Era preciso cada centro ter ao seu dispor uma base de dados extensa de todos os modelos de automóveis com centralina de ligação OBD, incluindo naturalmente as várias versões de cada electrónica que é lançada pela marca. Parece-me complicado manter um monstro desses actualizado e que não haja problemas.
Por exemplo, se a Audi lançou há dois dias uma versão melhorada do software da ECU de um 1.6 TDi (por exemplo), faz essa actualização a um carro que vá fazer revisão + I. P. O., os tipos do centro de inspecções ainda não têm lá aquela versão, e depois? Quer dizer que o carro andou aí na má vida com chiptuning?
Esse diagnóstico por OBD não será mais para ver se o veículo tem falhas em luzes, ligações, etc.? Não sei, estou só a tentar perceber qual objectivo desta lei.
P. S.: Os Smarts não são tão económicos assim, para motores de 0.9 e 1.0 a gasóleo, com aquilo que andam (](*,)), 4 L/100 kM não me cabe na cabeça. 5 L/100 kM consome um VP de 110 cavalos e já é um carro a sério.