há muito que não dizia nada aqui,mas vou mandar o meu pequeno bitaite.
assim a discutir e a mostrar estas cenas(como essas fotos e outras coisas) é que podemos aprender todos um pouco, espero eu.
acho que primeiro convém dizer o que faz criar pressão numa compressora dum turbo, não é a pressão de escape mas sim a velocidade dos gases de escape ao passarem pela geometria e posteriormente pela turbina. Penso que nao estou a dizer nenhuma asneira.
Depois disto ha que ver que, o inox é um material que dissipa mal o calor mas que isso até poderá ser bom dentro dos limites, quanto maior a temperatura nestes, maior será a velocidade dos gases de escape dentro destes, logo, maiores pressões à saida da compressora. Apesar disto tudo que eu penso que não terá sido tido em conta, o tubo inox com parede mais fina conseguirá igual resistência ao ferro com uma parede mais grossa, aliado à reduzida corrosão, facilidade de trabalho e soldadura( qq tig solda isso como deve ser) penso que só o facto de se eliminar a ligação entre os cilindros todos como é caso dos colectores dos 1.6GTD já é uma enorme vantagem na extração dos gases de escape. Para além disso se os tubos primários tiverem exactamente o mesmo comprimento é outro factor importantíssimo.
seguido a isto, uma vez que se escoam muito melhor os gases de escape irão reduzir-se as EGT's contribuindo assim para uma melhor dissipação de calor, independentemente do material utilizado.
just my 1,5 cents
grande abraço a todos vós