Continuando para a aplicação dos leds...
Confesso que me deu um pouco mais de trabalho devido à quantidade de fios e pensar como aplicar tudo mas escondendo o máximo possível!
O kit que comprei não chegou a 7€ e foi este
https://www.ebay.com/itm/4pc-9LED-Remote-Control-Colorful-RGB-Car-Interior-Floor-Atmosphere-Light-Strip/401247735065?ssPageName=STRK:MEBIDX:IT&_trksid=p2057872.m2749.l2649 .
O mesmo vem com 16 cores diferentes, e com 4 níveis de regulação da intensidade da luz.
Vem com uma entrada de isqueiro para quem quiser ligar ao isqueiro e utilizar assim. Eu pessoalmente quis esconder o máximo possível e por isso mesmo, apesar de ter um adaptador de USB para isqueiro, preferi fazer as ligações por baixo da consola.
Mais uma vez, os entendidos de eletrónica podem utilizar conhecimentos para fazer ligações para ligar quando as portas abrem ou então ligar quando se ligam os médios, etc etc. Eu optei por fazer a ligação ao interruptor que falei anteriormente e assim ligar as luzes quando me apetece, embora ache que fazer a ligação aos médios, também seja uma excelente ideia mas que requer mais conhecimento que eu não possuo ...
O kit tem um transformador que numa ponta saem 5 fios, que são 4 (1 para cada um dos 4 leds) e 5º é um pequenino que é o receptor de sinal do comando. Do outro lado temos a ligação de alimentação com o fio positivo e negativo, que termina com a entrada do isqueiro.
Em esquema, é algo do género:
(Os fios que eu discrimino como positivo e negativo, neste caso julgo que são da mesma cor e é preciso verificar qual deles é o positivo e o negativo!)
Resumindo, o que eu fiz foi cortar os fios de positivo e negativo que alimentam o transformador para fazer a ligação por dentro da consola e assim não se ver nada ! Ou seja, liguei o fio positivo do transformador ao fio positivo que ia do interruptor para a tomada USB e liguei o fio negativo do transformador ao fio negativo que ia do carro para a tomada USB.
Isto significa que: Se eu ligar o interruptor a tomada USB e os leds recebem corrente, se o desligar, nenhum recebe corrente.
No entanto, eu posso ligar o interruptor e ter os leds desligados, uma vez que dá para os desligar o ligar no comando dele !
Vou colocar algumas fotos do processo.
É importante salientar que o receptor de sinal dos leds, tem de estar num local visível para apontar lá o comando e funcionar!
Outra coisa importante é a seguinte:
Os fios dos leds têm dois tamanhos diferentes, ou seja, dois com fio maior e dois com fio mais pequeno! Eu meti os que tinham o fio maior para a frente, de modo a chegarem onde os queria colar e os com fio pequeno para trás, os quais vou colocar entre os bancos traseiros e os paineis laterais do carro, passando os mesmos por baixo da alcatifa e por baixo dos bancos para não se verem!
O que me aconteceu foi que os fios que vão para trás estão curtos e vou ter de acrescentar fio, mas muito cuidado pois o fio que vai para os leds é extremamente fino, por isso aconselho a evitarem ter de acrescentar fio e colocá-los em sítios que não seja preciso isso. Neste momento estou apenas com os da frente a trabalhar. Os de trás pretendo passá-los por baixo da alcatifa desde o final da consola central (onde têm de desapertar os dois primeiros parafusos como disse em cima na aplicação da tomada USB, que até coloquei fotografia) até de baixo dos bancos traseiros e aí meter um para cada lado para os colar ao lado dos bancos num local onde quase não se vejam!
Deixei o transformador naquele local específico que vêm na fotografia para ficar perto do travão de mão e assim conseguir colocar o receptor de sinal à vista de modo a utilizar o comando, como mostro na imagem seguinte.
Vão precisar de ligações para unir os fios, que podem comprar em qualquer lado, e fita isoladora para isolar muito bem cada ligação que fizerem, que os fios não podem ficar descarnados à toa!!!
Amanhã coloco foto dos leds no sítio onde os apliquei de modo a ficarem "invisíveis" e não incomodarem!
Se tiverem opiniões ou dúvidas, digam, que são bem vindas!