1.6 TDI - pois é eles vêm aí!

boas pessoal

pois é...os 1.6TDI vêm ai! tanto para a VW, como para a Seat! e quase de certeza para todo o grupo VAG.

o que têm a dizer do assunto?

eu acho que vão rulaaaarzzzz!

cumpz
 
boas pessoal

pois é...os 1.6TDI vêm ai! tanto para a VW, como para a Seat! e quase de certeza para todo o grupo VAG.

o que têm a dizer do assunto?

eu acho que vão rulaaaarzzzz!

cumpz

eu cá me parece que o reino dos tdis está a acabar...
1.6 tdi decerteza nao aguenta tanta carga nem tem a mesma fiabilidade que o velho 1.9tdi.
decerteza que é com uma tecnologia superior ao 1.9, mas nao se pode comparar um bloco 1.6 a um 1.9...penso eu de que...
 
entao para isso os mancos nao valiam um peido.... e no entanto vemos por ai cada um k ate ajusta, e sao 1.4tdi 3 cilindros!!!!
 
mais problemas vao dar de certeza o common rail é muito esquisito e depende muito da electronica.. os injectores não sao mecanicos como nos 1.9 ate então.. so para dizer não se pode por oleo no deposito de combustivel dum carro comonrail.. mas os limites de co2 assim obrigam..

abraços
 
Common-rail


O protótipo do sistema common rail foi desenvolvido em finais dos anos 60 pelo Suíço Robert Huber. Depois disso, Ganser do "Swiss Federal Institute of Technology" desenvolveu a tecnologia common rail futura. A meio dos anos 90, Dr. Shohei Itoh e Masahiko Miyaki, da "Denso Corporation", uma empresa Japonesa de fabrico de componentes para automóveis, desenvolveu o sistema de combustível Common Rail para veículos pesados, tornando-se assim no primeiro caso prático do uso no seu sistema ECD-U2 Common Rail, que foi montado num camião da Hino Raising Ranger, vendido para uso geral em 1995. O actual sistema common rail controlado pela uma unidade electrónica de comando (ECU) trabalha com o mesmo principio, cada injector é controlado electronicamente, em vez de mecanicamente. Isto foi alvo de muitos protótipos nos anos 90, com a colaboração entre a Magneti Marelli, Centro Ricerche Fiat e Elasis. Depois da investigação e desenvolvimento inicial pelo grupo Fiat, o design foi adquirido pela empresa alemã Robert Bosch GmbH para completar o desenvolvimento e o tornar apto à produção em massa.


CRDI ou "Common Rail Direct Injection" é uma sigla utilizada para denominação de um novíssimo e sofisticado sistema de injeção direta de combustivel diesel sob alta-pressão em motores de combustão interna, criado pela Fiat italiana e, posteriormente, desenvolvido e patenteado pela Bosch alemã, que o licenciou para vários fabricantes mundiais de veículos automotores, como Mitsubishi, Hyundai, Ford, Mercedes-Benz, Kia e Nissan, entre outros.

O Common-rail é um sistema de injecção criado nos anos 90 para veículos utilitários de trabalho pesado e posteriormente adaptado para automóveis ligeiros Engeneering e posteriormente cedido para desenvolvimento à Bosch alemã.

A Fiat foi a primeira marca a comercializar um automóvel com esta tecnologia. Estreou-se em 1997 no Alfa Romeo 156, e no mesmo ano no Mercedes-Benz E 320 CDI.

Consiste numa bomba de alta pressão que fornece a pressão através de uma rampa comum a todos os injectores, o que permite fornecer uma pressão (de 1350 bar a 1600 bar) constante de injecção, independentemente da rotação do motor, sendo o comando dos injectores e feito por válvulas magnéticas presentes na cabeça dos mesmos. A sua vantagem é um menor ruido de funcionamento, arranque a frio quase instantâneo, e uma clara melhoria de prestações e diminuição da poluição e de consumo. Actualmente é o sistema usado em quase todos os diesel.

Em 2002, a Fiat apresentou ao mundo o Common-Rail com mais pressão a nível mundial - 1800 bar e ainda com 5 multiplas injecções com uma enorme precisão. O sistema está assim conforme a lei de gases europeia EURO4 com a vantagem de o conseguir sem filtros de partículas.

Há diferentes sistemas usados por diferentes fabricantes, mas foram todos criados pela Bosch e são equivalentes em termos de qualidade e eficácia: o "Unit Injector System" (UIS) e o "Common Rail System" (CRS).

Em ambos os sistemas, o combustível é injectado nos cilindros sob pressão muito alta. O próprio processo de injecção é controlado electronicamente, para que seja sempre injectado o volume ideal de combustível, exactamente no momento certo. E isso garante o rendimento máximo com o mínimo consumo e níveis de emissão baixos.


No Unit Injector System (UIS), cada cilindro do motor tem um injector individual que gera uma pressão até 2050 bar em automóveis de passageiros. O pulverizador de injecção está integrado no injector e injecta para a câmara de combustão. O Unit Injector System permite uma injecção precisa com durações de injecção variáveis. Este processo de injecção e a alta pressão aplicada resultam numa combustão excelente. Isso garante um rendimento mais alto, um consumo de combustível mais baixo e emissões reduzidas de ruído e de gás de escape.)

No Common Rail System, a separação da função mecânica de injeção para o sistema eletrônico, permite que um lastro de combustível sob alta pressão, até 1600 bar, fique previamente armazenado numa câmara a espera de um sinal para ser injetado nos cilindros. Ainda nesse sistema, válvulas magnéticas de alto rendimento liberam a passagem desse combustível, nos tempos de ignição, são controladas eletronicamente o que permite estabelecer o tempo de duração da injecção por cilindro, proporcionando, mais recursos para melhorar o processo de combustão.

O Common Rail System da terceira geração usa injectores piezo em linha especialmente rápidos que cortam as emissões em mais 20% e o consumo de combustível em mais 3%, enquanto também reduzem o ruído do motor.


O Electronic Diesel Control (EDC) da Bosch fornece um controlo óptimo do processo de injecção diesel em todos os momentos operacionais. O sistema analisa a informação fornecida pelos sensores do motor para calcular o melhor processo de injecção.

Ainda a cortar emissões Para cortar ainda mais as emissões, são usados processos adicionais de tratamento do gás de escape.

Filtros de partículas diesel com um revestimento aditivo ou catalítico asseguram que o motor cumpre ou ultrapassa agora as muito exigentes regulamentações futuras sobre emissões.
 
Last edited:
mais problemas vao dar de certeza o common rail é muito esquisito e depende muito da electronica.. os injectores não sao mecanicos como nos 1.9 ate então.. so para dizer não se pode por oleo no deposito de combustivel dum carro comonrail.. mas os limites de co2 assim obrigam..

abraços

Não concordo, mas está bem.

Não me digas que os carros a gasolina multiponto, são esquesitos. :whistle:
 
Ja estou a ver estes injectores novos com akeles belos Fratelli Bossio no sitio....:rir:
penso k estes motores vao dar para por a puxar muito bem!!!!:respect:
 
Boas pessoal, muita gente fala mal de varios carros, no entanto é preciso é saber faze-los, não falta por ai 1,4 tdi a darem dores de cabeças e a fazerem tempo de Ibizas 1.9 com mais de 200cv.

Nos HDI 1.6 não deixa de ser diferente, convem é não meterem os pés pelas mãos e mandarem os HDI 1.6 depois de reprogramados para a peugeot para os voltarem a acertar a injecção.

Na maior parte das xx os 1.6 Hdi com FAP saem directos para a Peugeot em modo segurança só a fazer 3000RPM por o pessoal não saber fazer as coisas.

De resto como toda a gente sabe, cada carro é um caso à é que saber fazer, como nem tudo se sabe aprende-se, uns com os erros outros com formação;)

E venham os novos 1.6:D
 
Já mandei um Pug pa marca, nomeadamente um 1.6 110cv, e não foi por não saber fazer as coisas!!! Foi um descuido ao Flashar, aconteçe! Suportei as despesas na marca e pronto.. amigos na mesma!:)
Mas histórias destas nenhuma casa gosta de falar.. talvez tenha reçeio! Não tenho nada a esconder e quem me conheçe sabe disso!
 
Axo mt bem vindos esses motores... mas se for trifásico n quero a mesma... :D

de qq forma vamos esperar pelas evoluçoes e potências anunciadas. Ouvi falar numa possível versão de 135 cv... vamos ver se dão corda aos 6L sport de origem... eheh
 
numa pequena viagem de 6J SC à conversa com o filho do dono da Seat de Pombal, ele falou-me das motorizações que iam sair! eu é que não fixei muito bem! mas pelo que me lembro vai haver de 90cv

cumpz
 
Já mandei um Pug pa marca, nomeadamente um 1.6 110cv, e não foi por não saber fazer as coisas!!! Foi um descuido ao Flashar, aconteçe! Suportei as despesas na marca e pronto.. amigos na mesma!:)
Mas histórias destas nenhuma casa gosta de falar.. talvez tenha reçeio! Não tenho nada a esconder e quem me conheçe sabe disso!

Se te aconteceu, pode acontecer a todos, não sei propriamente o que te aconteceu nem tenho nada a ver, mas normalmente´não é um erro a flashar.

Mas sim quem ja esta habituado a estes carros que depois de o reprogramares tens de esperar X minutos ate o poderes ligar, caso contrario Kaput marca com ele, para não acontecer isso tens de fazer intervenção directa na centralina u esperares os minutos necessarios para o voltares a ligar.

Até podes acabar de o reprogramares e teres a sorte de ele pegar e nao ficar em modo segurança, mas é uma sorte, o certo é esperar ou intervenção directa na centralina.


Ou seja não sei qual o medo de revelar uma coisa destas, se fores com o carro reprogramado à Peugeot sais de la com ele a bulir apos descarregarem um file somente e sem alterarem a reprogramação.
 
Se te aconteceu, pode acontecer a todos, não sei propriamente o que te aconteceu nem tenho nada a ver, mas normalmente´não é um erro a flashar.

Mas sim quem ja esta habituado a estes carros que depois de o reprogramares tens de esperar X minutos ate o poderes ligar, caso contrario Kaput marca com ele, para não acontecer isso tens de fazer intervenção directa na centralina u esperares os minutos necessarios para o voltares a ligar.

Até podes acabar de o reprogramares e teres a sorte de ele pegar e nao ficar em modo segurança, mas é uma sorte, o certo é esperar ou intervenção directa na centralina.


Ou seja não sei qual o medo de revelar uma coisa destas, se fores com o carro reprogramado à Peugeot sais de la com ele a bulir apos descarregarem um file somente e sem alterarem a reprogramação.


Exactamente, por isso é que referi o problema a fashar! Já sabia que tinha de aguardar coisa de 10min mas .. ah e tal.. já passou.. correu mal, e já tinha fashado o mesmo carro e outros enumeras vezes, simplesmente naquela vez assim foi. talvez por estar demais a vontade, correu mal!!! O que interessa é que está tudo resolvido!
 
Exactamente, por isso é que referi o problema a fashar! Já sabia que tinha de aguardar coisa de 10min mas .. ah e tal.. já passou.. correu mal, e já tinha fashado o mesmo carro e outros enumeras vezes, simplesmente naquela vez assim foi. talvez por estar demais a vontade, correu mal!!! O que interessa é que está tudo resolvido!

Isso acontece, mas é como te digo não é erro nenhum, podes ter a sorte de fazeres 3 xx seguidas e tudo ok assim como fazeres a primeira xx e correr mal.

Um conselho, espera acima de 20min.
Nestes carros tem de ser assim;)
 
Exactamente, por isso é que referi o problema a fashar! Já sabia que tinha de aguardar coisa de 10min mas .. ah e tal.. já passou.. correu mal, e já tinha fashado o mesmo carro e outros enumeras vezes, simplesmente naquela vez assim foi. talvez por estar demais a vontade, correu mal!!! O que interessa é que está tudo resolvido!

Isso acontece, mas é como te digo não é erro nenhum, podes ter a sorte de fazeres 3 xx seguidas e tudo ok assim como fazeres a primeira xx e correr mal.

Um conselho, espera acima de 20min.
Nestes carros tem de ser assim;)

Tanto nos fords, como nos peugeots como nos citroen até à data é fazer, esperar 2 a 3 minutos com a chave fora da ignição e 0 problemas, já flashei o mesmo carro algumas 3 ou 4 vezes em 1h e nunca tive azar... Também só não tem quem não flasha :D
 
Tanto nos fords, como nos peugeots como nos citroen até à data é fazer, esperar 2 a 3 minutos com a chave fora da ignição e 0 problemas, já flashei o mesmo carro algumas 3 ou 4 vezes em 1h e nunca tive azar... Também só não tem quem não flasha :D

Nem mais, mas por exemplo em Ford´s os 1.6 penso que não acontece isso, são diferentes a meu ver.

Nos Peugeot penso que só mesmo nos que são identificados com FAP mesmo ainda sem o terem.

O melhor mesmo para ter a certeza é esperar 30min ou intervenção directa na centralina.

Não quer isto significar que se esperarem 2 ou 3 min que não corra tudo bem;)
 
Não concordo, mas está bem.

Não me digas que os carros a gasolina multiponto, são esquesitos. :whistle:

não tou a ver o que é que injecção sequencial multiponto nos gasolina tem a a ver com commonrail.. eu falo mais por causa dos injectores que são piezoelectricos e que são bue sensiveis.. que eu saiba nos gasolina não existe disso.. ou existe ? so se for nos injecçoes directas novas de mistura pobre..

abraços
 
Back
Top