ninguém fez nada, não sabem quem é responsável por ir lá destruir o ninho, entretanto vão comendo a fruta que cai para o chão com uma velocidade impressionante.

IMG_8884.jpg

Foto de outro ninho em Ponte de lima

Em Viana destruíram dois ninhos porque estavam perto do local onde o Tony Carreira foi dar um concerto, se não ainda lá estavam. O BrunoP deve ter informações sobre o assunto ;)

E o resultado de meia hora com uma lata de spray e um isqueiro:
s170np.jpg

xde1l3.jpg
 
quem vai la sao os bombeiros, chama os bombeiros para irem queimar isso, um primo meu ligou para eles,

isso é cada bicharoca dass,
 
eu acho que ao ir de maçarico algumas conseguem facilmente fugir e depois criam ninho noutro lugar.. :S mas n precebo nada disso, se calhar até funciona bem..

È mesmo isso! È o que tem acontecido aqui na zona naqueles que sao queimados pelos bombeiros, elas ao sentirem o calor, muitas delas saiem e vão se instalar noutros pontos. È uma coisa séria, e se destroem e matam todas as abelhas polinizadoras, vamos passar um mal bocado!
 
Acho que eu próprio tinha criado um tópico o ano passado quando elas apareceram...
Infelizmente acho que isto já é impossível de controlar...
O ano passado (bombeiros), eliminaram dezenas de ninhos em viana do castelo, só que se chegou a um ponto em que quem passou a ter a responsabilidades foi o ministério da agricultura, e nada foi feito...
Ultimamente com o aparecimento de tanto ninho, e em locais bastante próximos de habitações a proteção civil voltou a tomar medidas, e os bombeiros voltaram a mata-las.
Por noite são eliminados entre 5/6 ninhos em viana do castelo, isto é se não houver incêndios nem ocorrências de grande preocupação, caso contrario ficam ali a espera...
Aqui em viana, estão a tentar eliminar primeiro os em zonas publicas, depois em habitações e depois em terrenos/ montes, mas por dia aparecem sempre novos ninhos...
Muitas das vezes estão em no topo de arvores e a auto escada não tem acesso, e complica-se um pouco...
Deixo aqui o link do face de um fotografo que acompanhou uma noite de trabalho...
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.284961595021722.1073741873.173950012789548&type=3
 
Realmente lembro-me de ver um tópico do gênero aí há um ano atrás, não percebo nada de abelhas, mas acho que já deviam ter activado um plano para desinfectar isso, um lança chamas extensível. Chamem aí um russo que ele arranja maneira de destruir isso com um acidente..
Sent from my Lumia 1020
 
O problema foi estarem tanto tempo sem fazer nada. Agora não há mãos a medir para destruir tanto ninho.

É cada ninho que ate mete medo.
 
Back
Top