Penso que sim, depois de ler tudo penso que afinal seja normal.. podes sempre pedir para anular qualquer tipo de fumo, mas naquela faixas de rotação (antes do turbo abrir e depois da faixa de rotação util do mesmo) não irias notar grande melhoria com a repro, em comparação com o original.
98 mil km, depende do uso mesmo.. tirei o meu fora para verificar, com 335 mil e repro à 130 mil e estava apenas com uma ligeira passagem de oleo e folgas quase irrisórias (normais) e pronto para outros tantos (ou não
). O turbo, por si, não faz teres mais ou menos fumo.. tudo depende do gasóleo que acompanha a pressão do turbo.. o carro de origem tem x de pressão de turbo e x de gasóleo de maneira a não deitar fumo. Depois depende do que fazes na repro.. podes aumentar proporcionalmente e continuas a não ter fumo, ou então, o que tipicamente se faz, para se conseguir um melhor incremento numa maior faixa de rotação, na faixa de rotação em que o turbo ou ainda não trabalha (antes das 1750) e quando já não consegue mais (depois das 3800) coloca-se mais gasóleo sem aumentar à pressão. por vezes até se mantém o gasóleo, mas com a falta de pressão antes das 1750 e a perca de pressão acima das 3800 o ar não é suficiente para "limpar" o fumo na combustão.. é o que te está a contecer..
daqui podes manter assim e ter cuidado com o pé para não deitar fumo naquelas faixas de rotação, pedir para tirar o fumo todo e, nessas faixas de rotação vais ter um comportamento ligeiramente inferior ao que tens agora, ou, para manter o comportamento e limpar o fumo, é meter um turbo melhor (tipicamente melhora as altas mas piora as baixas, em termos de fumo, pois pode "encher" mais tarde..
A EGR não tem grande influencia no fumo.. apesar dela fazer reaproveitamento dos gases do escape (que por si reduz o fumo) também vai fazer que o ar da combustão esteja mais quente (provocando mais fumo). tirando a egr, funciona ao contrário, mais fumo mas ar + fresco -> menos fumo. Por isso, no final, é muito similar. No entanto tirando a EGR ganhas saúde para o turbo mas perdes conforto no carro (som mais agressivo e vibra um pouco ao desligares o carro).
Turbos tens a muitos preços.. p.e. um igual ao teu (kkk bv39) arranjas na boa por 250€ (usados mas porreiros). Recondicionados, o gt1749va (equivalente ao teu kkk) podem andar nos 350€.. mas por estes preços recondicionados, por 400/450€ já metes um gt1749vb recondicionado (o tal do leon 1 19 tdi 150cvs ou do ibiza cupra tdi 160cvs). No caso do vb é só tirar o teu e montar.. no caso de outros turbos pode ficar mais caro no final pois tens de fazer adaptações para montar no teu..