obrigado vento pela explicaçao, andava ver mais molas do que coils porque quero so baixar um pouco. andei a ler este topico quase todo mas vejo é pessoal a querer rebaixar ainda mais do que o maximo dos coils xD é so brutos hehe.
coils JOM vale apena nos 6l?
No Seat Ibiza 6L consegue-se sempre melhores resultados com um kit de coilovers, nomeadamente das marcas AP, ST e KW, tendo um nível de conforto superior em comparação a um kit de molas de rebaixamento + amortecedores OEM ou aftermarket (Bilstein, Koni, etc..).
Se pesquisares um pouco pelo fórum, vais verificar um feedback constante de um conforto idêntico ou superior a suspensão de origem, mesmo tendo rebaixado com um kit de coilovers. Atenção isto é sobre o Seat Ibiza 6L (ou 6J visto utilizar o mesmo chassis), para o 6K2 e 6K a história é outra.
Coilovers não é nada mais do que um conjunto mola + amortecedor, contudo com o prato de apoio das molas móvel (roscas de afinação).
O conforto é diretamente proporcional ao rebaixamento efetuado, ou seja, grande rebaixamentos = ausência de conforto = menor curso no amortecedor. Rebaixamentos ligeiros = maior conforto = mais curso no amortecedor disponível.
É diferente mas de todo idêntico. A base em si é igual, apenas reforçado. Suspensão, travagem, motores, etc., podem ser trocados entre 6L e 6J sem grandes ou nenhuma modificação, o que é também verdade para o polo 9n e 6r, Skoda fabia, Audi A1, vw fox, etc..
O chassis do 6J, também conhecido como o PQ25 é uma "progressão" do chassis 6L, também conhecido por PQ24.
Um coilover é nada mais do que um conjunto mola + amortecedor. Não existe uma manutenção que seja necessário efetuar mensalmente ou anualmente, tal como é na suspensão de origem, a não ser do cuidado a ter com cada alteração na regulação das roscas (limpar bem, soprar com ar comprimido, lubrificar, etc..). Se desconfiar que os amortecedores estejam desgastados ou em fim de vida pode-se substituir as cargas de amortecedor com ou sem a estrutura exterior completa (depende do coilover, marca/modelo, etc.), o que aplica-se também com qualquer outro tipo de suspensão (excluindo as pneumáticas).
O que é aconselhado com a montagem de qualquer suspensão nova é de substituir os cabeçotes de apoio da suspensão.
Se necessitares de peças de substituição, envia PM
aqui alguém com feedback de XYZ em 6k2 ? superiores aos AP? cumps pessoal
[FCS]alfamax;2308448 disse:Não se pode comparar uns XYZ com uns AP ... os XYZ são para quem quer performance, os AP estão no patamar conforto/qualidade . XYZ sem dúvida muito superior, mas é como comparar um Porsche a um Laguna
Se tens €'s e queres algo para puxar a sério, sem dúvida vai para os XYZ.
Abraço.
Alfa, olha que os meus XYZ estão bem confortáveis! Estão melhores que os antigos KW V2...
boas pessoal,
montei fk no 6k2 mas o carro ao virar faz um estalito parece as molas a saltarem do sitio.
os topos da suspensao ja nao estao em grande estado, será que poderá ser dai?
cumprimentos