Ola a todos.
Vi este topico e tinha que comentar.
É o seguinte: eu cheguei á suiça á 2 meses e vinha com emprego garantido. Cheguei cá e o trabalho era na area da reciclagem ( trabalho de m**** mesmo e que os de cá nao querem fazer). No 1º dia de trabalho á hora de almoço fui-me logo embora porque nâo vim para cá para levar com os trabalhos de m**** que ninguèm quer fazer. Por isso chamo atenção a todos voces para este facto, vejam muito bem o emprego que vos arranjam.
O que aconteceu: como estava em casa de uma prima da minha namorada tava á vontade para continuar por cá para arranjar outra coisa. (Atenção que se vierem para cá sem alguém que vos dê alojamento e isto vos acontecer ou algo semelhante voces metem-se numa grande embrrulhada).
O que se segue: trabalhei temporariamente durante um mês e pouco numa empresa tipo a worten que fazia instalação de electrodomesticos. Ora quanto é que eu ganhei neste primeiro mês? 1550 francos sendo que em todo o mês só trabalhei 12 dias e a ser pago á hora aprox. 18,50 Fr.
Concluindo com 1500 francos nunca na vida me conseguiria sustentar com os custos de vida de cá. Por isso recomendo terem tudo muito bem pensado antes de darem um passo á frente...
Actualmente trabalho numa fabrica a fazer embalagens para a produção. Tenho um ordenado de 3200 francos e já me ia esquecendo a minha namorada arranjou agora também trabalho num restaurante a fazer apenas 4 horas diarias e vai tirar 1600 francos por mês.
Tudo isto para vos dizer que vale a pena imigrar e fazer o SACRIFICIO de só estar-mos com os nossos familiares 2 vezes por ano porque é quando as férias permitem...
Agora deixo-vos os gastos, despesas e custos mensais que terão por cá:
Meu salario: 3200 fr mês
Salario namorada: 1600 fr mês (temporariamente até arranjar emprego a tempo inteiro)
A minha renda da casa que vou começar a pagar no proximo mês: 1250 fr mês (inclui agua luz e gáz)
"Cassa malato" (uma especie de imposto OBRIGATORIO relativo á saude que garante todo o tipo de assistencia hospitalar) : Aprox. 200 fr P/pessoa mês (consoante a idade aumente este valor aumenta também até um maximo de 430 fr)
Alimentação: 1000 fr. mês (isto um valor em media para a alimentação de duas pessoas. Atenção: A comer muito bem! que é coisa indispensavel para mim. )
Gasoleo: 200 fr mês (em media)
Contas Feitas:
3200 + 1600 = 4800 fr (Salarios)
- 1250 fr (renda)
- 200 fr + 200 fr ( "cassa malato")
- 1000 fr (Alimentação)
- 200 fr (combustivel)
Espero que vos tenha dado uma ideia clara do que é viver na suiça. sendo que do dinheiro que sobra podem mt bem sair á noite e andarem de café em café mas lhes garanto que esse 2150 fr nao vos dura para meio mês...
um abraço!
Isso traduzido para euros?
Sent from my X8 using Tapatalk