ajuda "assobiar" de turbo com menos de 10mil km

Boas,
Acontece que á cerca de 15 mil kilometros, mandei um turbo pra limpar e foi.m dito que ja tinha alguma folga e tal, por isso mandei repara-lo, o 1º turbo reparado durou 600 km, o segundo durou prai 3000km, ate que por fim meti um novo e tirei repro e tudo mais.. e até ai tudo bem... tenho andado co ele ha quase 10 mil kilometros.
desde que mudei o turbo novo ,tenho o carro stock, sem cat e tenho verificado sempre as pressoes no manometro e os picos nao chegam a 1.9 e dps estabiliza cerca de 1.5, penso que seja o normal...

Acontece que ultimamente quando puxo mais por ele, ouço assobiar e ja pressinto que problemas virão!
o assobiar acontece quando ele chega aos 1 e pouca coisa bar, ja vi tubos, ja vi o proprio tubo do manometro e nada :S
e o pior é que nao sinto realmente diferença no andamento..
o que me aconcelham a fazer? o turbo ainda está na garantia, ja avisei o mecanico do barulho, mas como disse tivemos a ver e nao encontra.mos tubos rotos nem nada do genero... ele ate disse que axa que é normal por o carro estar sem cat, mas eu ja ando com ele ao tempo , e nao fazia aquele assobiar.

Opiniões aceitam.s.... Para eu sugerir ao mecanico ele verificar... porque o que eu nao quero e ficar na estrada, e quero andar a vontade.

cumprimentos
 
Qual eh o carro e o turbo que tens para o pessoal poder ajudar-te melhor???.
mas seja o carro que for axo que tem pressoes malucas para um carro stock.
 
Realmente um pico de 1,9 bar para stock...

Que turbo tens? De certeza que não tens fugas? Porque parece que o turbo está a compensar perdas de pressão por algum lado...

Nunca entrou em safe?
 
Qual eh o carro e o turbo que tens para o pessoal poder ajudar-te melhor???.
mas seja o carro que for axo que tem pressoes malucas para um carro stock.

o meu carro, é um ibiza cupra tdi de 2005, motor BPX, turbo 1749vb ( que é o de origem) com menos de 10 mil km... O carro nao faz safes, apenas começou a assobiar, eu agr nem tenho puxado muito por ele, porque acho que nao convem..

Desculpem a nao referencia a isso, mas eu proprio tenho vag-com, e nao dá erro nenhum, estou farto de o ligar e nada!
quando fiz a repro disseram.m que o pico de 1.9bar +- seria normal, a pressao de 1.5 estável tambem.

o manometro ta a contar bem?
pq nao fzr diagnostico c o vag com *a ver se existe algo incorrecto?

o meu manometro está a ler bem, axo, é um defi em vermelho, electrico...
Realmente um pico de 1,9 bar para stock...

Que turbo tens? De certeza que não tens fugas? Porque parece que o turbo está a compensar perdas de pressão por algum lado...

Nunca entrou em safe?

S esta a ter fuga, realmente nao sei, porque ele agora começou a assobiar... como eu disse erros nao dá, tubos ja vi, e parecem estar bem.. vim aqui msm para ter alguma ideia daquilo que devo fazer.

Eskeci.m de dizer tambem, que da ultima vez que mudei o turbo, o meu mecanico disse pra levar o carro á origem dps do turbo montado, pra eles verem os valores dos sensores e tudo mais.. eles viram isso tudo e tambem a pressao da bomba de oleo, a quente e a frio... e estava tudo OK.

cumps
 
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Não sei o que te dizer...

Eu apostava em alguma fuga no sistema, mas os entendidos que se cheguem à frente.
 
Eu amanha vou outra vez ao mecanico, e o carro n sai de lá enquanto n tiver bom...

entretanto s n for mesmo fuga, vou fazer um log, que foi o que ja me disseram pra fazer, mas n convem fazer um log a puxar s tiver uma fuga...

entretanto aceito outras opiniões para tentar ver s encontro o mal daquilo...

cumps
 
No meu caso, era um soprar, não um assobiar, e era a primeira curva de borracha á saida do turbo, tinha um rasgo de 1 cm( nota que só mesmo com a peça cá fora e que se viu o que era.... Sei que nos encaixes é normal entrar areias, e que com a vibração vão gastando o alumínio dos tubos e do IC, e das próprias camas dos vedantes, o ideal seria desmontares a tubagem toda e analisar... eu ando a tentar descobrir, se a EGR quando perde oleo por aquele orificio tambem perde pressão (ar) ...
 
No meu caso, era um soprar, não um assobiar, e era a primeira curva de borracha á saida do turbo, tinha um rasgo de 1 cm( nota que só mesmo com a peça cá fora e que se viu o que era.... Sei que nos encaixes é normal entrar areias, e que com a vibração vão gastando o alumínio dos tubos e do IC, e das próprias camas dos vedantes, o ideal seria desmontares a tubagem toda e analisar... eu ando a tentar descobrir, se a EGR quando perde oleo por aquele orificio tambem perde pressão (ar) ...

o meu n sei ao certo s é soprar ou assobiar, sei que tipo, ao chegar prai aos 1.3 bar, ouve.s msm aquilo a fazer um barulho tipico de ar.. tipo aquelas valvulas blow-off...:S
 
o meu n sei ao certo s é soprar ou assobiar, sei que tipo, ao chegar prai aos 1.3 bar, ouve.s msm aquilo a fazer um barulho tipico de ar.. tipo aquelas valvulas blow-off...:S

es mesmo de braga... nao sei qual eh o mecanico mas em brag tens uma boa casa secalhar te pode resolver isso... nome eh mario&anibel
 
es mesmo de braga... nao sei qual eh o mecanico mas em brag tens uma boa casa secalhar te pode resolver isso... nome eh mario&anibel
Sou mesmo, nunca ouvi falar, o meu mecanico e a Autosatélite, ja vou la ha muito tempo e o meu pai tb, sao amigos longa data.. e nc m falharam..mas ha coisas k sao dificies só por si...

onde é o mario&anibel? eles percebem assim de repros, log e merdas dessas?

o meu mecanico e muito bom, mas disso nem quer sequer saber.. lol
 
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Sou mesmo, nunca ouvi falar, o meu mecanico e a Autosatélite, ja vou la ha muito tempo e o meu pai tb, sao amigos longa data.. e nc m falharam..mas ha coisas k sao dificies só por si...

onde é o mario&anibel?

eles sao especialista em turbos e bom injectoras... fica junto ao campo de futebol de gondizalves
 
oh pa nesse aspecto acho que estou bem servido, n tenho e ning aqui que perceba de repros e Log e assim... e dava jeito isso..
 
ve,na boa,mas é em vale de cambra... lol n queria ir lá.. tu tens repro?
onde ek costumas ir com o teu carro? aqui em braga, acho que nao ha casas pra esses fins, ou se ha nc ouvi falar... lol

nao tenho repro para ja... mas e tenho uma casa conhecida onde tenciono fazer repro... o resto eh tudo feito por mim e por um amigo meu mecanico...
 
o teu problema esta no mapa que tens na centralina, sendo esse um cupra de 2005 motor BPX (igual ao meu) o mapa de origem não é nada amigo dos turbos (chega a fazer picos de 2 bar, mas o verdadeiro problema é que não desce logo do pico e esforça demais o turbo), é um mal geral especifico desse motor. em 2006 com o novo código de motor isso foi revisto e deixaram de ser assim brutos.

no meu caso resolvi o problema antes de partir o turbo, mandei modificar o mapa ao reprogramador para andar sem os tais desvios.
mandei manter a potência original por minha opção, pois chega bem para o meu gasto.
 
o teu problema esta no mapa que tens na centralina, sendo esse um cupra de 2005 motor BPX (igual ao meu) o mapa de origem não é nada amigo dos turbos (chega a fazer picos de 2 bar, mas o verdadeiro problema é que não desce logo do pico e esforça demais o turbo), é um mal geral especifico desse motor. em 2006 com o novo código de motor isso foi revisto e deixaram de ser assim brutos.

no meu caso resolvi o problema antes de partir o turbo, mandei modificar o mapa ao reprogramador para andar sem os tais desvios.
mandei manter a potência original por minha opção, pois chega bem para o meu gasto.

hmmm... ainda bem que m dizes isso.. falei com a pessoa que faz as cenas e ele disse que realmente isso é vrdd!

Oh pa, vou resolver o problema e dps vou fazer isso como tu dissest|
Obrigado por me informares, desconhecia completamente essa situação!
O estranho é que comprei o carro com 120 mil e ele ja está quase com 200 mil km, e só desde o 190 e tal mil é que me começou a dar problemas d turbo, e acredita que eu desde o dia que comprei sempre fui pé pesado!

nao tenho repro para ja... mas e tenho uma casa conhecida onde tenciono fazer repro... o resto eh tudo feito por mim e por um amigo meu mecanico...

Em braga? n conheço nenhuma casa...
Por acaso n tens ning conhecido daqui com cabo pra mexer na centralina?
Queria meter o tal mapa de 2006 ou 2007 dps. o meu colega até ja tem isso pronto, eu ek n tenho cabo pra meter dps....



Cumps
 
Last edited:
hmmm... ainda bem que m dizes isso.. falei com a pessoa que faz as cenas e ele disse que realmente isso é vrdd!

Oh pa, vou resolver o problema e dps vou fazer isso como tu dissest|
Obrigado por me informares, desconhecia completamente essa situação!
O estranho é que comprei o carro com 120 mil e ele ja está quase com 200 mil km, e só desde o 190 e tal mil é que me começou a dar problemas d turbo, e acredita que eu desde o dia que comprei sempre fui pé pesado!



Em braga? n conheço nenhuma casa...
Por acaso n tens ning conhecido daqui com cabo pra mexer na centralina?
Queria meter o tal mapa de 2006 ou 2007 dps. o meu colega até ja tem isso pronto, eu ek n tenho cabo pra meter dps....



Cumps

o noutex tem eh um user do forum... eu tenho o numero ate posso falar com ele...
 
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