Na geração 6l, o cupra diesel do ibiza teve e tem melhores prestações que ambas as gerações de leons tdi. Em toda a gama Seat e em todos os tempos, o carro mais rápido diesel é o ibiza cupra TDI, só em ponta,é que deve perder para o Exeo 170, mas é uma questão de confirmar. De qualquer das formas, ouvi um "zum zum" que no final deste ano ou durante o próximo ano, sairá a 3ª geração do leon, este com o bloco 2.0 CR a debitar 204 cv, o mesmo que equipa o, enquanto protótipo, Tribu. Agora em relação á possibilidade de lançamento de uma versão Cupra Tdi 6j, fui informado por um vendedor e também li algures que será impossível, não por não caber o motor, mas sim por esse motor estar acoplado com caixa Dsg 7v, e é esse conjunto (2.0 + Dsg) que não cabe.
Abraços
Esse teu "zumzum" é apenas isso pois duvido muito que o novo Leon saia no fim do ano, ou até mesmo em 2012.
O mais provável é sair em 2013, ou na melhor das hipóteses, sai em fins de 2012.
Sim o Exeo CR170 é o SEAT diesel que faz mais ponta, 228km/h se não me engano, o Leon FR faz apenas 214km/h, menos 14 que o Exeo que tem, obviamente, uma aerodinâmica muito melhor, o Leon é meio mono-volume.
Estou com esta conversa mas, pessoalmente, isto da "ponta" nem me interessa muito.
O que mais gosto é de acelerações e reprises.
Depois sobre esse 2.0 TDi com dois turbos, já existe na VW Transporter com 180cv/400nm e com 163cv/400nm na VW Amarok.
A questão que fica é:
Para quando é que os gajos metem isso em Leons, Golfs, A3s, A4s ??
Já era hora...
Sobre o 2.0 TDi 170 só poder estar associado com a DSG 7v, isso está errado e a dobrar.
Primeiro esse motor pode ter caixa manual (e podes ver isso em A3s, A4s, A5s, A6s, Golfs, Passats, Leons, Exeos etc) e, a ter caixa automática, tem a DSG 6v pois a de 7v só aguenta 250nm e este TDi 170cv tem 350nm.
Sinceramente a não existir Cupra TDi no Ibiza será apenas por posição comercial e nunca por impedimento técnico pois se o no 6J cabe um 2.0 TDi 143, também cabe a versão de 170cv. que também é 2.0.
Isto, claro, igualmente em versão manual como o Ibiza FR e nunca DSG pois, de facto, esta caixa automática é que já não lá cabe.
Aliás no FR nem a bateria coube debaixo do capot, tanto assim é que a tiveram de meter debaixo do pneu suplente.
Abraço !