Ibiza tdi ou Rover?

Boas,

Quanto a este dilema... aí vai..

Eu tenho uma 6K TD de 1997, o meu cunhado tem uma rover 25sdi de 2000

Esteticamente, acho a rover mais desportiva, mais bem conseguida do que o 6K... tambem é mais recente.....

Mecanicamente, o motor VW é bem mais seguro, fiável e resistente... o motor rover já levou não se quantas MAF's, já deu todos os probs e mais alguns..... Em termos de roncar, acho o trabalhar da rover muito antigo (ouve-se muito o bater do motor) enquanto que a seat é mais silencioso.....

No entanto, não podemos deixar de ter em conta que a rover sempre foi uma marca de prestigio e foi á falência por incompetência do directores daquela marca.....

se não estou em erro o motor do 25sdi é de origem BMW

várias opiniões neste LINK

não me parece mau de todo, mas um TDi é um TDi e não se fala mais nisso :D
 
O motor 1.4 da rover foi uma bela porcaria! Só o 416 é que era honda. O 14 era rover e para queimar juntas da cabeça aos 100.000 km's não há melhor!
 
tenho aki em casa um rover 214 GSI e nunca deu problemas é preciso é tar com muita atenção ao ponteiro da temp :)
 
Boas ,

Sei que falam mt e juntas queimadas nos Rover , eu tive um 414 SLI de 103 cv do ano 94 e o carro foi vendido com 190 mil ha 2 anos a uma pessoa amiga... O carro ainda anda .... e problemas de motor = 0 mt menos com juntas queimadas ...nunca queimou uma e o motor nunca foi aberto. E andava sempre na escáfia com ele pois o motor tinha mt genica . O unico ponto negativo que eu vejo nesse carro e a fraca travagem que ele tem... Ou não trava ou bloqueia :confused:


Pois.... Ate sao bonitos, se nao fosse os 1.4 a terem os prblemas de junta... Pena:(
 
Boas ,

Sei que falam mt e juntas queimadas nos Rover , eu tive um 414 SLI de 103 cv do ano 94 e o carro foi vendido com 190 mil ha 2 anos a uma pessoa amiga... O carro ainda anda .... e problemas de motor = 0 mt menos com juntas queimadas ...nunca queimou uma e o motor nunca foi aberto. E andava sempre na escáfia com ele pois o motor tinha mt genica . O unico ponto negativo que eu vejo nesse carro e a fraca travagem que ele tem... Ou não trava ou bloqueia :confused:

Sinceramente um gajo chega a um ponto k nem sabe se sim ou nao... Tambem ja ouvi prai 10 historias sobre o porque de queimar juntas... Tenho um vizinho k teve um 414 de 96 há uns anos e vendeu há pouco tempo com 210mil com a junta de origem e tenho um tio k teve um MG ZR k com 110 mil ja tinha gasto uma furtuna no carro em rectificações, cabeças, juntas....
 
O motor 1.4 da rover foi uma bela porcaria! Só o 416 é que era honda. O 14 era rover e para queimar juntas da cabeça aos 100.000 km's não há melhor!

1 mano meu teve 1 e nunca teve qualquer problema com ele a nivel de motor caixa....

para mim nao sao porcaria, so acho que e preciso ter atençao aos manometros.
se eles estao la e para olhar para eles.

abraço
 
La esta. Vai da atençao que cada um da ao seu carro.

Sou sincero. quando tive o ibiza, em 4 anos de mudança de oleo de 10 mil em 10 mil, nunca mas nunca mesmo eu fui ver o nivel do oleo (nao sei s tava quase a saltar pela tampa, ou se o tubo ja precisava de palhinha para encontrar oleo). mas a verdade é que nunca acusou nada, andou sempre sempre sempre (IBIZA para mim MAQUINA).

Ja o meu Gpunto. Com 10 mi kilometros, levou 3 litros. Agora ando sempre de olho nele.

Ou seja, eu pessoalmente ja nao falo tao bem da Fiat (material, relaçao qualidade/preço), no entanto o meu pai que teve uma marea e agora um stilo, nao tem razoes de queixa. Portanto vai da forma como cada um trata o carro, as vezes um bocado de sorte e ter as revisoes todas em dia e ir controlando dados vitais do carro. Tirando isso, axo que as marcas andam ela por ela. Rover como tinha dito, so conheço dois casos. Ambos os carros puxam bem, motor 5*****. Entao o GTI...uiii
 
Em todos os comparativos k li nas revistas do 414 ganhou sempre, eram lancer's, astras... O motor e o ekipamento de serie aliado a um preço competitivo arrasavam a comcorrencia! Em 96, o rover k veio ca pra casa trouxe d origem tecto d abrir electrico, farois d nevoeiro, airbag, 4 vidros electricos, direcção assistida, alarme com imobilizador... isto ha 12 anos, pk ha 11 começaram a vir d serie com o acrescento do abs, duplo airbag e ar condicionado!!

A rover deixa-m saudades..
 
Last edited:
Em todos os comparativos k li nas revistas do 414 ganhou sempre, eram lancer's, astras... O motor e o ekipamento de serie aliado a um preço competitivo arrasavam a comcorrencia! Em 96, o rover k veio ca pra casa trouxe d origem tecto d abrir electrico, farois d nevoeiro, airbag, 4 vidros electricos, direcção assistida, alarme com imobilizador... isto ha 12 anos, pk ha 11 começaram a vir d serie com o acrescento do abs, duplo airbag e ar condicionado!!

A rover deixa-m saudades..

o rover 414 LSI 16v 94 do meu mano veio com esses estras que tu mencionas-te tirando os airbags, nao me lembro se trazia. esse 414 ainda anda na estrada e o dono diz k problemas para ja ainda nao deu nhuns, na mao do meu mano tb nunca deu, tanto e que outro irmao foi buscar 1rover 25 teve-o durante 4 anos sem dar 1 unico problema de motor.
 
Quantos e quantos não tem a junta mamada e não aquecem mas perdem agua!

Está um no estaleiro de um amigo meu com 111.000 km's de , está no torneiro a trabalhar a cabeça :rir:
 
Lá pra casa anda um Rover 400Si de 1998 com 112mil km. Bloco 1.4 com 103cv.
Problemas até hoje.. :arrow: 0
Sempre assistido na marca. :wistle:
Pá eu adoro o carro, pena tenha acabado.
A minha mãe tá desgostosa pq vai ter que abater o carro, o que é uma pena porque o carro tá 5*.
Cumps
 
Quantos e quantos não tem a junta mamada e não aquecem mas perdem agua!

Está um no estaleiro de um amigo meu com 111.000 km's de , está no torneiro a trabalhar a cabeça :rir:


Problemas todos os carros os têm, mas dai a dizerem que são famosos só pq meia duzia deles tiveram problemas de juntas e a marca ficar logo "manchada " ... pra isso tb diriamos que os Vags so dao problemas pq o mal comum dos TDis sao as mafs ...Tenho um TDI e ja foram 2 mafs a vida... mas n e por ai que o carro deixa de ser bom
Muitos aqui do forum ja tiveram Rovers e pelos vistos poucos sao os que se queixam de terem tido algum problema com o carro.
acho que vai mais da conduçao e cuidados de mautençao que cada um tem pelos carros.
E como um user disse , nos anos 90 , poucos eram os carrros 1.4 que tinham a mesma performance de o motor serie K e o mesmo equipamento de série como o Rover. O meu de 94 ja tinha tecto dea brir e AC, DA,VE,Airbag de passageiro faltanto so o ABS .

Os pontos negativos e que estes carros saoum cadito bebados em cidade ou em conduçao mais desportiva e n travam nada de jeito ...
 
rover

well, muito embora nao tenha nenhum ibiza, no entanto estou registado, pois tenho varios amigos com ibizas fumarentos.

Nao faço parte da familia daqueles que queimam juntas (motores serie K), mas sim, dos fumarentos (motores serie L)

Inicialmente a rover usou motores peugeot na serie 100, 200,400, tanto o bloco 1.4 como o 1.8..114GSD 418SLD por exemplo, sendo que estes motores ja tinham provado a sua fiabilidade.

A seguir, a par do restyle que a serie 200 e 400 levaram, passaram a contar com um recem-produzido motor totalmente britanico (serie L) de 86cv e 105cv de 2.0 litros turbo diesel, sendo o primeiro non-intercooled e com bomba injectora mecanica, e o de 105cv ja contava com intercooler e a vp37 electronica da bosch. O UNICO problema cronico deste motor é rebentar os tubos do intercooler. Nada que com 30€ nao se resolva, e continua a haver peças a dar com pau.. Este ultimo equipou quase toda a gama Rover 200/400/600.

3º Restyle ja nos "recentes" rover's 25/45 continuaram a contar com o mesmo bloco 2.0 litros, com bomba injectora diferente e electronica diferente.
Na fase final deste restyle saiu o rover 75, com o dito motor bmw de 136cv axo.

Na parte da gasolina. Os meus "blocos" de eleição vão para aqueles vossos conhecidos dos MG ZR 160 cavalos, que vieram da evoluçao do bloco 1800 VVC que equipou o Rover 200VI 145cv e Rover 200 BRM (British racing motorsport) E os 2.0 litros turbo de 200CV (serie T)que equiparam a serie 400, alcunhados de "tomcat". E todos estes foram produzidos na terra dos BIFES.

Em blocos Honda, O rover usava os blocos 1.6 e 2.0 litros em varias gamas, penso q o 1.6 foi montado maioritariamente na serie 400 (416sli), e tambem no 200 (216 sli) em menor escala. O bloco 2 litros veio do accord, visto que a plataforma do rover 600 foi fruto de uma joint-venture com a honda e estes partilhavam a mesma plataforma.

Espero ter sido minimamente claro com esta informação toda. :)

No meu caso, tenho um rover 200 sdi, 105cv..
Nunca me deu problemas, a nao ser os ditos tubos, conta agora com 160k km, ja com vnt20 montado.

cumps


Por fim
 
Ora ca está um post d jeito e elucidativo! Mas ha sempre kem só saiba falar d juntas... Por acaso o meu rover ja queimou uma mas eu fui o culpado, knto ao tubo do ic, tb ja m aconteceu no ibiza. Kndo o rover foi comprado, em 96, o rover ficava em 1º em tudo k era comparativo, chegando eu a ver testes com automoveis do nesmo segmento mas 1.6!! Pois eram os unicos k faziam frente aos 103 cv da rover! Arrisco a dizer k n havia em portugal na altura um 1400 a debitar tanto rendimento sem ser sobrealimentado, e mesmo agora, mais d 10 anos depois, confiram! lol Rover power, da gozo conduzir... Knto ao equipamento k traziam, mais uma vez digo, muito á frente, eram os melhores equipados a nivel d conforto e segurança na altura do seu segmento. S a rover tivesse continuado o bom processo produtivo k teve até 98, sim, pk depois estancou, acham k neste momento o k safava á seat era o nome VAG? lol

Abraços
 
Last edited:
Viva,
Anda-se a confundir carros a gasolina com carros a diesel!
O homem pediu informação do diesel, certo?
É que os que queimam juntas e desaparecem com a água são os motores série K a gasolina! E mesmo assim não são todos... mas que o mal é muito frequente, lá isso é!

Eu tenho um 214Si de 1998 que vai para a próxima semana para abate... é o que dá a marca ter falido! Um carro com 10 anos e valor comercial = 1300 aérios... tanto quanto o abate! Mais vale abater e ter a garantia que não tenho chatices no futuro. Motivo = junta da cabeça a verter àgua, e desta vez cheira-me que a cabeça deve estar empenada, pois levou uma junta nova à 10.000km. Neste momento na garagem há um misto de água e óleo debaixo do motor. O problema do motor K é a barreira dos 100.000km :-(
Já está um Ibiza 6J 1.4i Stylance encomendado para o substituir :)

Inté
 
Back
Top