1.4 TSi 180cv Acelera sozinho

Ola a todos.
ja anteriormente tinha aberto um post porque o meu 1.4 Tsi 180cv (cupra-BocaNegra) estava com o rolanti ligeiramente alto, no qual tive a vossa excelente colaboração.
Acabou melhorando com o passar dos dias.
Esta semana aconteceu praticamente a mesna coisa.
Andei 2 dias com o tanque na Reserva e quando ja tinha so 2 riscos no mostrador do nivel de gasolina no tablie, de repente o motor começou a acelerar sozinho. Vai a 2000... 2.500 e logo de seguida desacelera ate 800 ou 900 .. volta a subir a rotação e volta a descer e nunca mais parou!
Acho que posso ficar com a certeza de que o tanque está com impurezas no fundo.
Ja tinha acontecido e atestei e adicionei 2 embalagens de limpa injetores da STP e melhorou em poucos kms.

Agora alem de trocar o filtro metalico que fica do lado da viatura por baixo no exterior junto ao tanque, que mais deverei limpar?

Limpar todo o tanque de combustível e a bomba debaixo dos bancos de tras... e haverá mais algo que deva ter em atenção ou limpar ?
 
Ola.
Vivo nos Açores mais precisamente na ilha do Faial na Horta. E so há um tipo de gasolina. A 95.
Dos 4 postos de abastecimento que existem o combustível vem todo do mesmo sítio.
A reserva de combustível que abastece toda os postos da ilha vem dos grandes tanques da PetroGalp. Portanto devem ser Galp.
Ficam na zona do porto marítimo e os barcos da petrolífera ao encostarem no porto ligam nos a umas condutas que levam os combustíveis para os tanques a uma distância aproximada ... talvez de uns 500m.
Depois dali é que os camiões cisterna levam os combustíveis para os postos de abastecimento ou venda com as marcas mais conhecidas do país.
É assim que funciona aqui. E é o que há e sempre houve.
 
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Eu tirei a unidade bomba debaixo do acento traseiro.
Tentei lavar com gasolina e sairam algumas impurezas.
Montei no lugar e o motor pegou sem problemas e acabaram os soluços.
Só que notei haver u.a pequena saqueta dentro da bomba que me parece ser uma espécie de filtro ou algo qúe trata das impurezas.
E tem um aspecto sujo. Tentei limpar mas saiu pouco. Não vi como retirar essa saqueta e tive receio de puxar pois na consegui ver como e se depois conseguia voltar ao sitio.
Vou tentar anexar umas fotos do serviço que fiz.
 

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Pois. É isso. Se chatear mais depois de lavagem ao depósito meto uma bomba nova. 70 e tal € da uma nova.
 
Ola pessoal.

Melhorou bastante desde a limpeza.
Andei a pesquisar sobre os filtro de malha plástica que este tipo de bombas têm dentro. Mas não consegui descobrir qual o certo.
Já alguém desmontou uma bomba destas?
 

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esquece essa malha, isso não é de tirar, troca o filtro da gasolina, fica por baixo do carro na zona do deposito, um pouco a frente da roda traseira

 
Boa tarde.
Eu encontrei esse filtro e troquei ha 200 ou 300 kms.

Eu falei naquela malha que tem lá dentro da bomba, pq está muito escura, e quando tive a bomba fora, tentei limpar com o compressor por 2 x e chocalhar com um pouco de gasolina, e nas 2 x saíram partículas de lixo ou impurezas.

Depois como vi online uns filtros indênticos, então pensei se na seria de substituir.
Em outros modelos já vi diferente. Uma espécie de rede muito fina, em que se tira fora e sopra se e fica limpo. Como nos Pegeout e Citroen. Mas não é como este em formato "saqueta". Este fica difícil limpar.
Não percebi como poderia tirar aquilo fora, e tentei limpara aquilo por fora como já referi, não fosse eu fazer desgraça!
 
Tb descobri o sensor de Pressão de óleo da árvore de cames, rachado.
Ja meti um novo.
Aquilo tem 2 sensores à cabeça do motor, um do lado direito do motor que é esse de pressão, e um outro mais pequeno em plástico do lado direito.

Isto tudo porque como referi inicialmente neste Post, o rolanti ficou um pouco mais alto que costume logo apos uma vez que fui abastecer. E tinha andado alguns dias na reserva. Como moro numa ilha, a reserva dá para andar vários dias. Tudo é perto!

Agora depois da limpeza que consegui fazer na bomba, ficou logo diferente!
Quando dou o arranque ao motor a frio, faz o que é normal de subir um pouco a rotação, e dai a poucos minutos baixa e fica como era antes pelas 0,600 rpm. Porque antes desta limpeza e da substituir daquele sensor o rolanti nunca descia, quer a quente ou frio. Mantinha sea 1000,,,1.100,,raramente baixava dos 800 a 900. E não era assim. Rolantizava sempre exatamente pelas 0.600 rpm.

Agora como eu estava a dizer, baixa exatamente como era antes após o tempo habitual num arranque a frio, mas depois do motor atingir a temperatura normal de 80 e pouco graus, o rolati volta a ficar pelos 800..900..1000 rpm.

Portanto a acredito que a limpeza e o novo sensor mexeram com algo. No entanto há mais laguma coisa que não está bem, porque depois de quente, sobe o roalnti como referi.

também é um facto, que a media L/H em parado, depois de quente quando o rolanti pousava nos 0.600..0.700 parava exatamente nos 0,6L/H.
e Agora mesmo desde que baixa antes de atingir a temperatura normal como já descrevi, mantém a media de 1,4L/H e não baixa.
mesmo durante o bocado em que o rolati está a baixa rotação! Não era assim!

Algo não sei o que está mal ainda.
talvez mais algum sensor! Não sei!
Já pensei em ir mudando todos os que eu enconrar. O outro da Cames, os da temperatura, o da massa de ar.

Sei la que fazer!
E nesta ilha, nã ha quem conheça nada disto!
 
:) :) lol

Pois eu não sou de abusar! Mas acredito que semanalmente anda o que deveria ser suficiente!
Mas entendi o ponto de vista.
Quando vou a volta à ilha como chamamos aqui, demora umas 2h +-, numa marcha entre 50 a 80 kmh. Mas lá num sitio ou outro dá se um esticãozito!
Noto que o motor fica bem mais suave nos dias seguintes. Mas esta situação do rolanti, isto na era assim! nem um pouco.
E já vi no youtube este modelo quando parado a rotação fica como este ficava também e exatamente com o consumo de 0,6L/H em parado.
Era assim , sempre. De repente deixou de o ser!
Na maquina das inspeções que medem os gases, disseram que estava muito bom. Que os valores estavam como se fosse um carro novo.
Que num carro deste tipo nem sempre se conseguem tão bons valores.
Coisa que cheguei a ter problema, pois não sabia que o CAT estava ouco. Tinham lhe feito uma janela e retirado todo o interior.
Estavam la as 2 sondas Lambdas, mas aquilo tava um exagero de consumo, rateres, um descontrolo danado.
Aquilo dava um arranque com um torq que parecia me que o juizo me ia sair pelas orelhas!
Depois de meter um CAT que comprei na Holanda aquilo ficou 5*. Ficou muito bom mesmo.
Agora naquele bendito dia, ficou a fazer isto!
 
Acredito que sim. Quando o comprei e trouxe para os Açores, o Stand que mo vendeu não me disseram se isso tinha ou não sido feito.
Mas de qualquer modo andei bastante antes e depois de ter o CAT e tudo estava normal.
As diferenças que notei depois de ter o CAT no seu devido lugar, foi logo 1º o consumo desceu brutalmente. Deixou de atirar "rateres" por tudo e por nada. Aliás agora na atira! Também notei uma suavidade no motor e no arranque inicial há um melhor desempenho, no entanto dá me impressão que leva um pouco mais para atingir mais velocidade, mas também é uma coisa que aqui na ilha não só é difícil notar, como na faz absolutamente falta alguma.
Aliás mesmo com os 180cv originais ja seria mais que de resto!
Apesar de que já andei com outros modelos com 170,,a 190cv e ,,na tem nada haver!
isto anda nas mantas do diabo! :|
 
A rotação já voltou ao normal, mas marca mais do dobro de L/H ,, está a marcar 1,6L/H e antes ficava pelos 0,6L/H
 
BOm dia.

Hoje gravei o vídeo com a temperatura já no normal, e depois de ter chegado ao meu serviço.
Desde que tirei a Bomba de Gasolina fora e lhe dei aquele "breve" limpeza, como eu já tinha referido a rotação desceu, mas nota se ai que fica so um pouco mais alta depois de quente. Mas não é por ai que eu estranho.
É que como eu também já referi o consumo em parado principalmente depois de quente parava nos 0,6L/H,, e sempre foi assim!
Agora é como se pode ver nas imagens depois de quente até desce muito ligeiramente para 1,3L/H,, mas continua a ser mais do dobro do que era! Acredito que deva haver alguma razão para isso.

Quanto à media no geral, noto que antes eu conseguia aguentar o contador nos 4,,,6,,8 L/100km,, agora há uma tendência para acusar mais um pouco marca mais facilmente 10,,12,,14L/km.

Apesar de que melhorou muito mesmo quando foi metido o CAT. porque ai,,ohhhh, aquilo ia aos 49.99 L/Km que é o max. do marcador, com o mínimo toque no acelerador! Também a verdade seja dita, notava se muito o resultado!

Mas, tudo tinha ficado OK até aquele dia que tomei aquele combustível!
Que como já referi aqui neste POST, aqui na ilha pode haver alguma diferença de posto para posto na "limpeza" dos tanques, porque de resto o combustível é exatamente o mesmo! Não tem como não ser.
mas este carro sempre tomou combustível naquele posto, porque fica na viagem para casa, dá mais jeito. Coincidência! não sei! Que não era assim, não era, e já vi em outros Boca Negra no youtube que o rolanti para nos 0,6L/H, mesmo nos alterados.
 
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