Body Control Module (BCM)

Caro DM222,

Aqui ficam as fotos, penso que tirei de todos os ângulos, mas se for preciso mais alguma, agradeço a indicação, sff, do que é pretendido/necessário para identificação do código da peça da fechadura da porta de trás do lado do passageiro.

Desde já, o meu antecipado Obrigado!

FOTO 1:

16ghloy.jpg


FOTO 2:

2vbk011.jpg


FOTO 3:

acaiqo.jpg


FOTO 4:

w06pfl.jpg
 
O código da fechadura é o seguinte:

3C4839016A

Quanto é que lhe devo pelo trabalho?

Já estive no ebay e pequisando por este código encontro no Reino Unido boas propostas (20 e poucos euros já com portes) mas é sempre para VW Passat, mas suponho que isto será normal (no grupo VAG partilham-se muitas peças iguais em modelos distintos), pois o código da peça é que conta, certo?

Já agora, e voltando ao problema das chaves XZN, no que diz respeito à mudança da fechadura consegue indicar-me, sff, quais as medidas que são necessárias? (no caso de os únicos parafusos XZN serem aqueles que veem nas fotos que coloquei, nem é preciso responder pois estes consigo avaliar antes de desmontar)

Obrigado mais uma vez!
 
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Caro DM222,

Obrigado por mais esta dica fundamental.

Estive a ver o seu DIY sobre o desforrar das portas traseiras do Ibiza, e como no meu carro não tenho vidros eléctricos atrás, espero ter mais "espaço para trabalhar" por causa disso. Gostava de não ter de mexer com as guias do vidro, pois fico sempre com receio de depois o funcionamento do vidro não ficar a 100%...

Sobre o vidro, fiquei também apreensivo com aquela parte do processo em que o vidro tem de ficar preso por fita cola...que tipo de fita cola recomenda que seja utilizada? (não quero correr riscos do vidro cair dentro da porta e partir...se isso acontecer lá se vai a poupança pela janela...)
 
quanto a segurar o vidro qualquer fita cola serve, é meter várias tiras a mim nunca caiu nem este perto disso...
 
Para quem está a seguir a história, aqui ficam os últimos desenvolvimentos:

No passado sábado, e já depois de ter comprado a fechadura com a referência indicada pelo companheiro DM222 (obrigado mais uma vez!) procedi à substituição da dita peça na porta traseira do lado do passageiro (escolhi esta fechadura para substituição por ser aquela que tinha mais erros registados no módulo de controlo). No caso do meu carro, não tenho vidros eléctricos atrás e chamo atenção para isso porque considero uma vergonha que no meu Seat Ibiza, o manípulo giratório que sobe e desce o vidro, esteja FIXADO no plástico da forra da porta (não fica fixado na estrutura metálica da porta). Ora, se pensarmos que as fechaduras no Ibiza 6J deveriam ser consideradas um consumível, arrisco-me a dizer que se precisar de trocar três vezes esta mesma fechadura, vou ter de comprar uma forra da porta nova porque parafusos em plástico, para segurar o manípulo giratório do elevador (onde se exerce uma força considerável), é uma bela ideia...para dar lucro à Seat na venda das peças...

Enfim...adiante:

Troquei a fechadura, limpei o registo de erros através do VAG-COM, e testei de forma muito espaçada (tipo hora a hora) a abertura e fecho do carro. Na porta em que troquei a fechadura, esta abriu e fechou sempre bem, sem qualquer problema. Liguei o carro ao computador e verifiquei que, na porta em que mudei a fechadura não existe (pelo menos para já) nenhum registo de erro. Já nas outras portas continuam a acontecer registos de erros, mesmo naquelas que aparentemente estão a funcionar bem.

Portanto, ainda é cedo para tirar conclusões definitivas, mas se as coisas se mantiverem como estão, terei obviamente que concordar com o companheiro DM222, que estava certo desde a primeira hora (eu é que sou muito teimoso e achei difícil a ocorrência de tantos problemas em simultâneo) quando "apostava tudo" em que o problema tinha origem nas fechaduras...

Se assim for, comprarei as fechaduras aos poucos para tentar eliminar o problema por completo, e irei substituindo sempre aquela que tiver mais erros registados no módulo de controle. Só tenho pena de ter enterrado mais de 300 euros no concessionário, quando por 120/130 euros já podia ter comprado e substituído todas as fechaduras...quem é que me mandou ser casmurro?!?!?

Já agora, companheiro DM222, será que depois consegue fornecer-me os restantes códigos das peças das outras 3 fechaduras? Precisa que tire mais fotos? (obrigado, mais uma vez!)

Abraço a todos, e obrigado pelas ajudas!
 
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sim posso, preciso foto a uma das da frente pf.

para vidros manuais nunca removi nenhum, mas se precisar de tutorial posso tentar arranjar.

muda muito em relação aos eléctricos?

cps
 
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sim posso, preciso foto a uma das da frente pf.

para vidros manuais nunca removi nenhum, mas se precisar de tutorial posso tentar arranjar.

muda muito em relação aos eléctricos?

cps

Obrigado desde já! Vou tirar foto a uma das portas da frente e depois coloco-a aqui para que, quando puder, possa fazer o favor de informar os códigos das fechaduras.

Para remover a fechadura segui o seu tutorial à risca, mas nada fiz relativamente aos parafusos que seguram o vidro e o motor do vidro eléctrico (pois não o tenho), mas ao invés disso tive de utilizar uma chave Torx em forma de L para conseguir desaparafusar (no espaço de folga entre a porta e o pano plástico da porta) os três parafusos que seguram o eixo que manualmente utilizamos para subir/descer o vidro.

Assumo que o processo para mudar a fechadura até ficou mais facilitado com a ausência de vidros eléctricos (não é preciso colocar fita cola para segurar o vidro, pois o mecanismo que segura o vidro permanece completamente montado). A única coisa que não me parece ser muito inteligente é o facto da SEAT ter decidido fixar a "roldana principal" (onde se encaixa o manípulo plástico que a nossa mão agarra para fazer subir e descer o vidro) no pano plástico da porta, ao invés de construir, na estrutura da porta, pontos de fixação metálicos para o efeito.

Se o seu objectivo era o de perguntar como é que se remove completamente o sistema manual de elevação dos vidros, tenho de ser sincero e assumir que nem sequer pensei nisso pois tal não é necessário para mudar a fechadura.

Obrigado mais uma vez por tudo!
 
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Caro DM222,

Conforme prometido, aqui ficam as fotos da lombada da porta do condutor:

FOTO 1
23t43yb.jpg


FOTO 2
20f9c7k.jpg


Agradecia então a indicação do código da fechadura da porta do condutor, quando tiver disponibilidade para isso, pois não tenho urgência nenhuma com isso.

Já agora, pelas fotos que já coloquei (primeiramente da fechadura traseira do lado do passageiro e agora da fechadura dianteira do lado do condutor) consegue também informar os códigos para as outras duas fechaduras que faltam, e que ainda não coloquei foto? (se conseguir colocar de uma só vez, os códigos de todas as fechaduras, assim, pelo menos já não o chateava mais com isso...e assim eu ficaria desde já "à pesca" no ebay...caso aparecesse algum negócio imperdível, eu avançaria imediatamente com a compra, pois o mais certo é as restantes fechaduras precisarem todas de substituição - a cada dia que passa, mais me convenço que você tinha toda a razão)
 
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Zarkov, aqui estão os códigos:

Porta Frente Condutor: 3C1837015A
Porta Frente Passageiro: 3C1837016A

Porta Trás Condutor: 3C4839015A
Porta Trás Passageiro: 3C4839016A
 
Zarkov, aqui estão os códigos:

Porta Frente Condutor: 3C1837015A
Porta Frente Passageiro: 3C1837016A

Porta Trás Condutor: 3C4839015A
Porta Trás Passageiro: 3C4839016A

DM222,

Mais uma vez, e porque nunca é demais, agradeço o seu tempo e paciência para comigo e o meu carro!

Numa só palavra, eu diria...fantástico!

Obrigado por tudo!
 
Para os mais curiosos...novidades após o fim de semana:

Decorrida uma semana sobre a mudança da primeira fechadura (porta de trás do lado do passageiro) fiz uma nova verificação de erros à centralina do carro e verifiquei que têm sido registados erros relativamente a duas fechaduras: a da porta do condutor, e a porta de trás deste mesmo lado (do condutor).

Durante esta semana que passou, perdi montes de tempo, pois todas as vezes em que abri o carro (através do comando à distância) dei-me ao trabalho de abrir sempre todas as portas, para verificar se todas abriam, e também para - eventualmente - forçar assim o registo de mais erros na centralina decorrentes de eventuais falhas nos mecanismos das malditas fechaduras.

A maior quantidade de erros registados (quarenta e muitos) ocorreu na porta do condutor, o que confere com a realidade pois esta foi a porta que, se a memória não me falha, não abriu uma única vez (para entrar no lugar do condutor, tive sempre de inserir a chave no canhão na fechadura para rodar assim manualmente o mecanismo e assim abrir a porta).
A outra fechadura com problemas, é a da porta de trás, do lado do condutor, mas nela apenas foram registados 4 ou 5 erros...

Portanto, já está seleccionada a próxima fechadura a ser trocada...a da porta do condutor! (mas ainda não está comprada)

Embora já tenha comprado a fechadura para a porta de trás do lado do condutor (negócio imperdível no ebay graças ao código da peça indicado pelo companheiro DM222 - obrigado mais uma vez!) não a vou montar no carro antes de trocar, primeiramente, a da porta do condutor.

Esta minha decisão é justificada porque, antes de trocar a fechadura da porta de trás do lado do passageiro, os registos da centralina indicavam que a fechadura da porta da frente do lado do passageiro também tinha uma grande quantidade de erros (aliás, esta era a única fechadura das quatro portas que fazia um ruído que não era mesmo nada saudável, o que fez com que dois mecânicos diferentes me tivessem dito que aquela fechadura, de certeza absoluta, já não teria remédio, deveria ser imediatamente substituída...).

Agora, depois de já ter trocado a fechadura de trás do mesmo lado, e decorrida uma semana (bem sei que é pouco tempo para tirar conclusões definitivas) não surgiu nenhum registo de erro nesta fechadura da porta da frente do lado do passageiro, e o ruído estranho que fazia - pelo menos até agora - desapareceu totalmente. Neste caso, o mais prudente será aguardar pelas cenas dos próximos capítulos...

Voltando agora à questão da compra da fechadura para a porta do condutor, tenho procurado no ebay, e pesquiso sempre pelo mais barato (já com portes incluídos), que esteja localizado na Europa (para não ter despesas alfandegárias), e só estou interessado em comprar fechaduras até 4 anos de idade (ano 2013 ou posterior).

Com este meu critério de pesquisa não encontro nada por menos de 47 euros...mas depois encontro uma loja online (com 2 anos de garantia) que vende fechaduras novas, compatíveis, das seguintes marcas aos seguintes preços (já com portes e tudo):

METZGER por 80 euros

BLIC por 84 euros

BUGIAD por 117 euros

VEMO por 106 euros

Alguém já comprou fechaduras destas marcas, têm experiência sobre a sua qualidade e durabilidade?

Será que valem tanto como aquelas que são vendidas e montadas nas marcas do grupo VW? (diga-se de passagem que as do grupo VW não valem mesmo nada, mas aquelas que apresento acima podem valer menos ainda)

Opiniões precisam-se...

Obrigado!
 
por esses preços, já ligaste a um concessionário SEAT ou VW quanto custa nova da marca?

cps

Já liguei à SEAT mas na altura não tinham sistema e por isso ainda não tenho valores. Mas a ideia da VW é de valor, e já agora tento também na Skoda, que não custa nada.

Depois ponho aqui os valores.

Obrigado mais uma vez!
 
os preços devem ser semelhantes em todo o grupo, é a questão do que der mais jeito ir lá.

penso que na marca será mais barato que alguns desses valores.

para trás é mais fácil arranjar usado, porque há o mercado do UK e da Alemanha, enquanto que para a frente normalmente só da Alemanha pois no UK usam outras fechaduras à frente (dado ser rhd).

para trocar a fechadura do condutor é preciso alguns passos extra dado que tem o canhão da fechadura que deve ser retirado antes, e penso não ter guia do vidro portanto nesse aspecto dá menos trabalho.

alguém me corrija se estiver enganado.
 
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os preços devem ser semelhantes em todo o grupo, é a questão do que der mais jeito ir lá.

penso que na marca será mais barato que alguns desses valores.

para trás é mais fácil arranjar usado, porque há o mercado do UK e da Alemanha, enquanto que para a frente normalmente só da Alemanha pois no UK usam outras fechaduras à frente (dado ser rhd).

para trocar a fechadura do condutor é preciso alguns passos extra dado que tem o canhão da fechadura que deve ser retirado antes, e penso não ter guia do vidro portanto nesse aspecto dá menos trabalho.

alguém me corrija se estiver enganado.

Por aqui, os preços nos concessionários oficiais das marcas do grupo VW variam entre 170 euros e 188 euros (valores finais já com IVA)...

Acho que vou voltar para o mercado das fechaduras usadas...é que a vida não está para graças...
 
Caro dm222,

Penso que, para mudar a fechadura da porta do condutor, os tais passos finais que referiste, devem passar pela remoção prévia do canhão onde inserimos a chave, e se for como no Renault Megane (onde já troquei uma fechadura da porta do condutor) será necessário também remover o puxador exterior da porta. Espero perceber quais são os tais passos "extra" a dar, e descobrir sozinho a forma correta de o fazer quando chegar a altura de efectuar a substituição da fechadura da porta do condutor.

Entretanto, para actualizar o ponto de situação, após duas semanas decorridas sobre o momento da substituição da fechadura da porta de trás do lado do passageiro, verifiquei ontem através do VCDS que:

a) Continua a não existir nenhum registo de problemas nas duas fechaduras das portas do lado do passageiro (inclusivamente a fechadura da porta do passageiro, que não foi substituída, deixou de registar qualquer erro após a substituição da sua congénere traseira do mesmo lado);

b) Nesta última semana que passou, continuou a ser incrementado o número total de erros registados na porta do condutor (o que confere com a realidade pois esta porta nunca abriu por fora, a menos que fosse previamente inserida a chave, e rodado o canhão da fechadura manualmente). Enquanto isto, nesta última semana, a fechadura da porta de trás do lado do condutor não incrementou mais nenhum erro.

Face ao exposto, e apesar de já ter a fechadura de substituição para a porta de trás do lado do condutor, penso manter a ideia de substituir primeiramente a fechadura da porta do condutor, para tentar a sorte, a ver se a fechadura da porta de trás também fica resolvida por si mesma.

A ver vamos...
 
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São independentes, o facto de não haver erro na fechadura do passageiro após trocar a de trás é coincidência.

aconselho também a ver se o puxador interior abre igual nas portas todas, se abrir menos em uma delas pode ser o cabo mal encaixado e causar erros por estar a puxar um pouco a fechadura

já me aconteceu!
 
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Caro dm222,

Obrigado pela dica do puxador interior.

Quanto às fechaduras serem independentes, na minha ideia também sempre imaginei que assim fosse, mas sendo independentes como é que se justifica que antes da troca da fechadura de trás, a da frente estava também a incrementar erros de forma gradual e consistente (aliás, a diferença entre a quantidade total de erros da porta da frente e da porta de trás nem era assim tão elevada) e agora depois da substituição da fechadura de trás (bem sei que apenas passaram duas semanas) não apresenta nenhum erro...zero...nada!

E tenho aberto e fechado as portas todas do carro várias vezes ao dia...

Eu já nem quero compreender a(s) origem(ns) do problema(s), já só queria mesmo era que esses problemas acabassem de uma vez por todas!

Pareço estar a caminhar na direcção certa...oxalá assim se confirme!
 
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