Em termos de diâmetro da barra estabilizadora, quanto maior for melhor, certo? Não sei de quantos mm é a da kw. Compensará mais de uma marca diferente da kw?
Outra coisa, tinha umas tabelas de H&R e a barra estabilizadora da frente marca 224Eur e o conjunto (FR+TR) por 329Eur! Em todas as marcas se comprar o conjunto fica mt mais em conta? Ou é indiferente economicamente comprar primeiro uma e só depois a outra? É que nem sei se estes valores estão correctos...
Só agora tive tempo de escrever...
Quanto ao diâmetro da barra estabilizadora, quanto maior o diâmetro, mais saltitão o carro se irá tornar em curva dado atingires mais rapidamente os limites gerais, quer pneus, quer estradas onde circules... Esta é uma alteração que terá de ser tomada com ponderação.
Vamos imaginar que usas uma barra estabilizadora frontal muito grossa face à traseira. O que poderá suceder é o carro fugir de frente, tomar um comportamento subvirador.
Se usares uma barra traseira muito grossa,o inverso poderá passar-se, fugir de traseira, tornando-se demasiado sobrevirador.
Compra a frontal da KW caso optes pelos KW, e adquire uma estabilizadora traseira. As diferenças são imensas.
Por norma, comprares o conjunto fica mais em conta, mas neste caso especifico não me parece muito interessante.
Quanto aos valores, não sei.
Mais um para a festa
Os meus KW V2 trazem a dizer koni no amortecedor :clap:
Quanto à questão dos D2:
- o ajuste de camber plate é muito util se quiseres andar em trackdays ou se rebaixares muito o carro, penso que as da D2 tanto afinam o camber (roda mais inclinada ou direita) como o caster (roda mais para a frente ou para trás)
- os D2 são superiores aos KW V2 e se contactares o fornecedor que te falei, vão sair a um bom preço
- se me dessem a escolher entre os D2 e os KW V3 escolhia os V3 pelos motivos óbvios, a grande diferença, está na margem de valores monetários entre uns e outros, bem como o seu real usufruto
Eu não referi que não traziam
, referi sim que cada vez menos a KW usa Koni dado já construir amortecedores com regulação de descompressão. Se o meu texto parecer de algum modo contra a Koni, longe disso, é a meu ver uma das melhores marcas que existem neste campo e impulsionadoras de outras, tal como é o caso da.... KW. Sem eles, a KW não tinha evoulido para o que é hoje....
- os D2 contráriamente aos KW V2, permitem além de afinar a altura através da normal rosca, têm um outro mecanismo associado que permite afinar a altura sem estar a modificar a taragem da mola, é so senso comum que ao se encurtar o espaco entre as molas o carro terá uma maior tendência a ser "saltitão", o que associado ás nossas estradas é um factor negativo a meu ver.
O que a D2 faz a mais, é um ajuste de pré carga. Ou seja, a pré-carga (preload) é uma variação da tensão da mola. Isto não é muito simples de explicar, ou escrever, mas eu tento. Quando a suspensão completa é instalada no carro (vamos desprezar o valor de rebaixamento e pensar no peso do carro sobre esse eixo e suportado pela suspensão), ela mediante o peso do carro, rebaixa um determinado valor (sag). O que o ajuste de pré-carga vai possibilitar é alterar a tensão da mola original para o valor de rebaixamento predefinido nesse momento (vamos imaginar que a mola possui 60N/mm de força). Comprimindo, aumenta a tensão da mola conferindo dessa forma maior rigidez (vamos supor 65N/mm), aliviando diminui a tensão da mola até ao curso máximo, sendo nesse instante o valor de tensão mínimo (repouso) assim como o qual para que foi projectada (os 60N/mm originais) e tudo com a mesma altura ao solo. Isto é o ajuste de pré-carga (preload). É algo muito fácil de verificar numa mota, ajustado com o condutor em cima da mesma, mas não tão simples num carro...
O KW e a grande maioria das suspensões europeias, sem entrar no mercado de competição, não possibilita isto. Por um lado, é mais uma peça móvel e sujeita a “avaria/desgaste” e por outro, se queres mudar a taragem, trocas a mola, até é mais fácil e tudo...mas mais caro...:cryy:
Modificares a altura em nada vai alterar a taragem da mola neste caso (KW ou Koni), tu apenas estás a variar a posição do suporte da mola na coluna roscada do amortecedor e com isto alterar a altura ao solo do carro. Em nada irás mexer com a taragem da mola, esta mantém-se inalterada dentro dos valores para que a suspensão foi desenvolvida. Tal é facilmente verificado com a suspensão fora do carro, ou com exemplos bastante simples...
Se me dissesses que numa suspensão convencional isso acontece, é claro que concordo. Um conjunto de molas de 30mm terá uma taragem menor que um conjunto de molas de 50mm, insto para molas dentro da mesma marca.
Mais um obrigado...
Mas com a colocação de uns coils, d2, kw v2 ou kw v3, já ficará mt diferente o comportamento do carro não? Mesmo sem a barra estabilizadora traseira não?
Fica, mas a barra traseira transfigura esse chassis.
Para mudares o camber nos KW V3 podes sempre comprar os tais parafusos afinadores de camber, de forma a evitar a compra de camber plates.
No eixo frontal dos Leons I é impossível usares pernos excêntricos para afinação de camber, dado que o amortecedor não prende à manga de eixo mediante dois parafusos como era o caso do teu Ibiza (6K/6K2). No Leon, o amortecedor “entra todo lá dentro”
da manga de eixo, não possibilitando variação. A única opção neste caso, é camber plates.
De 15.000km em 15.000km?? :rir::rir: Tomara eu conseguir que os pneus durassem tanto! Cada par de pneus à frente faz 10.000kms no máximo. Já fiz uma vez 13.000Kms mas já tinha muita lona à mostra! :whistle:
Os que tenho agora arranjou-mos uma pessoa quase novos em folha. São os Pirelli Pzero Rosso, com Pzero a vermelho na parte lateral, vão com 4.300Kms e já não têm listas nenhumas no centro do pneu... :cryy:
Atenção que nunca faço arranques a patinar nem travagens a fundo! Quanto muito gosto de fazer acelerações rápidas (em 2ª, 3ª...6ª) mas sem patinar
Para ser sincero acho que a suspensão de origem não presta lá grande coisa... e para compensar os pneus têm que "trabalhar" mais! Estava a contar que com uma boa suspensão os pneus até durassem mais...
Tenho 52.000Kms no carro, e já mamou 7pares de pneus incluíndo os de origem... não percebo... alguma explicação para tal????
](*,) Mesmo em Auto Estrada a 130km/h 140km/h a direito gasta que se farta...
Com um correcto alinhamento, eventualmente poderão durar mais com o mesmo tipo de condução, mas sejamos honestos, com uma suspensão deste tipo vais andar mais devagar?...:rir:
Abraço