6L tdi falta de força em baixas e pressão a mais

e está a piorar, esta a ficar com pouca força em baixas, so apartir das 2200rpms é que tem vida o motor
 
para alem de não ter força em baixas, hoje fiz um log com o vagcom e vi que o turbo está a fazer pressão excessiva. faz mais 0.3 bars do que o pedido pela centralina como podem ver:

Log em 5ª a subir com caixa longa:
logibiza.jpg


Defeito da electrónica não é porque eu tenho outros logs de bastante tempo atrás com esta electrónica e a pressão era muito aproximada da pedida.
Qual poderá ser o motivo desta pressão excessiva? O turbo já tem mais de 100mil kms, será que precisa de rectificar ou afinar alguma coisa?
 
não tens mesmo fugas nas tubagens do ic? pressão a mais do que é mandado significa sempre uma fuga de pressão e a electrónica tenta compensar.
 
já teve no mecânico para ver as tubagens do ic, de vacuo e o escape e ele disse não tinham fugas. como é que eu posso testar isso?
 
nao ouves tipo um pffff ?
eu comecei a notar no meu caso porque o meu carro estava a gastar muito mais e quase nao desenvolvia , e era a junta entre o turbo e o escape
 
pelo log parece-me que tens fuga de ar nos tubos.

Vejo que tens muita leitura de maf para pouca pressão de turbo.
muita leitura de maf para pouco boost igual a fuga, mas posso estar enganado.
cumps
 
Boas o meu tambem está com um problema parecido demora muito a encher e não desenvolve.
Mas detectou o erra da vavula que mede a pressões (sensor - MAP)
Mas como tenho duvidas estava a ver se arranjava uma alma caridosa com um carro igual para testar com um sensor a funcionar bem para não ter de comprar e dps o problema se manter.
 
É suposto ver-se mecher esta parte (que eu nao sei o nome) da EGR quando se faz o teste a EGR através do "output test" do vagcom?

egri.jpg


É que a minha nao se mexe, ouve-se a caixa de vacuo a fazer barulho mas parece que nao consegue mover aquela peça. Com a mão consigo mover facilmente e por dentro da egr não vejo grande sujidade.

Será a caixa de vacuo de avariou?
 
Amigo esta valvula quando mexe é para parar o carro, desligando-o. O teste que deves de tar a fazer é o da geometria do turbo, essa é que mexe e altera o trabalhar do carro.
 
o "output test" no modulo "engine" do vagcom testa varios componentes e o primeiro é logo a EGR. A minha duvida é, o teste consiste em fazer abrir e fechar a egr? e isso deve-se ver a mexer aquela peça?

obrigado pelas ajudas
 
aquela peça é o que activa a borboleta para desligar o carro, não mexe em mais situação nenhuma como já foi explicado pelo Luís.
 
Ok já percebi e também já comprovei que essa peça está a mexer bem ao desligar o carro e por isso concluo que a caixa de vácuo está a funcionar bem.
Acabei de meter uma maf nova. Amanhã vou ver se muda alguma coisa. Já tenho comigo o kit de tubos de vácuo novos, mas isso tem de ser o mecânico a trocar e como não posso parar o carro a semana, só sábado.
Se nem com os tubos novos resolver, parece que o turbo vai ter de ser reparado...
 
Detectada uma fuga na junta do colector de escape. Vamos lá ver se isso será a causa para estes problemas...
 
Novos tubos de vácuo e nova junta do colector de escape colocados no sitio e melhorou a desenvolver em baixas, tempo de respostas e ligeiramente os consumos. Mas não ficou 100%, o turbo continuou a fazer pressão excessiva e então decidi retirar o catalisador pois já tinha em casa uma carcaça de catalisador com tubo a passar no meio, foi só tirar o tubo e cortar e soldar e até foi feito por mim e de um familiar. Aproveitei já que estava com a mão na "massa" e andei a procura de possíveis fugas, borrifando agua com liquido da louça para as juntas e emendas dos tubos e vejam o que descobri:

[video=youtube_share;0YUilYOaOWQ]http://youtu.be/0YUilYOaOWQ[/video]

Fuga novamente no colector de escape

E agora que soluções tenho?

Falaram-me em colocar 2 juntas ou uma junta com silicone ou uma junta de amianto grosso.

Alguém com experiência neste tema que me possa ajudar?

A junta que foi metida acho que é a de origem:

sam1002y.jpg
 
estou com o mesmo problema e descobri a dias também. mesmo sintomas, sem baixas e pressão a mais, mas como já anda assim há algum tempo já se nota um pouco de carvão:D
manda verificar se o colector não esta empenado que é o mais certo e junta nova nisso. tenho ideia de ouvir que a dos cupras é melhor!
 
as empresas de reparação de turbos tipo turbocenter também rectificam os coletores? se sim faço já tudo de uma vez porque o turbo também ja deve precisar de uma revisão pelos anos e kms que tem.

A junta montada ao contrario? de certeza? :confused:
 
isso o coletor caso tenha um empenozito e mandar facejar num retificador ou ate num torneiro e uma junta nova e fica impecavel
 
as empresas de reparação de turbos tipo turbocenter também rectificam os coletores? se sim faço já tudo de uma vez porque o turbo também ja deve precisar de uma revisão pelos anos e kms que tem.

A junta montada ao contrario? de certeza? :confused:
Não te sei dizer se a turbocenter repara os colectores, mas qualquer rectificador faz isso.
Sim amigo pela foto que aí está parece-me que essa junta está ao contrario, essa parte da junta que tem uns aneis de chapa é para o lado da cabeça, assim não deve de vedar as fugas.
 
Back
Top