Esclarecimento de duvida: Seat Ibiza Reprogramado

Obrigado caro Malheiro, pode-me dar um feedback da repro que lhe foi feita na RPM? cavalagem, top speed, e ficou com ou sem fumo??
Eu também acho que seja normal deitar algum fumo mas se pediste sem fumo acho que era isso que devias ter. Se fosse a ti passava novamente novamente lá e tentava resolver a situação, já tens aqui duas possíveis soluções, podem sempre ajudar ;)

Caso não te resolvam o problema dá um salto na RPM, o meu ficheiro foi lá feito e ficou como pedi;)
 
Obrigado caro Malheiro, pode-me dar um feedback da repro que lhe foi feita na RPM? cavalagem, top speed, e ficou com ou sem fumo??

O pedro da RPM, faz ao teu gosto é o que tu pedires é o que ele faz. Ele mesmo pergunta se é para fazer fumo ou não.
 
Caros users obrigado pelas vossas respostas.
Foram, sem duvida, úteis e elucidativas. Concluí que "talvez???" estivesse a fazer uma tempestade num copo de água. Já percebi que estes motores TDI libertam sempre um pouco. Mas em relação ao turbo? poderá um turbo com 98000 kml já estar a necessitar de ser substituído? Será que terá influencia indirecta na libertação de fumo? Eliminando a válvula EGR? Aumenta ou diminui o gases de escape? Por fim gostaria de saber quais os preços dos turbos para o carro em questão? Isto porque na PKE disseram-me que se um dia substituísse colocasse o turbo do TDI de 150 cvs porque era relativamente mais barato.

Obrigado.
Exactamente.. E facil ficar sem fumo nos 160.. Agr tipicamente os chipadores poem um pouco de gasóleo antes do turbo abrir e depois de ele ja nao ter o mesmo rendimento, ou seja, entre as 1500 e as 1800 e acima das 4000.. Se e assim a repro nao esta mal feita, simplesmente não esta afinada a teu gosto.. Tens duas hipóteses.. Ou andas assim e nao calcas a fundo (ou calcas menos para teres a msm potência que tinhas antes) antes das 1800, ou entao pedes ao chipador para te colocar os parametros originais abaixo das 1800 e acima das 4000..mas ja sabes que nessas faixas de rotação não vais ter a potência tipica da repro.. Nesse carro, com tudo original so com repro, para se consegui incremento de potencia nessas faixas de rotação, so com gasóleo.. Por isso esta bem feita no seu global.. Agora cada cliente e um cliente e se queres mesml sem fumo, é so pedires..

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Caros users obrigado pelas vossas respostas.
Foram, sem duvida, úteis e elucidativas. Concluí que "talvez???" estivesse a fazer uma tempestade num copo de água. Já percebi que estes motores TDI libertam sempre um pouco. Mas em relação ao turbo? poderá um turbo com 98000 kml já estar a necessitar de ser substituído? Será que terá influencia indirecta na libertação de fumo? Eliminando a válvula EGR? Aumenta ou diminui o gases de escape? Por fim gostaria de saber quais os preços dos turbos para o carro em questão? Isto porque na PKE disseram-me que se um dia substituísse colocasse o turbo do TDI de 150 cvs porque era relativamente mais barato.

Obrigado.

Penso que sim, depois de ler tudo penso que afinal seja normal.. podes sempre pedir para anular qualquer tipo de fumo, mas naquela faixas de rotação (antes do turbo abrir e depois da faixa de rotação util do mesmo) não irias notar grande melhoria com a repro, em comparação com o original.

98 mil km, depende do uso mesmo.. tirei o meu fora para verificar, com 335 mil e repro à 130 mil e estava apenas com uma ligeira passagem de oleo e folgas quase irrisórias (normais) e pronto para outros tantos (ou não :p ). O turbo, por si, não faz teres mais ou menos fumo.. tudo depende do gasóleo que acompanha a pressão do turbo.. o carro de origem tem x de pressão de turbo e x de gasóleo de maneira a não deitar fumo. Depois depende do que fazes na repro.. podes aumentar proporcionalmente e continuas a não ter fumo, ou então, o que tipicamente se faz, para se conseguir um melhor incremento numa maior faixa de rotação, na faixa de rotação em que o turbo ou ainda não trabalha (antes das 1750) e quando já não consegue mais (depois das 3800) coloca-se mais gasóleo sem aumentar à pressão. por vezes até se mantém o gasóleo, mas com a falta de pressão antes das 1750 e a perca de pressão acima das 3800 o ar não é suficiente para "limpar" o fumo na combustão.. é o que te está a contecer..

daqui podes manter assim e ter cuidado com o pé para não deitar fumo naquelas faixas de rotação, pedir para tirar o fumo todo e, nessas faixas de rotação vais ter um comportamento ligeiramente inferior ao que tens agora, ou, para manter o comportamento e limpar o fumo, é meter um turbo melhor (tipicamente melhora as altas mas piora as baixas, em termos de fumo, pois pode "encher" mais tarde..

A EGR não tem grande influencia no fumo.. apesar dela fazer reaproveitamento dos gases do escape (que por si reduz o fumo) também vai fazer que o ar da combustão esteja mais quente (provocando mais fumo). tirando a egr, funciona ao contrário, mais fumo mas ar + fresco -> menos fumo. Por isso, no final, é muito similar. No entanto tirando a EGR ganhas saúde para o turbo mas perdes conforto no carro (som mais agressivo e vibra um pouco ao desligares o carro).

Turbos tens a muitos preços.. p.e. um igual ao teu (kkk bv39) arranjas na boa por 250€ (usados mas porreiros). Recondicionados, o gt1749va (equivalente ao teu kkk) podem andar nos 350€.. mas por estes preços recondicionados, por 400/450€ já metes um gt1749vb recondicionado (o tal do leon 1 19 tdi 150cvs ou do ibiza cupra tdi 160cvs). No caso do vb é só tirar o teu e montar.. no caso de outros turbos pode ficar mais caro no final pois tens de fazer adaptações para montar no teu..
 
Com espace original devia abafar o fumo, sair só um pouquito quando fazes os arranques

tudo depende da repro mesmo.. com escape completamente original dá para ficar uma locomotiva autentica.. claro que melhora sempre um pouco que se fosse mais directa, mas deitar fumo, deita na mesma :p
 
tudo depende da repro mesmo.. com escape completamente original dá para ficar uma locomotiva autentica.. claro que melhora sempre um pouco que se fosse mais directa, mas deitar fumo, deita na mesma :p

Deitar deita sempre, deita num estado mais controlado, por exemplo um escape original consegues estar abeira e nem sentes o fumo, com linha sentes logo o smoke. carro parado ao relantim.
 
Caro Valter.Vx sem dúvida que o fumo nota-se mais em altas rotações. Já fiz a experiência em auto-estrada (onde posso acelerar um pouco mais) a partir das 3500/4000 rotações em 6ª verifica-se de facto a existência de fumo se calcar o acelerador a fundo. Imaginando que faço alguns quilometros nessa rotação o fumo talvez acabará por desaparecer ou não? Ou talvez depois duma velocidade constante desacelerar um pouco poderá ser o suficiente! Ainda não verifiquei esse facto. Obrigado mais uma vez pela ajuda.
Penso que sim, depois de ler tudo penso que afinal seja normal.. podes sempre pedir para anular qualquer tipo de fumo, mas naquela faixas de rotação (antes do turbo abrir e depois da faixa de rotação util do mesmo) não irias notar grande melhoria com a repro, em comparação com o original.

98 mil km, depende do uso mesmo.. tirei o meu fora para verificar, com 335 mil e repro à 130 mil e estava apenas com uma ligeira passagem de oleo e folgas quase irrisórias (normais) e pronto para outros tantos (ou não :p ). O turbo, por si, não faz teres mais ou menos fumo.. tudo depende do gasóleo que acompanha a pressão do turbo.. o carro de origem tem x de pressão de turbo e x de gasóleo de maneira a não deitar fumo. Depois depende do que fazes na repro.. podes aumentar proporcionalmente e continuas a não ter fumo, ou então, o que tipicamente se faz, para se conseguir um melhor incremento numa maior faixa de rotação, na faixa de rotação em que o turbo ou ainda não trabalha (antes das 1750) e quando já não consegue mais (depois das 3800) coloca-se mais gasóleo sem aumentar à pressão. por vezes até se mantém o gasóleo, mas com a falta de pressão antes das 1750 e a perca de pressão acima das 3800 o ar não é suficiente para "limpar" o fumo na combustão.. é o que te está a contecer..

daqui podes manter assim e ter cuidado com o pé para não deitar fumo naquelas faixas de rotação, pedir para tirar o fumo todo e, nessas faixas de rotação vais ter um comportamento ligeiramente inferior ao que tens agora, ou, para manter o comportamento e limpar o fumo, é meter um turbo melhor (tipicamente melhora as altas mas piora as baixas, em termos de fumo, pois pode "encher" mais tarde..

A EGR não tem grande influencia no fumo.. apesar dela fazer reaproveitamento dos gases do escape (que por si reduz o fumo) também vai fazer que o ar da combustão esteja mais quente (provocando mais fumo). tirando a egr, funciona ao contrário, mais fumo mas ar + fresco -> menos fumo. Por isso, no final, é muito similar. No entanto tirando a EGR ganhas saúde para o turbo mas perdes conforto no carro (som mais agressivo e vibra um pouco ao desligares o carro).

Turbos tens a muitos preços.. p.e. um igual ao teu (kkk bv39) arranjas na boa por 250€ (usados mas porreiros). Recondicionados, o gt1749va (equivalente ao teu kkk) podem andar nos 350€.. mas por estes preços recondicionados, por 400/450€ já metes um gt1749vb recondicionado (o tal do leon 1 19 tdi 150cvs ou do ibiza cupra tdi 160cvs). No caso do vb é só tirar o teu e montar.. no caso de outros turbos pode ficar mais caro no final pois tens de fazer adaptações para montar no teu..
 
Eu quando tinha o meu FR stock com repro do RC mediu cerca de 170 cv e fumo praticamente nem ponta quase igual ao de origem ...
 
Pede para afinar o carro sem fumo que eles fazem isso, caso metas turbo "Novo" mete logo o setup do PD160 cupra ai nao podem haver desculpas
 
Como andam os filtros? Também influencia na fumassa!
Como sempre ouvi dizer "não há omoletes sem ovos".

Se és picuinhas, então:
- não pises no acelerador a baixas rotações, usa antes a caixa.
- não precisas de acelerar para além das 4000rpms. É tipicamente a zona a partir da qual a potência começa a baixar e portanto com uma caixa curta como o FR, mais vale meter a mudança seguinte.

Com isto, poupas no hardware e já não vês a fumassa de que falas.
 
Mas como deve calcular, por vezes em AE, sobretudo na A6 é dificil não exceder as 4000 RPM :D
Como andam os filtros? Também influencia na fumassa!
Como sempre ouvi dizer "não há omoletes sem ovos".

Se és picuinhas, então:
- não pises no acelerador a baixas rotações, usa antes a caixa.
- não precisas de acelerar para além das 4000rpms. É tipicamente a zona a partir da qual a potência começa a baixar e portanto com uma caixa curta como o FR, mais vale meter a mudança seguinte.

Com isto, poupas no hardware e já não vês a fumassa de que falas.
 
Tenho essa ideia, de quando lhe substituir o turbo colocar o de um PD160 cupra ou o PD150 . Mas não sabe dizer mais especificamente quais os valores desses turbos, bem como sitios onde os possa adquirir? Ja ouvi falar na HPTurbo mas gostava de ter mais opções de escolha e se a compra de um turbo desses em 2ª mão será fiável. E já agora que tipo de adaptações é que terei que fazer para adaptar esse mesmo turbo.
Pede para afinar o carro sem fumo que eles fazem isso, caso metas turbo "Novo" mete logo o setup do PD160 cupra ai nao podem haver desculpas
 
Caro AJMB aceitam-se conselhos pff. Obrigado.

Apenas constatei um facto caro "amigo" , a tua repro não é soft, e com isso terás outro tipo de desgaste do material...no caso do turbo penso que o que dás para o reparar não te compensa mas se gostas do carro assim o melhor que tens a fazer é limpar e calibrar o turbo e pedir-lhe (ao teu xipador) que te tire gasóleo na injeção !

já agora que pressões fazes? abraço
 
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