boas pessoal......já vi k a questao Saxo vs Ibiza fr tá ao rubro...vou deixar a minha opiniao, (sujeita a críticas, obviamente).....
a meu ver, ambos os carros stock, o Ibiza Fr leva vantagem em termos prestacionais (aceleraçao, vel. máxima e, principalmente, reprise...)...a manifestaçao de potencia e disponibilidade de binário, é mto favorável ao Ibiza, apesar de um peso superior....o saxo, tambem é um carro mto rápido, mas em oposiçao ao Ibiza, pouco pode fazer,já que nao pode fugir à sua concepçao de motor aspirado e multiválvulas, ou seja, terá de esperar pela faixa superior do taquímetro, para expor os seus 120cv, (e aí defender-se da melhor maneira), auxiliado por uma caixa curta, bem escalonada, mas que se vê auxiliado por uma dose quase "ridícula" de binário....em termos de segurança, atendendo as dimensoes de ambos, sao igualmente seguros, auxiliados por bons sistemas d travagem, e suspensoes "compensadas"....a elaboraçao do chassis do ibiza, nao permite "erros",..o saxo torna-se mais divertido entre curvas...em termos d consumo, a crítica fala mto bem do motor 20vT...mas qto a isso, julgo q em circunstâncias idênticas, o saxo leva alguma vantagem.......
falando em experiências de conduçao, é assim:
o meu cunhado teve durante 3 anos, um saxo cup, q eu tive oportunidade d conduzir.....mto divertido em altas, mas algo morto em baixas, e bastante seguro entre curvas.....contudo, e em testes por nós efectuados, apesar d rápido, "nao faz nada" contra o meu Opel Astra GSI 16v (157cv, 2.0 atmosférico))...perdendo em aceleraçao (principalmente a partir d 120km/h, a 160km/h, ja levo uns 5 ou 6 carros),reprises,e essencialmente em ponta....nunca testei o Ibiza FR 20vT, mas atendendo às caracteristicas mecânicas, valores registados em revistas, e , se calhar, a alguma comparaçao em termos de potencia com o meu Opel Astra, nao restam duvidas q o Ibiza é mais rápido.....se calhar até mais rápido d q o meu Astra (q está stock....)
agora sim, é justíssimo dizer q o Saxo é uma pequena bomba dentro da sua classe....mais divertido (quanto a mim) do que o Punto Gt...e umas preparaçoes bem feitas (como existem algumas por aí),tornam este brinquedo um alvo temível em matéria de velocidade,...mas falando em veículos stock, quanto a mim (e falo com alguma experiencia), as evidências sao claras, ....apareceram outras "máquinas" que reunem condiçoes para delas se obter maior produçao a nível prestacional....e entre elas, ta o Ibiza FR....ABRAÇO