Eu sei que o 1.6 hdi não tem a alma de um tdi. cá em casa há um focus com o motor psa 1.6 tdci 110cv que é o mesmo que o hdi e em termos de agradabilidade de condução é muito superior ao tdi. Muito mais linear e menos gastador. Sim porque quem compra um tdi com 4 cilindros, a pensar que é economico, vai bem enganado. o meu com + que repro, faz a bela média de 9/10l e
mesmo com os 130cv nunca fez menos de 7litros.
O peugeot tem muito melhor qualidade de interior, de chassi e afins do que o 6k2 110cv. Em qualidade geral o peugeot é mto superior ao ibiza. O ibiza tem o motor mais explosivo, mas para quem não liga muito ao motor, mas sim agradabilidade de condução, vai melhor servido com o peugeot, até porque o ibiza foge do peugeot, mas não desaparece como muita gente pensa. Os tdis enganam muito pelo efeito "kick" que dão. Atenção que digo isto e tenho um tdi, mas sei ver que um ibiza não é o melhor carro do mundo como muitos "apregoam"
já agora porque não presta para fazer kms o 1.6 hdi? isso será um pouco relativo e tem a ver com a sorte que cada um tem com os carros. Senão os tdis são uma bosta do caraças, por que o meu "stock" partiu um turbo com 9mil kms, sem levar mau tratamento e não é por isso que vou generalizar e dizer que não prestam