caracteristicas a aplicar na repro duma 1.4TDI???

Ora muito bem... a minha 1.4tdi faz cerca de 20km por dia para trabalhar, e ao fim de semana mais um pouco. Normalmente conduzo para consumos (devagar) mas queria coloca-la no ponto... loool

Sei que o maximo numa repro e 105-110cvs e o ideal por volta dos 95cv. Ora bem, como tendo uma mecanica original, prefiro ficar pelos 90-95cvs e agora vem a minha duvida, pela qual quem ja fez e quem percebe me possa responder.

Deve ser a repro aplicada nas baixas? Sera a melhor opcao para a mecanica original? ou mais para o meio/altas?

Deve ter ou nao corte, pois, conduzo maioritariamente em nacionais, e ai, ponta nao me interessa, ne?

Aviso desde ja que sei k vai desgastar a embraiagem mais rapidamente e o proprio turbo.


O que pretendo neste topico, e saber que tipos de repros tem sido feitas nas 1.4tdi, e obter ideias e feedback do pessoal!

Abc
 
Para consumos pede baixas, para andar pede altas :D
Se queres baixar os consumos convém ter mais binário em baixas para não ser preciso esmagar tanto o acelerador.
 
So que o aumento do binário advem do incremento do combustível! É um pau de dois bicos.

Como é obvio se o pedal tiver lá no fundo com o carro chipado quer seja pra altas, baixas, vermelhas, azuis ou o que seja bebe sempre mais :D
A minha opinião, para o meu estilo de condução e percursos com mais binário em baixas faço melhores consumos.
 
Ora nem mais. Eu vou ser muito sincero pelo (pouco, confesso) que tenho aprendido a elaborar as minhas repros : Não há milagres.
Se queres andamento, tens que meter combustível (gasóleo). Se queres aproveita-lo melhor, tens que lhe dar comburente (ar) e avanço (altura em que o combustivel é injectado).. Tudo isto dentro de certos parametros de segurança , lógica e também subindo alguns limitadores.

O "pisar menos", é uma questão de afinação. Mas se o carro andar mais assim, significa que para esse menor curso do acelarador, ele já está a injectar aquilo que antes injectava com um curso maior. Na minha opinião, até podes gastar mais assim, pois a injecção fica mais sensível ao curso inicial do pedal.

Há muitas formas de cozinhar o bacalhau. Se queres cavalos, tens que ter altas, pois os cavalos sao calculados com binario x rotação.
Até podes ter um carro com mais cavalos e não sentires aquele "kick", pois só vais ter gasoleo em altas.
Ou um carro com um bom "kick" e depois em altas nao é nada do outro mundo.

Na minha opinião, se queres um bom compromisso entre fiabilidade, potência e fumo, não iria além desses 90/95 cavalos, cujo binário pode ser distribuído de varias formas, com maior incidência nos médios regimes. Um pouco mais de baixas para nao teres o típico fosso e um pouco mais de altas para náo o sentires a fraquejar.

Vai-te informando ;) Boa sorte.


So que o aumento do binário advem do incremento do combustível! É um pau de dois bicos.
 
Já agora... não tem nada haver e ao mesmo tempo tem...

Há possibilidades de ter o meu turbo do manco a dar as ultimas...
Tendo que reparar/trocar, prefiro trocar e a trocar, aproveito e meto algo mais fortezito :D

Já vi o Njoy a vender um 1749SV que pelos vistos já é plug n play mas digamos que o orçamento não é assim tão abrangente :D e tb diga-se de passagem, não espero grandes ganhos para justificar tamanho investimento...

Não recomendam algo que seja relativamente fácil de instalar e a preços bacanos? Tipo usados em bom estado ou algo do género...

Era só para aproveitar se tiver de mudar turbo e meter algo maiorzito... claro que esta situação só se confirma se tiver mesmo o turbo lixado...
 
Last edited:
O carro sem combustível, não anda. :rolleyes:

Eventualmente, haverá combustível que o motor consiga aproveitar melhor em determinadas faixas de rotação, já fruto da propria maneira como o motor foi concebido por si só.

Mas também tenho verificado por experiência, que após alteração dos valores do mapa de voltagem, o computador de bordo se torna mais amigo e nos dá valores de consumo mais baixos. Será por "pisar menos" e andar o mesmo? Não, o CB é apenas enganado, pois no papel os valores de consumos são iguais, ou superiores se o nosso pé for pesado. ;)
Mas esse valor do consumo dado pelo CB é corrigível pelo vag-com em alguns carros, mas " esquecem-se " de o corrigir :whistle:

Não é assim tão linear...
 
Eventualmente, haverá combustível que o motor consiga aproveitar melhor em determinadas faixas de rotação

Era isso que me referia, se alteras quantidades de combustivel, voltagens da bomba, pressões, avanços, etc... não é assim tão linear porque não é só a quantidade injectada que está em jogo!
Acredito que as diferenças não sejam muito grandes mas se calhar "adaptadas" ao estilo de condução do condutor pode notar-se nos consumos.
Eu notei, ficheiro com mais baixas deu médias do dia-a-dia mais baixas porque faço muita cidade.

Já agora... não tem nada haver e ao mesmo tempo tem...

Há possibilidades de ter o meu turbo do manco a dar as ultimas...
Tendo que reparar/trocar, prefiro trocar e a trocar, aproveito e meto algo mais fortezito :D

Já vi o Njoy a vender um 1749SV que pelos vistos já é plug n play mas digamos que o orçamento não é assim tão abrangente :D e tb diga-se de passagem, não espero grandes ganhos para justificar tamanho investimento...

Não recomendam algo que seja relativamente fácil de instalar e a preços bacanos? Tipo usados em bom estado ou algo do género...

Era só para aproveitar se tiver de mudar turbo e meter algo maiorzito... claro que esta situação só se confirma se tiver mesmo o turbo lixado...
Na minha opinião ao gastar dinheiro nisso é para colocar algo com GV. vnt15 do 110, kkk do 130, vnt17va ou até mesmo vnt17vb, depende dos preços que arranjares e do que pretendes.
Para GV não esquecer das respectivas adaptações necessárias.
 
Last edited:
O que se aprende por aqui!!! :D

So uma coisa... alguem me explica a razao pela qual se aumenta ao relantim? Tipo 903rpm para 950rpm?

Abc
 
Sinceramente, apesar de nem todos permitirem ir tao alto (sem repro), nao vejo vantagem. 903 ja é um valor alto para um Diesel.

AA950 o relantim, ja nao soa bem. Isso só se justifica em carros com alteraçoes mecanicas fortes, em que a rotaçoes "normais" de relantim, não consigam estabiliza-lo.
 
Ainda assim, costumas alterar o avanço em baixas? O meu avanço em baixas é igual a Stock. Apesar de na A4 , o mapa de avanço nao ser igual ao da GTTDi, mas "compatível" na dimensão e similar em altas.

A unica alteraçao que faço em "baixas", é ao relantim. Avanço = 0º. Fica ligeiramente mais silencioso. :D

Era isso que me referia, se alteras quantidades de combustivel, voltagens da bomba, pressões, avanços, etc... não é assim tão linear porque não é só a quantidade injectada que está em jogo!
Acredito que as diferenças não sejam muito grandes mas se calhar "adaptadas" ao estilo de condução do condutor pode notar-se nos consumos.
Eu notei, ficheiro com mais baixas deu médias do dia-a-dia mais baixas porque faço muita cidade.


Na minha opinião ao gastar dinheiro nisso é para colocar algo com GV. vnt15 do 110, kkk do 130, vnt17va ou até mesmo vnt17vb, depende dos preços que arranjares e do que pretendes.
Para GV não esquecer das respectivas adaptações necessárias.
 
A minha opinião é simples!
Não se faz omoletes sem ovos. Logo potencia com menos consumo é mentira. Se assim fosse, esses "inginheros" eram de imediato contratados pelas marcas de automóveis e eram muito bem pagos para mostarem esses dotes. Andas o mesmo com menos combustível ou andas mais com o mesmo que anteriormente. Desculpem lá, mas isso nao existe. E fiem-se no CB que vão no bom caminho!
 
Ja vi que acaba sempre por beber mais que o de origem... isso eu sei. mas digamos, nao abre os extremos?

EX:

Origem: Mínimo(devagar) = 4L --- máximo(a puxar): 8L

Repro: Mínimo = 3.5 --- máximo: 10L

Ou e mesmo um erro do CB? No fundo, deve-se tirar algum partido duma repro, e será só potência, disparo, rapidez? Ou consegue-se mesmo reduzir ligeiramente aos consumos?
 
A minha opinião é simples!
Não se faz omoletes sem ovos. Logo potencia com menos consumo é mentira. Se assim fosse, esses "inginheros" eram de imediato contratados pelas marcas de automóveis e eram muito bem pagos para mostarem esses dotes. Andas o mesmo com menos combustível ou andas mais com o mesmo que anteriormente. Desculpem lá, mas isso nao existe. E fiem-se no CB que vão no bom caminho!
A minha teoria baseia-se na adaptação do comportamento do carro ao condutor. A seat quando fez o manco de certeza que não teve carradas de engenheiros a fazer um ficheiro para mim! Para eles é só números, querem o melhor compromisso para o publico alvo, são feitos muitos estudos de mercado e fazem para ir de encontro às necessidades do maior número possível de pessoas.
E o meu carro não tem CB! Regra de 3 simples entre os km's que andou e litros que lá meti dentro.

Origem: Mínimo(devagar) = 4L --- máximo(a puxar): 8L

Repro: Mínimo = 3.5 --- máximo: 10L

Ou e mesmo um erro do CB? No fundo, deve-se tirar algum partido duma repro, e será só potência, disparo, rapidez? Ou consegue-se mesmo reduzir ligeiramente aos consumos?
Não lligues ao CB, eles já não marcam bem de origem quanto mais chipados!
Quantos aos consumos eu apostava mais em min: 3.8L :D
 
Back
Top