DIY- Instalação de tomada USB e Leds interiores

Boa noite malta.
De há uns meses para cá, fiz duas aplicações DIY no meu 6L low cost.
Substitui a tomada de isqueiro por uma tomada USB e apliquei leds interiores, como podem ver em baixo.
Como sabem, as luzes interiores do 6L são vermelhas, por isso apliquei a tomada USB com luz vermelha e os leds interiores também têm a opção de luz vermelha para combinarem.
Fica extremamente barato de fazer e é sempre uma mais valia ter uma tomada USB no carro para carregar smartphones, tablets, etc.
Se alguém tiver interessado em saber como apliquei alguma das coisas, comentem, que eu explico passo por passo como fiz.1.jpg 2.jpg 3.jpg LED.jpg

Boas curvas e bons DIY's.
 
Excelente mod essa do usb, tens de colocar aqui passo a passo como fizeste amigo.
A ideia de abrir os tópicos nesta secção é mesmo com esse objectivo.. ;)
 
Excelente mod essa do usb, tens de colocar aqui passo a passo como fizeste amigo.
A ideia de abrir os tópicos nesta secção é mesmo com esse objectivo.. ;)
Ok, obrigado pela dica !
Então é assim... Aquilo comprei pelo ebay por cerca de 2/3 euros, pesquisando por algo como CAR USB SOCKET.
Vão aparecer vários modelos, e alguns agora até têm um mostrador de voltagem. Fica ao gosto de cada pessoa, tal como a cor de led que a tomada tem. No meu caso, optei por vermelho, para não destoar das cores do carro.
De seguida, retirei a consola central que se encontra entre os dois bancos da frente. Para isso têm de desapertar dois parafusos que estão por baixo da tampinha do porta copos que se encontra no final da consola perto dos bancos traseiros.
5.jpg


Para além desses, tem de se desapertar também mais uns 2 ou 4 que estão por baixo do fole da alavanca de velocidades, e descolar o velcro adesivo que ambos os lados da consola têm perto dos pés do condutor e dos pés do passageiro. (Para retirar o fole da alavanca de velocidades têm de subir duas patilhas que se encontram por baixo do fole na parte da frente, e desencaixar na parte de trás).
Depois com cuidado, tem de se retirar a consola e desligar os dois fios que vão à tomada do isqueiro. (O meu não tinha botão de TCS ou ESP, por isso não tive de mexer em nada disso!)
Depois de retirada a consola, retiram a tomada de isqueiro que está na consola com cuidado e paciência. Uma vez que a tomada USB é ligeiramente mais larga que a do isqueiro (Pouco), com uma lixa vão desvastando a toda a volta o buraco até abrir o suficiente para a tomada entrar. A tomada possui uma rosca para colocar do lado de trás e apertar.
Agora vem a parte que pode sofrer melhorias e os mais entendidos em eletrónica podem dar o seu contributo!
Uma vez que o meu carro possui corrente direta para a tomada do isqueiro, ou seja, está sempre com corrente mesmo com o carro desligado, o que faria com que o LED da tomada de USB que aplicamos, estivesse sempre ligado e a gastar bateria, apliquei um botão no espaço onde alguns 6L têm o botão TCS/ESP, para poder ativar ou desativar a tomada USB sempre que quiser, fazendo assim com que não esteja sempre a consumir energia desnecessariamente.botão.jpg

Não me recordo das cores dos fios que levam o positivo e o negativo para o isqueiro, mas basta ver com um amperímetro.
Deste modo após colocar a tomada no lugar dela, comecei a montar a consola no carro e liguei o Negativo diretamente à tomada USB (já com a tomada aplicada na consola e a consola meia posta no sítio dela) e levei o fio positivo para o tal botão que apliquei (de ON/OFF), e do botão, levei para o terminal positivo que a tomada tem. O botão serve simplesmente para deixar passar corrente ou interromper a mesma.
Ligação Tomada USB.png
Aplicado o botão, é meter tudo no sítio e usufruir da tomada USB que tanto jeito dá.
Logo à tarde explico a montagem dos LEDS no próximo comentário.
 
Last edited:
Continuando para a aplicação dos leds...
Confesso que me deu um pouco mais de trabalho devido à quantidade de fios e pensar como aplicar tudo mas escondendo o máximo possível!
O kit que comprei não chegou a 7€ e foi este https://www.ebay.com/itm/4pc-9LED-Remote-Control-Colorful-RGB-Car-Interior-Floor-Atmosphere-Light-Strip/401247735065?ssPageName=STRK:MEBIDX:IT&_trksid=p2057872.m2749.l2649 .
O mesmo vem com 16 cores diferentes, e com 4 níveis de regulação da intensidade da luz.
Vem com uma entrada de isqueiro para quem quiser ligar ao isqueiro e utilizar assim. Eu pessoalmente quis esconder o máximo possível e por isso mesmo, apesar de ter um adaptador de USB para isqueiro, preferi fazer as ligações por baixo da consola.
Mais uma vez, os entendidos de eletrónica podem utilizar conhecimentos para fazer ligações para ligar quando as portas abrem ou então ligar quando se ligam os médios, etc etc. Eu optei por fazer a ligação ao interruptor que falei anteriormente e assim ligar as luzes quando me apetece, embora ache que fazer a ligação aos médios, também seja uma excelente ideia mas que requer mais conhecimento que eu não possuo ...
O kit tem um transformador que numa ponta saem 5 fios, que são 4 (1 para cada um dos 4 leds) e 5º é um pequenino que é o receptor de sinal do comando. Do outro lado temos a ligação de alimentação com o fio positivo e negativo, que termina com a entrada do isqueiro.
Em esquema, é algo do género:
ESQUEMA LEDS.png
(Os fios que eu discrimino como positivo e negativo, neste caso julgo que são da mesma cor e é preciso verificar qual deles é o positivo e o negativo!)
Resumindo, o que eu fiz foi cortar os fios de positivo e negativo que alimentam o transformador para fazer a ligação por dentro da consola e assim não se ver nada ! Ou seja, liguei o fio positivo do transformador ao fio positivo que ia do interruptor para a tomada USB e liguei o fio negativo do transformador ao fio negativo que ia do carro para a tomada USB.

Ligação Tomada USB - Cópia.png
Isto significa que: Se eu ligar o interruptor a tomada USB e os leds recebem corrente, se o desligar, nenhum recebe corrente.
No entanto, eu posso ligar o interruptor e ter os leds desligados, uma vez que dá para os desligar o ligar no comando dele !
Vou colocar algumas fotos do processo.
É importante salientar que o receptor de sinal dos leds, tem de estar num local visível para apontar lá o comando e funcionar!
Outra coisa importante é a seguinte:
Os fios dos leds têm dois tamanhos diferentes, ou seja, dois com fio maior e dois com fio mais pequeno! Eu meti os que tinham o fio maior para a frente, de modo a chegarem onde os queria colar e os com fio pequeno para trás, os quais vou colocar entre os bancos traseiros e os paineis laterais do carro, passando os mesmos por baixo da alcatifa e por baixo dos bancos para não se verem!
O que me aconteceu foi que os fios que vão para trás estão curtos e vou ter de acrescentar fio, mas muito cuidado pois o fio que vai para os leds é extremamente fino, por isso aconselho a evitarem ter de acrescentar fio e colocá-los em sítios que não seja preciso isso. Neste momento estou apenas com os da frente a trabalhar. Os de trás pretendo passá-los por baixo da alcatifa desde o final da consola central (onde têm de desapertar os dois primeiros parafusos como disse em cima na aplicação da tomada USB, que até coloquei fotografia) até de baixo dos bancos traseiros e aí meter um para cada lado para os colar ao lado dos bancos num local onde quase não se vejam!

IMG_20181024_171701_resized_20181116_052226079.jpg
IMG_20181028_121807_resized_20181116_052229261.jpg
IMG_20181028_161548_resized_20181116_052230079.jpg
IMG_20181028_161554_resized_20181116_052228354.jpg
IMG_20181028_161559_resized_20181116_052230921.jpg
IMG_20181028_161604_resized_20181116_052226870.jpg
IMG_20181028_161609_resized_20181116_052227637.jpg

Deixei o transformador naquele local específico que vêm na fotografia para ficar perto do travão de mão e assim conseguir colocar o receptor de sinal à vista de modo a utilizar o comando, como mostro na imagem seguinte.
Receptor.jpg

Vão precisar de ligações para unir os fios, que podem comprar em qualquer lado, e fita isoladora para isolar muito bem cada ligação que fizerem, que os fios não podem ficar descarnados à toa!!!
Amanhã coloco foto dos leds no sítio onde os apliquei de modo a ficarem "invisíveis" e não incomodarem!

Se tiverem opiniões ou dúvidas, digam, que são bem vindas!
 
Pessoalmente gosto da mod do usb, para evirares ter esse switch é só alterar as ligações e ires buscar corrente a um fio que só tenha corrente com a ignição ligada.
 
Pessoalmente gosto da mod do usb, para evirares ter esse switch é só alterar as ligações e ires buscar corrente a um fio que só tenha corrente com a ignição ligada.
Sim, exatamente. Julgo que o rádio tem algum fio com corrente após ligar a ignição, mas não mexi nesses, até pq por vezes é útil ter corrente na tomada com o carro desligado. Outra opção é procurar se há tomadas USB sem luzes, o que já não causa qualquer descarga sem nada lá ligado
 
........... Outra opção é procurar se há tomadas USB sem luzes, o que já não causa qualquer descarga sem nada lá ligado

Errado, o circuito USB, converte 12v para 5v, ora mesmo sem nada ligado ele consome corrente, porque o circuito esta a trabalhar, embora sendo pouca corrente mas consome!

Eu no meu carro comprei um com voltimetro, com a função de avisar (fica a piscar) se a tensão da bateria subir muito ou baixar muito, para além da 2 saidas usb, qual a vantagem do voltimetro? Diz-me se se o alternador esta afuncionar bem assim como a bateria

Mas o meu isqueiro desliga com a chave.
 
Errado, o circuito USB, converte 12v para 5v, ora mesmo sem nada ligado ele consome corrente, porque o circuito esta a trabalhar, embora sendo pouca corrente mas consome!

Eu no meu carro comprei um com voltimetro, com a função de avisar (fica a piscar) se a tensão da bateria subir muito ou baixar muito, para além da 2 saidas usb, qual a vantagem do voltimetro? Diz-me se se o alternador esta afuncionar bem assim como a bateria

Mas o meu isqueiro desliga com a chave.
Sabia que fazia a conversão para 5v, mas julguei que a corrente estagnasse na tomada USB. Assim sendo o melhor é mesmo colocar botão ou fazer ligação a corrente que desligue com a chave.

Obrigado pela informação partilhada !
 
Luovo o teres feito este post, que pode servir para alguém que queira fazer o mesmo, deslculpa o estar-te a corrigir, mas sabes são os ossos do oficio, trabalho há 40 anos em eletrónica

Quanto ao tirares o isqueiro e meteres o usb, não seria mas facil, não tirar o isqueiro e meter o conversor usb diretamente no isqueiro, futuramente podes precisar do isqueiro para ligar o que quer que seja, no meu caso como o meu carro não tem peneu suplente, tenho mesmo que ter isqueiro.

Quanto a luz no interior é uma boa coisa, eu mandei por no meu a quando da compra do carro e é uma boa coisa, é sempre melhor quando somos nós a fazer, no meu caso as minhas costas já não me deixam fazer grande coisa, problema de "PDI"

Boas mods, cumprimentos
 
Luovo o teres feito este post, que pode servir para alguém que queira fazer o mesmo, deslculpa o estar-te a corrigir, mas sabes são os ossos do oficio, trabalho há 40 anos em eletrónica

Quanto ao tirares o isqueiro e meteres o usb, não seria mas facil, não tirar o isqueiro e meter o conversor usb diretamente no isqueiro, futuramente podes precisar do isqueiro para ligar o que quer que seja, no meu caso como o meu carro não tem peneu suplente, tenho mesmo que ter isqueiro.

Quanto a luz no interior é uma boa coisa, eu mandei por no meu a quando da compra do carro e é uma boa coisa, é sempre melhor quando somos nós a fazer, no meu caso as minhas costas já não me deixam fazer grande coisa, problema de "PDI"

Boas mods, cumprimentos
Eu agradeço que me corrijam, que não é uma área que eu domine nem pouco mais ou menos!
Todas as críticas construtivas são bem vindas, e é assim que se aprende, por isso agradeço que o façam. Julgo que a tampa não fecharia com um adaptador ligado ao isqueiro. Mas comprei no ebay um convertor de usb para isqueiro (5v para 12v) e não foi caro. Quanto às luzes acho que ficam interessantes, uma vez que o carro é mesmo escuro dentro, mas já é algo que pode não agradar a todos.

Sobre eletrónica, estou a restaurar um Mini clássico e vou adaptar uns botões Led em "Stainless Steel" e usar um deles para ativar os 4 piscas e confesso que já me deu algumas dores de cabeça pensar como vou fazer a ligação uma vez que este botão não tem os mesmos circuitos internos que o original e por isso não posso fazer da mesa forma que o original, mas é continuar a pensar :/

Cumprimentos
 
Tens que aplicar um relé, que vai ligar aos 4 piscas e o botão "Stainless Steel" liga ao relé, só assim

Convém manter o mini o mais clássico possível, por isso não convém meter nada de novas tecnologias, mas se quiseres até podes, por exemplo já que falaste em botão "Stainless Steel" , porque não um botão "Start" para por o carro a trabalhar.
 
Tens que aplicar um relé, que vai ligar aos 4 piscas e o botão "Stainless Steel" liga ao relé, só assim

Convém manter o mini o mais clássico possível, por isso não convém meter nada de novas tecnologias, mas se quiseres até podes, por exemplo já que falaste em botão "Stainless Steel" , porque não um botão "Start" para por o carro a trabalhar.
Sim, eu sei fazer as ligações.
O problema prende-se por os botões que tenho de 16mm serem SPST. Para o interruptor 4 piscas preferia ter um DPDT para fazer a ligação NC (quando o botão está desligado) ao comutador dos piscas normais com corrente pós ignição, e quando está pressionado (circuito NO) o circuito anterior desliga e entra em funcionamento o circuito NO que é alimentado por corrente direta. Se é que me fiz entender, que não domino termos técnicos de eletrónica.

O botão Start é uma opção se encontrar algum botão que ache que fica bem para o efeito pretendido!
Obrigado pela ajuda
 
Por o que percebi, queres ligar os 4 piscas só com o interruptor, eu sugeria a aplicação do relé e ai qualquer interruptor serve, basta que tenha "on/off", mas não quer dizer que não o faças só com o interruptor, claro tens que ter o interruptor certo!
 
Não, o que eu estou a tentar dizer é que o seguinte. (relembro que não sou nenhum às em eletrónica nem sequer é a minha área profissional). Quero inativar o circuito normal dos piscas ao ativar os 4 piscas. Portanto, vou fazer passar a corrente que vai para o comutador dos piscas pelo botão dos 4 piscas, que vai funcionar enquanto o botão dos 4 piscas estiver desligado. Ao ser ativo, o circuito que estava ativo, desativa e ativa o circuito 2 que é o que alimenta os 4 piscas. No entanto, tentei ilustrar o que estou a dizer. IMG_20181121_165539.jpg
Em cima mostro como funciona o botão que tenho, SPST . Ao estar desligado, o C conecta com o NC. Ao ser pressionado, o C passa a ligar com o (Normally Open) NO. Por baixo disso mostro o que me falou do rele e Ligações. No entanto, com este botão, apesar de desativar o circuito normal dos piscas ao ativar os 4 piscas, está sempre com corrente direta, uma vez que tenho de poder ativar os 4 piscas com o carro desligado.. Usando um botão DPDT, posso alimentar o circuito dos piscas normais com corrente pós ignição e o dos 4 piscas com Corrente direta.
Em desenho fica algo deste género:
IMG_20181121_165600.jpg
Assim consigo ter corrente a ir para o comutador dos piscas quando o botão dos 4 piscas está desligado e a funcionarem apenas com a ignição ligada. Pelo outro lado, ao pressionar o botão dos 4 piscas (que funciona com o carro desligado uma vez que tem corrente direta), desativa a corrente que vai para o comutador.
Consegui-me explicar? Que os meus termos técnicos são muito fracos.
Cumprimentos
 
Também troquei o isqueiro, funciona com a corrente da chave, é igual ao teu mas removi a tampa de borracha.

Os leds teria ligado à iluminação interior do tecto e dispensava o interruptor.

Boa iniciativa e bom Diy [emoji2]
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