Motor 1.4TSI 180CV:
Tecnologia TSI, é a combinação da injeção direta de gasolina e dupla sobrealimentação, o "Twincharger“, é resultado de um compressor mecânico combinado com turbocompressor, e apresenta uma excelente potência específica de 121 cv/litro de cilindrada, que o coloca em posição de destaque entre os 4 cilindros de série.
O torque máximo de 24.5 kgmf é disponibilizado já a partir de 1750 rpm, mantendo-se neste valor até 4500 rpm. Seu rendimento corresponde ao potencial de um motor aspirado com uma cilindrada de aproximadamente 2,3 litros. Comparativamente, o consumo do 1.4 TSI é cerca de 20% mais baixo.
No entanto, um turbocompressor não trabalha, nas faixas mais baixas de rotação com a eficiência necessária para atingir os valores de desempenho pretendidos, e embora um compressor mecânico seja muito eficiente nos regimes baixos, apresenta, no entanto, desvantagens de consumo e nas altas rotações, devido à maior potência consumida. A solução reside na inteligente combinação dos dois sistemas: o "twincharger“ do 1.4 TSI, que através de uma interação complexa, o compressor mecânico e turbocompressor aumentam, já nos regimes mais baixos, a pressão de sobrealimentação até 2,5 bar à 1.500 rpm. A técnica da injeção direta de gasolina oferece as melhores condições de um consumo reduzido aliado a uma elevada eficiência, foi desta associação que resultou o primeiro motor a gasolina do mundo combinando a injeção direta de gasolina e dupla sobrealimentação.
O "twincharger“ combina um turbocompressor dos gases de escape com um compressor mecânico tipo "Roots", onde dois êmbolos rodam em sentidos opostos numa carcaça sem se tocarem, o efeito de "compressão da mistura" é produzido pela rotação dos mesmos. O compressor mecânico e o turbocompressor complementam-se perfeitamente no seu modo de funcionamento. O compressor é acionado até 3.500 rpm, a sua pressão de sobrealimentação é aumentada pelo turbocompressor dos gases de escape ligado em série. A partir das 3.500 rpm, só o turbocompressor em ação assegura uma maior pressão de admissão nos cilindros.
A tecnologia de injeção direta foi modificada, neste caso, passou a ser utilizada, pela primeira vez, bicos injetores de alta pressão, com furos múltiplos e seis elementos de saída de combustível. A quantidade de combustível a ser injetado entre a marcha-lenta e a potência máxima de 180 cv exige uma grande variação no fluxo de combustível através dos injetores, dado que, por um lado, tem de ocorrer um tempo suficiente de preparação da mistura depois de completada a injeção em condições de carga máxima e, por outro lado, a produção de baixos volumes de injeção com o motor em marcha-lenta.
A pressão de injeção máxima no injetor de 6 furos (utilizados pela primeira vez) chega a atingir 150 bar e a geometria dos pistões, que possuem a depressão com configuração especial, foi a ajustada no TSI. Com estas medidas assegura-se que a mistura se processe de uma forma otimizada, desde a marcha-lenta até a plena carga, a 7.300 rpm, regime em que ocorre o corte de combustível. Uma combustão eficiente gera uma maior potência e torque, além de um nível mais baixo de emissões, que são consequências naturais. Desde a marcha-lenta até um regime de aproximadamente 2.400 rpm o compressor trabalha em contínuo, mas caso o motorista pressione o acelerador com maior empolgação, o compressor continua ligado num período entre 2.400 a 3.500 rpm, ou seja, existem dois programas para condução, um que desliga o compressor à 2.400 rpm e outro "Desportivo" onde a embreagem eletromagnética desconecta o compressor mecânico a 3.500 rpm.
Retirei isto de um sitio qualquer mas tinha aqui em Word xD