Para os mais curiosos...novidades após o fim de semana:
Decorrida uma semana sobre a mudança da primeira fechadura (porta de trás do lado do passageiro) fiz uma nova verificação de erros à centralina do carro e verifiquei que têm sido registados erros relativamente a duas fechaduras: a da porta do condutor, e a porta de trás deste mesmo lado (do condutor).
Durante esta semana que passou, perdi montes de tempo, pois todas as vezes em que abri o carro (através do comando à distância) dei-me ao trabalho de abrir sempre todas as portas, para verificar se todas abriam, e também para - eventualmente - forçar assim o registo de mais erros na centralina decorrentes de eventuais falhas nos mecanismos das malditas fechaduras.
A maior quantidade de erros registados (quarenta e muitos) ocorreu na porta do condutor, o que confere com a realidade pois esta foi a porta que, se a memória não me falha, não abriu uma única vez (para entrar no lugar do condutor, tive sempre de inserir a chave no canhão na fechadura para rodar assim manualmente o mecanismo e assim abrir a porta).
A outra fechadura com problemas, é a da porta de trás, do lado do condutor, mas nela apenas foram registados 4 ou 5 erros...
Portanto, já está seleccionada a próxima fechadura a ser trocada...a da porta do condutor! (mas ainda não está comprada)
Embora já tenha comprado a fechadura para a porta de trás do lado do condutor (negócio imperdível no ebay graças ao código da peça indicado pelo companheiro DM222 - obrigado mais uma vez!) não a vou montar no carro antes de trocar, primeiramente, a da porta do condutor.
Esta minha decisão é justificada porque, antes de trocar a fechadura da porta de trás do lado do passageiro, os registos da centralina indicavam que a fechadura da porta da frente do lado do passageiro também tinha uma grande quantidade de erros (aliás, esta era a única fechadura das quatro portas que fazia um ruído que não era mesmo nada saudável, o que fez com que dois mecânicos diferentes me tivessem dito que aquela fechadura, de certeza absoluta, já não teria remédio, deveria ser imediatamente substituída...).
Agora, depois de já ter trocado a fechadura de trás do mesmo lado, e decorrida uma semana (bem sei que é pouco tempo para tirar conclusões definitivas) não surgiu nenhum registo de erro nesta fechadura da porta da frente do lado do passageiro, e o ruído estranho que fazia - pelo menos até agora - desapareceu totalmente. Neste caso, o mais prudente será aguardar pelas cenas dos próximos capítulos...
Voltando agora à questão da compra da fechadura para a porta do condutor, tenho procurado no ebay, e pesquiso sempre pelo mais barato (já com portes incluídos), que esteja localizado na Europa (para não ter despesas alfandegárias), e só estou interessado em comprar fechaduras até 4 anos de idade (ano 2013 ou posterior).
Com este meu critério de pesquisa não encontro nada por menos de 47 euros...mas depois encontro uma loja online (com 2 anos de garantia) que vende fechaduras novas, compatíveis, das seguintes marcas aos seguintes preços (já com portes e tudo):
METZGER por 80 euros
BLIC por 84 euros
BUGIAD por 117 euros
VEMO por 106 euros
Alguém já comprou fechaduras destas marcas, têm experiência sobre a sua qualidade e durabilidade?
Será que valem tanto como aquelas que são vendidas e montadas nas marcas do grupo VW? (diga-se de passagem que as do grupo VW não valem mesmo nada, mas aquelas que apresento acima podem valer menos ainda)
Opiniões precisam-se...
Obrigado!