Começamos mal.. turbo foi-se

Olá

Tenho o meu Ibiza TD há 2 semanas e já está com problemas..tava a fazer um barulho esquesito, fui ao mecânico..é o turbo que deu o que tinha a dar.

Fui à stand onde comprei o carro, mas dizem que a garantia não cobre isso, que o turbo não faz parte do motor..
No papel que diz o que a garantia cobre, realmente aparece lá a dizer que o turbo não está incluido..mas acho estupido pois o turbo faz parte do motor.

Vou hoje a uma entidade que trata destas coisas a ver o que se pode fazer.

Queria era saber se o turbo de um Golf 3 TD de 1994 é o mesmo do meu carro..e se dá para meter no meu facilmente.

Obrigada:)
 
Olá

Tenho o meu Ibiza TD há 2 semanas e já está com problemas..tava a fazer um barulho esquesito, fui ao mecânico..é o turbo que deu o que tinha a dar.

Fui à stand onde comprei o carro, mas dizem que a garantia não cobre isso, que o turbo não faz parte do motor..
No papel que diz o que a garantia cobre, realmente aparece lá a dizer que o turbo não está incluido..mas acho estupido pois o turbo faz parte do motor.

Vou hoje a uma entidade que trata destas coisas a ver o que se pode fazer.

Queria era saber se o turbo de um Golf 3 TD de 1994 é o mesmo do meu carro..e se dá para meter no meu facilmente.

Obrigada:)

Tives-t azar.....mas toda gente quer se safar é o costume.... o teu carro é de que ano? em principio nao há problema em trocares pelo turbo do golf
 
Nem me falem fiquei pior que estragada.

Tinha um Punto que só dava problemas, este parecia impecável e agora isto..e o pior é que há 2 dias mandei vir um elevador para o vidro eléctrico que já não foi barato.

A minha ibiza é 1995. se esse turbo do golf der no meu então se calhar vou meter esse, pois arranjo-o a um bom preço.

gosto de retribuir..mas não percebo nada de turbos.. e para esse golf que recomendam por la que não dê muito trabalho?

se souberem de algum agradecia.

obrigada :)
 
vai ao stand onde compraste o carro que tens garantia de tudo durante um ano nao e so motor e caixa
ja saiu uma lei que se comprares um carro mesmo que a garantia so cubra motor e caixa eles sao obrigados a dar garantia de todo o carro
nao te deixes enganar
boa sorte
 
vai ao stand onde compraste o carro que tens garantia de tudo durante um ano nao e so motor e caixa
ja saiu uma lei que se comprares um carro mesmo que a garantia so cubra motor e caixa eles sao obrigados a dar garantia de todo o carro
nao te deixes enganar
boa sorte

É verdade, mas se ela assinou o contrato de garantia nada feito. Ao assinar está a concordar c akelas condiçoes.
 
Infelizmente não há mesmo nada a fazer.

Fui ao centro de informação e arbitragem e por ter no contrato que a garantia não cobre turbo não há nada a fazer..

eu quanto vendi meu carro ainda gastei dinheiro nele para ir direito e esta stand podia mesmo assim fazer algo..mas parece que não quer ganhar mais clientes..

Não me vou chatear mais com isso..não vale a pena.. vou ficar com o turbo do golf que falei..

Ele parece que anda a procura do turbo da ibiza de 110 cv..qualquer coisa 17 já não me lembro..

Será que vocês sabem de algum? Agradecia a gentileza, pois só vou ficar com o turbo desse golf, quando ele arranjar o tal que quer.

Obrigada :cool:
 
o do ibiza 110 é um VNT 15 arranjas por ai por 150€ mais coisa menos coisa!
boa sorte
P.S. o meu turbo partiu e a "garantia" chegou-se á frentecom metade do turbo e apenas pq eu não tinha as revisões carimbadas. Isso depende dos stands e esse são intrujas
 
VNT1749V - VNT15 é igual só muda a nomenclatura e uma mariquice qq...

Tu no teu deves ter um GT1544S que no Golf é igual...
Tanto no 1.6GTD como no 1.9TD/TDI90HP´s

Apesar de alguns saírem(mas poucos) com um KKK
 
Obrigada pela explicação.

e esse que turbo que falaste é igual nas ibizas tdi? nas de 90 cavalos e 110?
A de 110 deve ser melhor

Obrigada :)
 
Obrigada pela explicação.

e esse que turbo que falaste é igual nas ibizas tdi? nas de 90 cavalos e 110?
A de 110 deve ser melhor

Obrigada :)


Atençao, que se o teu carro for um tdi90cv o turbo do 110cv encaixa la direitinho, mas é um turbo diferente, visto que o de tdi90cv estamos a falar de um com geometria fixa, no caso dos tdi110 são de geometria varivél, a não ser que tenha tido sorte que alguns tiveram, em teres um tdi 90cv com geometria variavel.
 
É verdade, mas se ela assinou o contrato de garantia nada feito. Ao assinar está a concordar c akelas condiçoes.

ne sera bem assim, porque algo desta "grandeza" a meu entender a assinatura dela so e valida apos ser reconhecida pelo notario... kem garante k por ventura nao haja trafolhice no papel da parte do stand ?? :ideia:
 
ne sera bem assim, porque algo desta "grandeza" a meu entender a assinatura dela so e valida apos ser reconhecida pelo notario... kem garante k por ventura nao haja trafolhice no papel da parte do stand ?? :ideia:

encontrei isto no forum clubgolf que foi retirado do saite da DECO
espero que ajude

De acordo com a lei, o vendedor está obrigado a garantir o bom funcionamento de um automóvel durante um ano, independentemente de este ser novo ou usado. No entanto, este prazo é o mínimo. Assim, se o vendedor conceder uma garantia superior, será o prazo correspondente (por exemplo, dois anos), e não o previsto na lei, que se aplica. O mesmo já não sucede se o vendedor estipular um prazo de garantia inferior a um ano. Nesse caso, aplica-se o prazo legal, de um ano.

Convém ainda ter presente que o consumidor, se detectar defeitos no automóvel, deverá dar conhecimento deles ao vendedor, no prazo de 30 dias contados da data em que se apercebeu deles, sendo aconselhável que o faça por carta registada, com aviso de recepção, guardando uma cópia para si.

A que situações devo prestar atenção?

Infelizmente, é fácil encontrar vendedores que tentam enganar o consumidor, impondo-lhe regras que são contra a própria lei. É disso exemplo:

- dizer que a garantia é de apenas seis meses. Neste caso, independentemente de tratar-se de um carro novo ou usado, aplicar-se-á o prazo legal, que é de um ano;

- quando se trata de um carro usado, dizer que apenas algumas das partes do veículo se encontram abrangidas pela garantia. Evidentemente, o carro, no seu conjunto, está abrangido pela garantia, de modo que, se ocorrer alguma avaria num dos componentes “excluídos” pelo vendedor, nem por isso este deixará de ser responsável pela sua reparação;

- dizer que a garantia é de três anos ou de dez mil quilómetros. Neste caso, mesmo que o consumidor faça os tais dez mil quilómetros antes do decurso de um ano, o vendedor terá de responder pelos defeitos que o automóvel vier a apresentar, até perfazer a garantia mínima legal.

Quais os direitos do consumidor?

Perante o fornecimento de um automóvel que apresente defeitos, com a excepção dos casos em que o consumidor foi previamente informado sobre os mesmos e, ainda assim, celebrou o contrato, pode exigir, mesmo que o vendedor não tenha culpa do sucedido, a reparação do automóvel, a sua substituição por outro de características semelhantes (quando a reparação não for possível) ou a rescisão do contrato (o que só ocorrerá em último caso).

A lei prevê ainda uma quarta hipótese, que é a redução do preço, mas a sua aplicação a estas situações, salvo casos muito pontuais, não faz grande sentido. Além disso, o consumidor tem direito a receber uma indemnização pelos prejuízos que eventualmente tenha sofrido em virtude do fornecimento de um automóvel com defeitos.

Se a entidade visada se recusar a respeitar os direitos do consumidor, este poderá dar entrada a uma acção em tribunal, no prazo de seis meses a contar da data em que deu conhecimento dos defeitos ao vendedor. Para o efeito, terá de contratar os serviços de um advogado.
-------------------------------------------------------------------------------------
cuidados a ter na compra de carro usado...

e se tratar de um veículo usado, os cuidados deverão, naturalmente, ser maiores e o consumidor deve ter em conta:

- o preço . Poderá consultar uma revista da especialidade e, depois, comparar o preço que aí é referido com aquele que o vendedor pede (deve desconfiar quando o vendedor pede um preço inferior ao que vem nas revistas da especialidade);
- a quilometragem que o automóvel apresenta. Há que ter em conta que os valores indicados nas revistas se referem a veículos que tenham percorrido quinze mil quilómetros (carros a gasolina) ou vinte e cinco mil quilómetros (carros a diesel) por ano. Se o automóvel apresentar uma quilometragem superior à média anual, tal dever-se-á a um uso intensivo, podendo indiciar que o veículo já não estará em grandes condições. Se, pelo contrário, apresentar uma quilometragem inferior à média anual, isso poderá dever-se a pouco uso. Mesmo assim, há que ter cautela, pois a pouca quilometragem poderá ter como causa acidentes, avarias graves ou a falsificação do conta-quilómetros (que é punida por lei como crime de falsificação de documentos, constituindo, também, um crime de burla).

Que garantia tem o veículo usado?

Os veículos usados adquiridos junto de um comerciante estabelecido (excluem-se, portanto, os casos em que se compra o automóvel a um particular) terão de ter, pelo menos, um ano de garantia, devendo exigir-se sempre um documento do qual conste a data em que o mesmo foi entregue ao consumidor. Nos casos em que o comerciante tenta vender um contrato de garantia, há que ter o cuidado de verificar se esse mesmo contrato não se limita a reproduzir aquilo a que legalmente o consumidor já tem direito ou se, pelo contrário, vem excluir da garantia determinadas componentes ou situações que deveriam estar abrangidas.

O contrato de compra está sujeito a alguma forma em especial?

Não, mas será sempre aconselhável que o contrato de compra e venda seja celebrado por escrito, dele constando, de forma clara, o preço, as condições de pagamento, a matrícula, o ano, a quilometragem e as características principais do automóvel.

E no que respeita ao automóvel, quais os aspectos a ter em conta?

No exterior , o consumidor deverá verificar o estado da carroçaria e da pintura (ferrugem, bolhas, riscos, diferenças na cor da pintura), os pára-choques, os faróis e os espelhos retrovisores (se estão bem fixos, se não estão partidos, etc.), o estado das borrachas dos vidros, dos limpa pára-brisas e dos vidros (se não estão partidos, estalados ou riscados).

Já no interior, há que verificar o estado do painel de instrumentos, dos bancos, dos tapetes, do forro do chão (ver se está ferrugento ou roto), dos cintos de segurança, dos pedais, da alavanca das mudanças (se existem folgas na caixa de velocidades e estado da própria alavanca) e do travão de mão. Testar os vidros (baixar e subir) e os puxadores e verificar se as rodas obedecem aos movimentos do volante também será boa ideia.

Mais alguma coisa?

O consumidor deve ainda verificar:

- o estado dos pneus e dos amortecedores;
- debaixo do capô: se os guarda-lamas têm ferrugem do lado de dentro; o aspecto geral do motor, dos vários componentes de borracha e do radiador; procurar sinais de fuga de óleo; analisar o estado dos cabos eléctricos; verificar se a ventoinha do alternador funciona; prestar atenção aos níveis de óleo e do líquido do radiador;
- na mala: o estado da pintura no interior da bagageira; o estado dos amortecedores da porta da mala; a existência e o estado do pneu sobresselente, do triângulo de pré-sinalização e do estojo de ferramentas;
- debaixo do automóvel: o estado das rodas, do chão exterior, da panela e tubos de escape, do catalisador, dos tubos de óleo e de gasolina e do carter (se não está danificado).

Antes de tomar a decisão, o consumidor deve efectuar um teste de estrada e ter em atenção o comportamento geral do veículo. Recomenda-se que utilize um circuito o mais diversificado possível e que varie a velocidade. Nesse teste, deve prestar a tenção, entre outros, ao desempenho do motor (o veículo pega bem e responde bem aos comandos dos pedais?), aos travões, à embraiagem, aos amortecedores, à existência de ruídos (motor e amortecedores) e à temperatura do motor.

Em caso de litígio, a quem recorrer?

Tratando-se de um veículo usado, o consumidor poderá, se não pretender levar o caso a tribunal, recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel.
 
Livro de reclamações, DECO, etc .... isso é tudo treta! Só dá chatices e despesas pra quem quer correr atrás de alguma coisa errada, isso é um facto comprovado! Até na própria Seat fui enganado pelo vendedor e depois de ter recorrido a todos os órgãos possíveis, o que não resultou em nada, ele só assumiu o que devia depois de eu ter esperado ele sair do stand e ter mostrado a força do punho... infelizmente teve de ser assim.
Boa sorte com isso.
 
Advogados e tudo mais dá muitas despesas e não posso meter-me em mais.

No sábado ao tirar o turbo estragado, o mecánico reparou numa fuga de óleo no motor.quando eu comprei o carro vi dias depois que tava a perder óleo, fui à stand e eles mandaram-me a um mecanico que tratou da fuga.disse que estava no minimo quando meteu.

o meu mecanico agora disse que o turbo pode ter-se estragado por ter ficado sem oleo. a fuga que agora tem ele disse que era na junta da culaça (não sei como se escreve) e que fica caro reparar, mas que como é no motor, eles são obrigados a dar garantia.
falei com um amigo que me sugeriu ir a advogada, e caso ela diga que tenho razão, mandar arranajr o carro na seat, para ser mais caro. se der vou fazer isso, é o que eles merecem.

ainda ontem a bomba do carro da minha tia avariou, foi a stand e o papel da garantia também dizia que só cobria o motor e caixa, mas os senhores da stand disseram que arranjavam na mesma. sorte para ela, azar para mim.

tou a espera que o meu colega meta o turbo no golf dele, para meter o dele no meu, mas parece que não é uma coisa fácil de fazer e anda a ver o que é preciso e onde meter.

Obrigada :)
 
Boas,

Na minha modesta opiniao , não deverias ter mexido em nada do carro e ido logo la sem arredar o pe para que ele assumisse a reparação , ate pq agora o vendedor pode pegar com isso ,dizendo que isso so aconteceu pq andaram la a mexer depois de o ter vendido a ti...
 
Não é assim. fui lá várias vezes, fui a uma advogada e disse-me que não havia nada a fazer,que ia eu fazer?

preciso do carro para trabalhar..espero com a fuga de oleo dar-lhes o que merecem.
 
Back
Top