Aaz...tudo sobre modificacoes

Falam tanto nela e eu nao sei o que é....
LDA??????
E já agora fica uma questão, um Amigo, tem um 1.6TD, e aquilo quanto mais sobe a Rotação, mais pressão faz, a 160 vai mais ou menos a 1.6Bar...nos vossos tambem acontece?

Sam98 eu entendo como Lda a parte superior da bomba,a lda do 1.6 td e melhor dado que tem uma possibilidade de afinacao bastante superior a do aaz.
Quando conseguir ponho fotos para veres ou alguem que ponha...
 
Acho que pode vir a ser um topico bastante produtivo,trocando experincias e alteracoes.Eu nao sei mais que ninguem,alias ate sou bastante verdinho neste motor...mas sou muito curioso!:rir:

Pretendo fazer evoluir o meu aaz em todos os aspectos,e atraves deste topico todos podemos retirar boas mods e conhecimentos!

Conforme for evoluindo vou postando aqui os resultados e impressoes que tive

Aaz rula:cool:
 
Belo topico, para dar vida aos nossos amados AAZ. O pessoal fala mt dos TDI mas a base para eles foi este.

O meu AAZ n tem mt coisa mas, ate q já deixou alguns TDi presos nos semafros...
Tb ja ficou para traz algumas vezes.... (quando deixo ir a baixo) lol
a culpa n é dele mas sim do condutor:rir:

Tem:
-LDA trabalhada (já andei com a do 1.6 trabalhada, mas esta agora esta melhor)
-Injectores so foram limpos e afinados
-admição directa ( home made)
-turbo 3K original a debitar 1bar
-Colectores trabalhados
-Escape directo ate a panela final
-EGR tapada
-Mão do meu pai, q é da velha escola dos mecanicos, 15 anos só na SEAT

O AAZ esta numa operação e assim q esteja pronto darei noticias, como abertura de um projecto.

PS: Conta com 273mil km e 0 de problemas ate hoje. As paragens são para o dono lhe alegar a alma.

Abaço
:brilho:
 
LOLL

Só uma pergunta aqui ao PPL:

Vejo muito ppl com admissão directa - em que consiste esta admissão directa? Como está executada?


A EGR tapada, resulta somente a nivel de diminuição de ar poluido para dentro dos cilindros, nada mais, não é? em termos de andamento do motor, o resultado deve ser nulo ou quase nulo...

Abraços a todos...
 
Falam tanto nela e eu nao sei o que é....
LDA??????
E já agora fica uma questão, um Amigo, tem um 1.6TD, e aquilo quanto mais sobe a Rotação, mais pressão faz, a 160 vai mais ou menos a 1.6Bar...nos vossos tambem acontece?
pode se dar ao caso se a valvula de descarga estar fexada e ai faz ropressao ate ele levantar pe... pode tb estar a west gate no colector de escape bloqueada...
 
LOLL

Só uma pergunta aqui ao PPL:

Vejo muito ppl com admissão directa - em que consiste esta admissão directa? Como está executada?


A EGR tapada, resulta somente a nivel de diminuição de ar poluido para dentro dos cilindros, nada mais, não é? em termos de andamento do motor, o resultado deve ser nulo ou quase nulo...

Abraços a todos...
e egr tapada tb da qq coisa pois assim ja nao entram gazes quentes e loogo a combustao e melhor...
 
ja agora digo que ja era tempo de se ver por aqui um topico sobre aaz pois nao e por nao terem eletronica que nao prestam mais uma vez o lukito em grande com a sua bela iniciativa... um abraço a tods e continuação das boas mods:respect::respect::respect:
concordo ctg amigo;)
olha a cena k tens na cabeça da tua bomba é no interior ou exterior?
a k falas te k só tem na do 1.6
eu consegui colocar uma cena mas é no interior da bomba
LOLL

Só uma pergunta aqui ao PPL:

Vejo muito ppl com admissão directa - em que consiste esta admissão directa? Como está executada?


A EGR tapada, resulta somente a nivel de diminuição de ar poluido para dentro dos cilindros, nada mais, não é? em termos de andamento do motor, o resultado deve ser nulo ou quase nulo...

Abraços a todos...
axo k se nota mt diferença amigo eu nnc tive pois os dois motores k tenho são mais antigos mas aquilo com alguns km deve de começar a ficar tapado;)

já agora uma cena e mola da lda deixaram todos a do 1.9grande ou colocaram a super pequena e cheia de força do 1.6?
abraço
 
A minha egr foi logo eliminada quando montei o motor...em termos de ganhos nao sei mas de resto deve ser como um tdi,deves acabar por ficar com aquilo entupido.

Quanto a mola vai a do 1.6 td ainda nao montei mas vai a do 1.6:cool:
 
A minha egr foi logo eliminada quando montei o motor...em termos de ganhos nao sei mas de resto deve ser como um tdi,deves acabar por ficar com aquilo entupido.

Quanto a mola vai a do 1.6 td ainda nao montei mas vai a do 1.6:cool:

A questão da egr e so para n voltar a por gases queimados na admisão, como vem quentes iriao ocupar mais volume na camara de combustão e n se tira o devido rendimento.
No q diz respeito a rendimento n é nada de especial. eu notei o carro algo solto. pricipalmente em dias de calor...

abraço
 
Last edited:
Boas

Antes de mais acho que este post vai ajudar bastante o pessoal, com ideias para alterar umas coisinhas nos AAZ.

No meu AAZ apenas tenho:

235000 Km :)
GT15 (às 1500 rpm já se nota o gajo a trabalhar);
IC;
EGR OFF;
Filtro de ar sem aquele tubo frontal,
Mais débito;
Catalizador OFF.

Velocidade máxima:185 Km/h

Pressão do turbo não faço a mínima ideia, ainda tenho que arranjar maneira de passar o tubo do manómetro, já agora se alguém já montou algum será que me pode dizer por onde é que passou o tubinho até ao motor?

Em termos de andamento penso que está relativamente bom, nota-se mais kk coisa do que com o K03, mas nada assim de tão espectacular.
Em termos de consumos está a beber 8 :( (a andar sempre a picar a mula, principalmente em arranques) :)

Abraço.
 
concordo ctg amigo;)
olha a cena k tens na cabeça da tua bomba é no interior ou exterior?
a k falas te k só tem na do 1.6
eu consegui colocar uma cena mas é no interior da bomba

axo k se nota mt diferença amigo eu nnc tive pois os dois motores k tenho são mais antigos mas aquilo com alguns km deve de começar a ficar tapado;)

já agora uma cena e mola da lda deixaram todos a do 1.9grande ou colocaram a super pequena e cheia de força do 1.6?
abraço


meti a do 1.6 td mas destremprei para ficar mais mol que assim encolhe mais rapido logo abre mais cedo a entrada do gazoleo
 
Ja ouvi falar muito mal do 1.6 td mas muitas das pecas para dar mais vida ao aaz provem do 1.6.

Ja agora alguem tem conhecimento daquele kit da oettinger que existia para a bomba 1.6td?Era um kit composto por mola e mais umas pintelhices...

Venham de las as mods desses aaz.

O meu pa semana ja vai levar um turbo a homme,o t2 ta-se a deitar...
 
boa amigo foi algo do gerero k fiz com o meu e notei no turbo;)
isto é k são motores quase nem se mexe e já se tem cv de sobra:rir:
abraço

ainda bem pois assim meter carga torna-se mais facil ja um tdi para dar debito ou pressao ja tem que se gastar dinheiro numa repro ...
a noz a repro e de borla pois e so dar roscas eu ate ando com o kit no carro xave 12/13 e xave de fendas po debito e pressao a claro ja tenho torneira de regulação de pressaode turbo:respect::respect:
 
pois e estive a falar com o lukito by msn durante umas horas e brevemente estara aqui a descrição da aplicação da caixa tdi 90 longa em aaz ..

um abraço a todos e boas mods...
 
Boas

Antes de mais acho que este post vai ajudar bastante o pessoal, com ideias para alterar umas coisinhas nos AAZ.

No meu AAZ apenas tenho:

235000 Km :)
GT15 (às 1500 rpm já se nota o gajo a trabalhar);
IC;
EGR OFF;
Filtro de ar sem aquele tubo frontal,
Mais débito;
Catalizador OFF.

Velocidade máxima:185 Km/h

Pressão do turbo não faço a mínima ideia, ainda tenho que arranjar maneira de passar o tubo do manómetro, já agora se alguém já montou algum será que me pode dizer por onde é que passou o tubinho até ao motor?

Em termos de andamento penso que está relativamente bom, nota-se mais kk coisa do que com o K03, mas nada assim de tão espectacular.
Em termos de consumos está a beber 8 :( (a andar sempre a picar a mula, principalmente em arranques) :)

Abraço.



Boas,
para montares o tubinho para o manometro, nada mais facil, nos aaz, há um tubinho que se encontra ligado no colector de admissão e vai até á cabeça da bomba injectora.
se cortares esse tubo, colocas o T e aí ligas o teu manometro... ficas logo a saber a pressão do turbo e mais sabes directamente a pressão que está a entrar para o motor..
Abraço.
 
Boas,
para montares o tubinho para o manometro, nada mais facil, nos aaz, há um tubinho que se encontra ligado no colector de admissão e vai até á cabeça da bomba injectora.
se cortares esse tubo, colocas o T e aí ligas o teu manometro... ficas logo a saber a pressão do turbo e mais sabes directamente a pressão que está a entrar para o motor..
Abraço.

boas, eu isso sei, o meu problema é por onde é que passo o tubo do habitáculo para o motor. tipo, se é preciso fazer algum buraco na chapa ou assim. abraço.
 
boas, eu isso sei, o meu problema é por onde é que passo o tubo do habitáculo para o motor. tipo, se é preciso fazer algum buraco na chapa ou assim. abraço.

Tens umas tampas em borracha que consegues ver do cofre do motor, mais ou menos na direcção do vaso da agua mas mais pra baixo, eu passei o meu por ai..fazes um furo com uma chave de fendas e passas o tubo do motor pra dentro do carro, depois lá procura perto dos pedais k ele sai por la...
claro que tens de desmontar aquela protecção plastica k tem por cima dos pedais pra teres acesso..

espero ter ajudado! ;)

abraço
 
caixa do tdi90 isso dá algum trabalho tens a 1.6 qual é a referencia?
existe uma do 1.6 mt facil de aplicar e bem mais longa vou ver a referencia
 
ate k enfim um ganda post .os td's ja mereciam um post assim .aqui vai a minha modesta contribuição

setup aaz :

bomba de orige , mas avançada
kkk 14 modificado
cambota do tdi
caixa de filtro de ar stock modificada ( ou seja muito cortada :whistle:)
injectores calibrados ( nao sei a k pressao exactamente)
cabeça amc ligeiramente modificada
bloco rectificado
segmentos em "chromovanadium" ou coisa parecida no nome.
cat off
e por agora e só . quando haver + t€mpo meto + novidades
 
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