augusto disse:Bem, não há milagres quanto a fiabilidade, mas podes sempre fazer algo para garantires alguma, depois tens de ter consciência que tu serás o verdadeiro responsável pela fiabilidade do teu ibiza, tudo irá depender da forma como o conduzires e da manutenção que lhe deres.
1º - Medir a compressão dos cilindros (deverá ter um máximo de 34 bar e um mínimo de 26 bar) de preferência esta pressão deverá ser igual para todos os cilindros, se for menor que 26 bar, não te aconselho a instalar o turbo.
Pressão do óleo com o motor a funcionar a uma temperatura de cerca de 80ºC e a 2000 rpm deverá ser aproximadamente de 2 bar.
Medir a pressão do circuito de refrigeração para detectar possíveis fugas na junta da cabeça, não pode existir vestígios de óleo na água do circuito de refrigeração.
Se os passos anteriores não se verificarem, não te aconselho a prosseguires.
2º - Escolher o turbo que vais montar, aconselho-te a colocares um dos turbos que vinham nos motores 1.6GTD que vinham nos vw golf pois a saída de escape é bem razoável para que os gases saiam sem grandes restrições, os turbos do 1.9TD em relação a este parâmetro são bastante restritivos.
Linha de escape no mínimo de 2.5" de diâmetro, esta mod vai fazer com que a exaustão dos gases se faça melhor, o turbo rode melhor e manter a temperatura dos gases de escape mais baixa. Aconselho-te a instalar um manómetro para monitorizar esta temperatura, que nunca deverá ser superior a 600 ºC, se passar deves levantar o pé. O sensor da temperatura deverá ser colocado no colector de escape, antes do turbo.
3º - Manómetro de pressão do turbo, pressão do óleo e temperatura do óleo, radiador de óleo, intercooler são obrigatórios.
Bomba injectora, injectores, colector de admissão, e escape do1.9TD.
Muitíssimo importante:
Escolher um mecânico da máxima confiança para fazer este trabalho.
Penso que já tens aqui muitas dicas para trabalhar.
Boa sorte com o projecto
Augusto
muito obrigado pela resposta totalmente esclarecido