Koni ou KW?

Para já só tenho: barras aa fr sup e fr inf!

Ao colocar V3, como quero rebaixar bastante, também tenho que encomendar ao mesmo tempo uma barra estabilizadora própria para não bater na transmissão. Será que a que me indicaram é a ideal? Deram-me o preço de 168Eur+IVA.
Qual recomendas? Ou como posso escolher?


Assim ficaria a faltar barra estabilizadora tr e casquilhos Powerflex para os triângulos.

Já agora, a barra estabilizadora tr faz mta diferença?
E os casquilhos para os triangulos?
Em termos práticos que diferenças iria sentir com cada uma destas alterações?
 
Para já só tenho: barras aa fr sup e fr inf!

Ao colocar V3, como quero rebaixar bastante, também tenho que encomendar ao mesmo tempo uma barra estabilizadora própria para não bater na transmissão. Será que a que me indicaram é a ideal? Deram-me o preço de 168Eur+IVA.
Qual recomendas? Ou como posso escolher?


Assim ficaria a faltar barra estabilizadora tr e casquilhos Powerflex para os triângulos.

Já agora, a barra estabilizadora tr faz mta diferença?
E os casquilhos para os triangulos?
Em termos práticos que diferenças iria sentir com cada uma destas alterações?

Podes colocar a estabilizadora que a KW vende para o eixo frontal sem problemas. A estabilizadora traseira, torna esta (eixo traseiro) mais cooperante numa condução mais rápida, mais solicita, mais divertida. Posso dizer com toda a certeza que foi a alteração que fiz na suspensão que notei mais. Recomendo a 100%. O carro transfigura-se. :)

Os Powerflex, dado serem mais rígidos, tornam-te a direcção mais precisa e mais sensível. Como downside, filtram menos as irregularidades da estrada. Tb são mais resistentes que os originais. Recomendo quando necessitares de trocar os teus.

Abraço
 
Em termos de diâmetro da barra estabilizadora, quanto maior for melhor, certo? Não sei de quantos mm é a da kw. Compensará mais de uma marca diferente da kw?
Outra coisa, tinha umas tabelas de H&R e a barra estabilizadora da frente marca 224Eur e o conjunto (FR+TR) por 329Eur! Em todas as marcas se comprar o conjunto fica mt mais em conta? Ou é indiferente economicamente comprar primeiro uma e só depois a outra? É que nem sei se estes valores estão correctos...
 
Eu tenho uns kw e as cargas sao koni

lol

por isso axo que n deve haver grandes diferenças:weedman:

Mais um para a festa :)
Os meus KW V2 trazem a dizer koni no amortecedor :clap:

Quanto à questão dos D2:
- o ajuste de camber plate é muito util se quiseres andar em trackdays ou se rebaixares muito o carro, penso que as da D2 tanto afinam o camber (roda mais inclinada ou direita) como o caster (roda mais para a frente ou para trás)
- os D2 são superiores aos KW V2 e se contactares o fornecedor que te falei, vão sair a um bom preço
- se me dessem a escolher entre os D2 e os KW V3 escolhia os V3 pelos motivos óbvios, a grande diferença, está na margem de valores monetários entre uns e outros, bem como o seu real usufruto
- os D2 contráriamente aos KW V2, permitem além de afinar a altura através da normal rosca, têm um outro mecanismo associado que permite afinar a altura sem estar a modificar a taragem da mola, é so senso comum que ao se encurtar o espaco entre as molas o carro terá uma maior tendência a ser "saltitão", o que associado ás nossas estradas é um factor negativo a meu ver

Já agora estou perfeitamente de acordo com o user Orange, o qual diz que das melhores compras que fez foi um conjunto de barras estabilizadoras mais grossas.
Tenho no meu carro umas da H&R e realmente alteram positivamente o comportamento do carro, fazendo crer que estamos dentro de um kart.
 
Mais um obrigado...
Mas com a colocação de uns coils, d2, kw v2 ou kw v3, já ficará mt diferente o comportamento do carro não? Mesmo sem a barra estabilizadora traseira não?
Vou ligar para o número que disseste e ver o que me dizem...
 
Sim, com uns coillovers dos que mencionaste o carro fica muito bom.

Eu no meu ibiza tinha só bilstein (amarelas) com molas eibach e uma AA frontal e curvava mesmo muito bem, o resto é perfeccionismos que iram melhorar ainda mais.

Para mudares o camber nos KW V3 podes sempre comprar os tais parafusos afinadores de camber, de forma a evitar a compra de camber plates. Mas em principio vais ficar mais do que satisfeito com o teu setup, só quando andares a comprar pneus de 15.000km em 15.000km é que se justifica :D
 
Sim, com uns coillovers dos que mencionaste o carro fica muito bom.

Eu no meu ibiza tinha só bilstein (amarelas) com molas eibach e uma AA frontal e curvava mesmo muito bem, o resto é perfeccionismos que iram melhorar ainda mais.

Para mudares o camber nos KW V3 podes sempre comprar os tais parafusos afinadores de camber, de forma a evitar a compra de camber plates. Mas em principio vais ficar mais do que satisfeito com o teu setup, só quando andares a comprar pneus de 15.000km em 15.000km é que se justifica :D

:confused: De 15.000km em 15.000km?? :rir::rir: Tomara eu conseguir que os pneus durassem tanto! Cada par de pneus à frente faz 10.000kms no máximo. Já fiz uma vez 13.000Kms mas já tinha muita lona à mostra! :whistle:
Os que tenho agora arranjou-mos uma pessoa quase novos em folha. São os Pirelli Pzero Rosso, com Pzero a vermelho na parte lateral, vão com 4.300Kms e já não têm listas nenhumas no centro do pneu... :cryy::mad:

Atenção que nunca faço arranques a patinar nem travagens a fundo! Quanto muito gosto de fazer acelerações rápidas (em 2ª, 3ª...6ª) mas sem patinar

Para ser sincero acho que a suspensão de origem não presta lá grande coisa... e para compensar os pneus têm que "trabalhar" mais! Estava a contar que com uma boa suspensão os pneus até durassem mais...

Tenho 52.000Kms no carro, e já mamou 7pares de pneus incluíndo os de origem... não percebo... alguma explicação para tal???? :(](*,) Mesmo em Auto Estrada a 130km/h 140km/h a direito gasta que se farta...
 
Last edited:
:D:D:D
Tens de começar a trocar os de trás para a frente.
O chassi do ibiza em relação a pneus é muito poupado atrás e comedor à frente.
Tira um bocado de pressão para não gastar tanto no meio, só se quiseres andar a fazer mais ponta ;)

O que eu notei mais no meu foi quando tirei as bilstein e meti as de origem para vender o carro. Disse para mim mesmo "como é que eu andava sempre afundo com esta suspensão da treta :eek:".
 
Em termos de diâmetro da barra estabilizadora, quanto maior for melhor, certo? Não sei de quantos mm é a da kw. Compensará mais de uma marca diferente da kw?
Outra coisa, tinha umas tabelas de H&R e a barra estabilizadora da frente marca 224Eur e o conjunto (FR+TR) por 329Eur! Em todas as marcas se comprar o conjunto fica mt mais em conta? Ou é indiferente economicamente comprar primeiro uma e só depois a outra? É que nem sei se estes valores estão correctos...

Só agora tive tempo de escrever...:D

Quanto ao diâmetro da barra estabilizadora, quanto maior o diâmetro, mais saltitão o carro se irá tornar em curva dado atingires mais rapidamente os limites gerais, quer pneus, quer estradas onde circules... Esta é uma alteração que terá de ser tomada com ponderação.
Vamos imaginar que usas uma barra estabilizadora frontal muito grossa face à traseira. O que poderá suceder é o carro fugir de frente, tomar um comportamento subvirador.
Se usares uma barra traseira muito grossa,o inverso poderá passar-se, fugir de traseira, tornando-se demasiado sobrevirador.
Compra a frontal da KW caso optes pelos KW, e adquire uma estabilizadora traseira. As diferenças são imensas.

Por norma, comprares o conjunto fica mais em conta, mas neste caso especifico não me parece muito interessante.

Quanto aos valores, não sei.:confused:

Mais um para a festa :)
Os meus KW V2 trazem a dizer koni no amortecedor :clap:

Quanto à questão dos D2:
- o ajuste de camber plate é muito util se quiseres andar em trackdays ou se rebaixares muito o carro, penso que as da D2 tanto afinam o camber (roda mais inclinada ou direita) como o caster (roda mais para a frente ou para trás)
- os D2 são superiores aos KW V2 e se contactares o fornecedor que te falei, vão sair a um bom preço
- se me dessem a escolher entre os D2 e os KW V3 escolhia os V3 pelos motivos óbvios, a grande diferença, está na margem de valores monetários entre uns e outros, bem como o seu real usufruto

Eu não referi que não traziam:D, referi sim que cada vez menos a KW usa Koni dado já construir amortecedores com regulação de descompressão. Se o meu texto parecer de algum modo contra a Koni, longe disso, é a meu ver uma das melhores marcas que existem neste campo e impulsionadoras de outras, tal como é o caso da.... KW. Sem eles, a KW não tinha evoulido para o que é hoje.... :)

- os D2 contráriamente aos KW V2, permitem além de afinar a altura através da normal rosca, têm um outro mecanismo associado que permite afinar a altura sem estar a modificar a taragem da mola, é so senso comum que ao se encurtar o espaco entre as molas o carro terá uma maior tendência a ser "saltitão", o que associado ás nossas estradas é um factor negativo a meu ver.

O que a D2 faz a mais, é um ajuste de pré carga. Ou seja, a pré-carga (preload) é uma variação da tensão da mola. Isto não é muito simples de explicar, ou escrever, mas eu tento. Quando a suspensão completa é instalada no carro (vamos desprezar o valor de rebaixamento e pensar no peso do carro sobre esse eixo e suportado pela suspensão), ela mediante o peso do carro, rebaixa um determinado valor (sag). O que o ajuste de pré-carga vai possibilitar é alterar a tensão da mola original para o valor de rebaixamento predefinido nesse momento (vamos imaginar que a mola possui 60N/mm de força). Comprimindo, aumenta a tensão da mola conferindo dessa forma maior rigidez (vamos supor 65N/mm), aliviando diminui a tensão da mola até ao curso máximo, sendo nesse instante o valor de tensão mínimo (repouso) assim como o qual para que foi projectada (os 60N/mm originais) e tudo com a mesma altura ao solo. Isto é o ajuste de pré-carga (preload). É algo muito fácil de verificar numa mota, ajustado com o condutor em cima da mesma, mas não tão simples num carro...

O KW e a grande maioria das suspensões europeias, sem entrar no mercado de competição, não possibilita isto. Por um lado, é mais uma peça móvel e sujeita a “avaria/desgaste” e por outro, se queres mudar a taragem, trocas a mola, até é mais fácil e tudo...mas mais caro...:cryy:
Modificares a altura em nada vai alterar a taragem da mola neste caso (KW ou Koni), tu apenas estás a variar a posição do suporte da mola na coluna roscada do amortecedor e com isto alterar a altura ao solo do carro. Em nada irás mexer com a taragem da mola, esta mantém-se inalterada dentro dos valores para que a suspensão foi desenvolvida. Tal é facilmente verificado com a suspensão fora do carro, ou com exemplos bastante simples...
Se me dissesses que numa suspensão convencional isso acontece, é claro que concordo. Um conjunto de molas de 30mm terá uma taragem menor que um conjunto de molas de 50mm, insto para molas dentro da mesma marca.

Mais um obrigado...
Mas com a colocação de uns coils, d2, kw v2 ou kw v3, já ficará mt diferente o comportamento do carro não? Mesmo sem a barra estabilizadora traseira não?

Fica, mas a barra traseira transfigura esse chassis.

Para mudares o camber nos KW V3 podes sempre comprar os tais parafusos afinadores de camber, de forma a evitar a compra de camber plates.

No eixo frontal dos Leons I é impossível usares pernos excêntricos para afinação de camber, dado que o amortecedor não prende à manga de eixo mediante dois parafusos como era o caso do teu Ibiza (6K/6K2). No Leon, o amortecedor “entra todo lá dentro”:D da manga de eixo, não possibilitando variação. A única opção neste caso, é camber plates.

:confused: De 15.000km em 15.000km?? :rir::rir: Tomara eu conseguir que os pneus durassem tanto! Cada par de pneus à frente faz 10.000kms no máximo. Já fiz uma vez 13.000Kms mas já tinha muita lona à mostra! :whistle:
Os que tenho agora arranjou-mos uma pessoa quase novos em folha. São os Pirelli Pzero Rosso, com Pzero a vermelho na parte lateral, vão com 4.300Kms e já não têm listas nenhumas no centro do pneu... :cryy::mad:

Atenção que nunca faço arranques a patinar nem travagens a fundo! Quanto muito gosto de fazer acelerações rápidas (em 2ª, 3ª...6ª) mas sem patinar

Para ser sincero acho que a suspensão de origem não presta lá grande coisa... e para compensar os pneus têm que "trabalhar" mais! Estava a contar que com uma boa suspensão os pneus até durassem mais...

Tenho 52.000Kms no carro, e já mamou 7pares de pneus incluíndo os de origem... não percebo... alguma explicação para tal???? :(](*,) Mesmo em Auto Estrada a 130km/h 140km/h a direito gasta que se farta...

Com um correcto alinhamento, eventualmente poderão durar mais com o mesmo tipo de condução, mas sejamos honestos, com uma suspensão deste tipo vais andar mais devagar?...:rir:

Abraço
 
Se o meu texto parecer de algum modo contra a Koni, longe disso, é a meu ver uma das melhores marcas que existem neste campo e impulsionadoras de outras, tal como é o caso da.... KW. Sem eles, a KW não tinha evoulido para o que é hoje.... :)
Não te preocupes porque eu não faço vénia à Koni, só constatei um facto (que até me deixou triste).

Modificares a altura em nada vai alterar a taragem da mola neste caso (KW ou Koni), tu apenas estás a variar a posição do suporte da mola na coluna roscada do amortecedor e com isto alterar a altura ao solo do carro. Em nada irás mexer com a taragem da mola, esta mantém-se inalterada dentro dos valores para que a suspensão foi desenvolvida.
Estás a dizer com isto que nos KW V2 (p. ex.), posso com a rosca comprimir ao máximo a mola (de forma a alterar a altura ao solo) e não alterar dessa forma a eficácia da mesma?
O carro com a mola mais comprimida (espalmada) não se virá a tornar mais saltitão?

No eixo frontal dos Leons I é impossível usares pernos excêntricos para afinação de camber, dado que o amortecedor não prende à manga de eixo mediante dois parafusos como era o caso do teu Ibiza (6K/6K2). No Leon, o amortecedor “entra todo lá dentro”:D da manga de eixo, não possibilitando variação. A única opção neste caso, é camber plates.
Desconhecia esse pormenor, peço desculpa ao user Pedro_Almeida por o ter induzido em erro.

Obrigado por ajudares a melhorar a compreensão e estudo de coillovers.:cool:

PS: Só é "pena" ainda ter 3000000mil tópicos bloqueados por políticas administrativas:lock:
 
Não te preocupes porque eu não faço vénia à Koni, só constatei um facto (que até me deixou triste).

Ficaste triste pela tua suspensão trazer cargas Koni? Eu não ficava, até ficava contente pelo que referi anteriormente e ainda por cima serem taradas pela KW. Se incluísse cargas feitas sabe-se lá onde, sabe-se lá por quem, e sabe-se lá se alguma vez podem fornecer material, aí sim, ficava triste](*,).

Estás a dizer com isto que nos KW V2 (p. ex.), posso com a rosca comprimir ao máximo a mola (de forma a alterar a altura ao solo) e não alterar dessa forma a eficácia da mesma?

Nop, estou a dizer que não comprimes a mola:D. Movimentares o prato de suporte da mola, mais para cima ou mais para baixo, dentro dos valores estabelecidos para determinada suspensão (no caso do Leon I, julgo ser igual ao Ibiza 6L, ou seja, -35 a -65mm), não influenciarás em nada na mola. Apenas na altura ao solo do carro, e claro, o curso útil da carga:D.

O carro com a mola mais comprimida (espalmada) não se virá a tornar mais saltitão?

Vai, mas não fazes isso com nenhuma suspensão KW dentro dos limites estabelecidos de fábrica ;).

Numa situação hipotética só conseguirás comprimir a mola quando sobes o prato de suporte da mola para valores fora do estabelecido. Por exemplo, no caso do Leon, querias um rebaixamento de -10mm, esses 10mm de rebaixamento estão 25mm fora do curso mínimo (-35mm) e pleno de funcionamento da suspensão. Estás a subir o carro, e eventualmente poderás atingir o curso máximo expansível e limite da carga. Se após atingires esse tal limite, continuares a subir o prato, aí irás comprimir a mola…. mas tb, nesse ponto já não estarás a alterar nenhum valor na altura do carro, pois a mola deixou de ser importante neste aspecto. O limite físico da carga seria impeditivo… Mas isso é uma situação muito limite mesmo e nem sei se a maioria das estruturas o permite… [-o<:D

O contrário se passa se baixares o prato de suporte todo, existe uma forte possibilidade da mola numa eventual situação de total abertura do amortecedor saltar do prato porque fica totalmente livre (mas claro que não sai fora, pelo menos num eixo frontal actual :D).

Abraço,
João
 
:D:D:D
Tens de começar a trocar os de trás para a frente.
O chassi do ibiza em relação a pneus é muito poupado atrás e comedor à frente.
Tira um bocado de pressão para não gastar tanto no meio, só se quiseres andar a fazer mais ponta ;)

O que eu notei mais no meu foi quando tirei as bilstein e meti as de origem para vender o carro. Disse para mim mesmo "como é que eu andava sempre afundo com esta suspensão da treta :eek:".

É um Leon... :rir: Mas é igual... poupado atrás e comedor à frente... ou melhor, alarvo à frente!!!:rir:
 
Só agora tive tempo de escrever...:D

Quanto ao diâmetro da barra estabilizadora, quanto maior o diâmetro, mais saltitão o carro se irá tornar em curva dado atingires mais rapidamente os limites gerais, quer pneus, quer estradas onde circules... Esta é uma alteração que terá de ser tomada com ponderação.
Vamos imaginar que usas uma barra estabilizadora frontal muito grossa face à traseira. O que poderá suceder é o carro fugir de frente, tomar um comportamento subvirador.
Se usares uma barra traseira muito grossa,o inverso poderá passar-se, fugir de traseira, tornando-se demasiado sobrevirador.
Compra a frontal da KW caso optes pelos KW, e adquire uma estabilizadora traseira. As diferenças são imensas.

Por norma, comprares o conjunto fica mais em conta, mas neste caso especifico não me parece muito interessante.

Quanto aos valores, não sei.:confused:

Então o melhor seria comprar a frontal e traseira da KW não é? Isto é, as duas serem da mesma marca...

Fica, mas a barra traseira transfigura esse chassis.
:drool::drool::drool:

Com um correcto alinhamento, eventualmente poderão durar mais com o mesmo tipo de condução, mas sejamos honestos, com uma suspensão deste tipo vais andar mais devagar?...:rir:
Abraço
Espero ao menos que com o mesmo tipo de condução eles durem mais...

Se vou andar mais devagar??? Em paralelo e terra batida sim... :rir::rir:
 
hehehe:D

(ouvi dizer que para 2008 a KW vai lançar conjuntos de barras estabilizadoras, aguarda e se comprares os KW compras a estabilizadora traseira também da KW).

Abraço
 
Não te preocupes porque eu não faço vénia à Koni, só constatei um facto (que até me deixou triste).


Estás a dizer com isto que nos KW V2 (p. ex.), posso com a rosca comprimir ao máximo a mola (de forma a alterar a altura ao solo) e não alterar dessa forma a eficácia da mesma?
O carro com a mola mais comprimida (espalmada) não se virá a tornar mais saltitão?


Desconhecia esse pormenor, peço desculpa ao user Pedro_Almeida por o ter induzido em erro.

Obrigado por ajudares a melhorar a compreensão e estudo de coillovers.:cool:

PS: Só é "pena" ainda ter 3000000mil tópicos bloqueados por políticas administrativas:lock:

Não faz mal... por acaso achei estranho, mas tava na mesma com a ideia de que o rebaixamento não iria mexer na taragem da mola! Pois, mesmo nos kw v2 a altura da mola é sempre a mesma! O que altera a altura do carro é uma rosca...
 
hehehe:D

(ouvi dizer que para 2008 a KW vai lançar conjuntos de barras estabilizadoras, aguarda e se comprares os KW compras a estabilizadora traseira também da KW).

Abraço

Conjuntos de barras estabilizadoras? Mas queres dizer que para já não têm a estabilizadora traseira? Ou que vão lançar tipo uma promoção de barra frontal+barra traseira?

Já estamos em 2008...:whistle::whistle:
 
Conjuntos de barras estabilizadoras? Mas queres dizer que para já não têm a estabilizadora traseira? Ou que vão lançar tipo uma promoção de barra frontal+barra traseira?

Já estamos em 2008...:whistle::whistle:

A KW nunca teve barra estabilizadora traseira (apenas frontal). Apenas este ano (2008) terá o conjunto.

Abraço
 
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