duvida sobre xenon... nova dúvida na pag 2

Caros amigos
Tenho um Ibiza 1.4 tdi, com Lâmpadas de halogéneo. A minha dúvida é saber se posso por luzes de xénon.Onde e a que preço?
Um abraço
 
Custo?

Procura nos classificados, ha uns quantos users a vender kits de xenon. Ou entao www.ebay.com
Montagem, é facil..podes tu faze-la. Se tens bi-focal, procura por kits xenon H7.
 
Então e ninguém sabe acerca da legalidade do xénon sem "mijamija" ou focagem automática como é o meu caso? não me queria arriscar a andar com o coração nas mãos por estar ilegal...
 
certo mas eu gostava de saber o "risco" de colocar xénon.. se for depressa sei que sou multado, etc... é que há coisas que se colocam no carro que são ilegais mas há umas que dão mais "nas vistas" que outras né? fazer uma repro ao carro, mudar manómetros, bancos etc não dão muito nas vistas, colocar jantes maiores, saias, xénon já dá mais nas vistas...

Mas, já que aqui parece que ainda ninguém tem essa "certeza" da lei, amanhã devo ter um amigo meu advogado de volta desse assunto para nos informar melhor e eu depois coloco aqui o que souber, assim como fiz da barra aa.

cumprimentos fumarentos :twisted:
 
Suprakid disse:
certo mas eu gostava de saber o "risco" de colocar xénon.. se for depressa sei que sou multado, etc... é que há coisas que se colocam no carro que são ilegais mas há umas que dão mais "nas vistas" que outras né? fazer uma repro ao carro, mudar manómetros, bancos etc não dão muito nas vistas, colocar jantes maiores, saias, xénon já dá mais nas vistas...

Mas, já que aqui parece que ainda ninguém tem essa "certeza" da lei, amanhã devo ter um amigo meu advogado de volta desse assunto para nos informar melhor e eu depois coloco aqui o que souber, assim como fiz da barra aa.

cumprimentos fumarentos :twisted:


Em bom Portugues, e como ja disse o amigo Krubs, qualquer alteração é punida face aos olhos da lei...

Se o agente ada autoridade quiser implicar, tas feito ao bife, mesmo com a bela da barra...e ate com a folha da homologação, uma vez que te podem mandar para IPO B...e isso da muita chatisse como sabes...

O xenon em principio, tal como muitas outras coisas, não trara problemas de maior...nem todos os sr agentes estao esclarecidos sobre a existencia ou não de lava farois, mesmo pq os automoveis mais antigos não traziam a regulaçao automatica e os lava farois... :wink:

Contudo convem imperar o bom senso...se estiveres, digamos por volta de determinada hora, a passar por determinado sitio que todos conhecem...e os sôres agentes te mandarem parar...vais na onda da carneirada..... :D
 
tens toda a razão mas gostava mesmo de saber o que implicava este tipo de "mod"... os srs agentes são malandros de vez em quando né?

já agora, sou só eu ou também não percebem a "obrigatoriedade" de ter lava faróis? é que se o farol esta sujo não é um bocado de àgua na óptica que vai lavar o farol... é o mesmo que mandar àgua po vidro e não passar com as escovas.. não faz grande coisa.. vá-se lá perceber... ou então sou eu que não atingi ainda o verdadeiro valor e necessidade de mandar àgua pos faróis... lol
 
é como o Krubs diz tudo o que colocares é ilegal até as cenas para o sol que se coloca nos vidros para as crianças nao apanharem sol é ilegal.
isto anda de tal maneira que se fores a um centro de inspeções eles implicam contigo se fores a outro ja nao, a policia é a mesma coisa.

Ainda ontem falei com o meu amigo inspector e perguntei em relação a barra que era da SEAT, e ele disse que sendo da SEAT nao havia problema nenhuma em inspeções B, mas eles tem poucas destas inspeções porque a nivel de preço/tempo nao lhes conpensa. lol
 
Hoje foi dia de perguntar a policia, dgv e IPO acerca do xenon.

Na DGV, informaram que não poderia ser colocado o xénon sem uma homologação na marca etc etc...

Um policia numa operação STOP deu a resposta de "quem não sabe e não está para se chatear": "existe uma lei que o protege que diz que se não vem de origem não pode ter" e não sabia nada dos "mija-mija" nem me pareceu saber se o meu carro traz ou não de origem xénon...

No IPO disseram que dá chumbo directo, embora se o carro estiver a 100% e tiver o xénon montado que passa.. Fiquei a saber também que dá chumbo uma panela de escape da Remus, por exemplo, ou saias que não venham no carro, ou qualquer outra coisa, mas também me disse que poderia trocar as lâmpadas quando fosse à inspecção e depois recolocar o xénon quando saísse...

A minha ideia é que é ilegal, mas os policias que andam por aí não percebem muito disso e não estão para se chatear com o assunto, logo, numa operação stop "normal" (não das que andam atrás dos aceleras da ponte ou dos "tunnings") que passará se nos fizermos de "parvos" e dissermos "eu comprei o carro em 2ª mão e já vinha assim, acho que já vem de origem..." e fazemos de coitadinhos.. :twisted:

Resumindo, os mija-mija ou lava-faróis e a regulação automática são requesitos para os carros novos... para quem coloca tanto faz pois não pode lá estar, e em nenhum sítio me foi falado que precisava de ter algum deles... falta só falar para a BT e ver a ideia deles... hoje não atenderam o telefone.

Ou seja... venha de lá então o belo do xénon... vamos lá consultar o saldo e os vendedores do kit se existe algum em Lisboa :)

cumprimentos

ps.: Alguém sabe qual a temperatura do xénon da VW? 6000k não é? é que nem na VW me souberam dizer...
 
backonline disse:
cada um faz o que entende da lei, enquanto não existir uma lei sobre o tuning vamos andar assim.

Ela existe e bem explicita. Toda e qualquer alteração feitas às caracteristicas originais do veiculo sao ilegais.
 
ora se o carro traz luzes ao colocar xenon eu nao alterei as luzes ele mantem as luzes e ao colocar uns coils ele continua a ter uns amortecedores que sao compativeis para o carro.
é como eu entendo a lei, agora eles entendem que o carro veio com gasolio da bp e nao posso colocar galp
 
claro.. não sou obrigado a comprar escovas da marca, ou comprar pneus iguais aos que lá vinham, óleo da marca que vem no carro etc...
 
Suprakid disse:
claro.. não sou obrigado a comprar escovas da marca, ou comprar pneus iguais aos que lá vinham, óleo da marca que vem no carro etc...

O legislador não o entendeu dessa forma...e até ser revista a legislação, o "status quo" é o descrito...

A lei não compreende interpretações subjectivas de cada automobilista...vale mesmo o que la esta escrito...


Abraço.
 
Mas o problema reside no facto de haver inúmeras interpretações duma mesma lei... o chato é se a "nossa" é diferente da do "inspector" ou "sr guarda"
 
Back
Top