Infelizmente, Domingo passado fiquei outra vez apeado, ia com a Maria ao Shopping, num ritmo tipicamente domingueiro, quando a entrar numa rotunda, deixo de conseguir meter caixa. Siga de ligar para o reboque(de notar que já sou conhecido pelos rebocadores um pouco por todo o país, mas adiante) e mandar o carro para uma oficina FIAT. Felizmente, na 2ª feira, o Happymike indicou-me essa casa em Setúbal, que eu, tal como muitos de vós, nunca tinha ouvido falar, também por culpa de nunca se terem virado muito para os particulares, política que foi agora alterada, e ainda bem para nós! Um pouco receoso, por todos os stresses que já tive no carro, lá fui entregar a embraiagem a Setúbal.
Cheguei lá logo cedinho, e já estavam todos prontos a trabalhar. Tirei as cenas do saco, e começaram-me a explicar a bela merd@ que eu lá tinha. Epá, nem vou perder tempo a ir à minúcia do que lá tinha, resumo-o apenas dizendo que em nada se justifica um setup tão agressivo para a potência/binário do meu carro, e atenção que agora está com 170cv e 350Nm, mas quando isto foi feito, tinha apenas 150Cv e 310Nm!(Pessoalmente, não terei problema algum, em descrever detalhadamente o que lá tinha, mas não gosto de estar aqui a prejudicar ninguém).
Basicamente, eu tenho um disco de embraiagem rígido, em vez de um de molas, esses discos rígidos só devem ser usados apenas na competição mesmo à séria, não em carros destes. Para terem uma ideia, no dia que lá fui estavam a fazer um disco para um Mitsubishi Pajero que corre, e surpresa das surpresas, era de molas! Ora se um Pajero não precisa, porque havia o meu Bravinho de precisar. Não há o carro de vibrar em primeira e marcha-atrás, se um gajo tentar fazer ponto de embraiagem. Mas adiante…
Ainda assim, eles trabalharam-me aquele disco o melhor que sabiam, e só ontem andei no carro. Depois de conduzir o carro, fiquei pasmado, tudo o que o Sr. Jorge me disse que ia acontecer, batia certo! Como ficou:
- O carro não ficou a vibrar tanto em 1ª e marcha-atrás, apesar de ser impossível não vibrar, pelo que já vos expliquei do meu disco ser rígido.
- A caixa ficou muito mais certinha.
- Deixou de fazer um barulho tão audível que fazia quando o carro estava ligado e em ponto-morto, que desaparecia quando se embraiava.
- Desapareceu a put@ da chiadeira que SEMPRE FEZ, sempre que se arrancava com o carro, por vezes a reduzir caixa.
E isto, meus amigos, foi com os mesmos “ovos”, só que cozinhados de maneira diferente, o que é certo é que a "omoleta" ficou logo diferente.
Em suma, recomendo vivamente aquela casa ao pessoal de Lisboa e arredores, e quem sabe, o fluxo de embraiagens não passa agora a ser Norte-Sul, ao invés do Sul-Norte que se tem verificado.
A embraiagem ainda não ficou como eu queria, porque tem o cabrão do disco rígido, mas ficou muito melhor do que alguma vez teve! Entretanto, já está na forja um disco novo para ali, de molas, com pastilhas.
Portanto, o que antes era ON/OFF, que pelo que já perceberam não tinha razão nenhuma de ser no meu carro, ficou agora semi ON/OFF, e melhorou MUITO face ao que tinha anteriormente.
Agora, quem lá for, a não ser que tenha binário de tractor, leia-se prái de 600Nm para cima(e ainda assim não sei se será necessário), não precisa de pôr um disco rígido, ou seja, mantém o de molas, e são montadas pastilhas. Ficam com uma embraiagem reforçada, que pega a sério quando é necessário, e quase sem se notar que não é de origem.
Mais que isto não vos posso dizer, é irem lá, e verem com os vossos próprios olhos.
Tinham-me perguntado também em relação à montagem/desmontagem, eu, se já conhecesse a casa em Setúbal, antes de ter mandado o carro para uma oficina FIAT, tinha mandado o carro para Setúbal, porque acho que é sempre preferível serem eles a montar e afinar tudo, contudo, tal não aconteceu, e os bacanos da Fiat só tiveram de montar aquilo, e o que é certo é que está excelente. A montagem/desmontagem lá na casa em Setúbal, fica em cerca de 150 Euros, e poderá oscilar um pouco para baixo ou para cima, consoante a situação, penso eu. Posso-vos dizer que na Fiat, por esse serviço, paguei 301.65 Euros, e ainda deixei 5 cêntimos de troco(Estava generoso) :lol: !
Vou então deixar aqui toda a informação sobre a casa, bem como, contactos e localização.
Site
GBS-Indústria de Comércio de Peças Auto e Ferramentas Lda
Contactos:
Geral (Fixo): 265 732 932
Tlm do dono (Sr. Jorge): 919 317 641
“Tlm da oficina”: 919 317 644
Fax: 265 741 023
Localização:
Estrada do Vale da Rosa, nº 129 Armazém B. ( Depois do estádio municipal).
Breve descrição do caminho a tomar:
Para quem vem da 25 de Abril, sai para Setúbal. Chegando a Setúbal, naqueles 1ºs semáforos, continua-se em frente até chegar àquela rotunda onde temos prioridade, fazemos a rotunda e saímos em frente. Chegamos a outra rotunda(que atenção que nessa já não têm prioridade) e contornamos a rotunda por forma a sairmos para a esquerda. Depois, vamos sempre, sempre em frente, até chegarmos (tal como está no croqui da localização) a um cruza mente onde temos de virar ou para a esquerda, ou para a direita. Aí, viramos para a esquerda, depois, é só andar uns metros até verem uma placa com o nome “GBS” e aí viram novamente para a esquerda. Depois, é o segundo “armazém” do vosso lado direito.