Legislação sobre uso de Backets - Legal ou Ilegal?

Boas,

Tenho uma dúvida, alguém sabe qual é a legislação sobre Backets?

Num carro de 4 portas, pode-se usar, não se pode, etc?

Acredito que impliquem com elas, mas qual a razão disso? Há mesmo alguma legislação que os permita suportar isso?

Cumps.
 
Não é legal amigo.. a lei é sempre a mesma.. "proibida a alteração das caracteristicas originais do veículo". Vais a insp b e reprova.. (isto se tudo for legalmente feito).

Para backets serem legais só talvez indo às empresas de averbação tipo LTA.. e mesmo assim não sei preços e se é possível..

Outra solução é instalar backets originais de versões desportivas, na própria marca, com certificado.. e mesmo assim não te safas de ir a ipo B pela polícia. Mas, neste caso, com o certificado não reprovas em insp b. Para não ter stress com a polícia, é pegar no certificado e averbar no livrete (aqui não é preciso ir ao LTA, pode ser direto no IMTT pois tens uma declaração de originalidade e conformidade da peça para o carro em questão, pela marca).
 
Eu tenho bakets e foi chegar e montar lol o dinheiro que ia pagar para legalizar pago a mula se algum dia tiver que ira ipo b..porque tambem se for parado nao vai ser so pelos bancos que vao implicar por isso..

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
 
Eu tenho bakets e foi chegar e montar lol o dinheiro que ia pagar para legalizar pago a mula se algum dia tiver que ira ipo b..porque tambem se for parado nao vai ser so pelos bancos que vao implicar por isso..

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é como tudo amigo :)
há quem não se possa dar ao luxo de ficar sem o carro em caso de apreensão do mesmo.. às x nem é a questão do valor da multa, mas o problema de ficar sem carro durante X tempo e ainda o tempo perdido a tratar das documentações/provas/insp B..
 
Vamos a ver uma cena,

Não percebo o porque da alteração, usam e abusam disso quando na verdade será que estamos a alterar uma característica? Vejamos o meu caso, o bancos do meu velhinho EJ9 estavam um vergonha, a marca já não os fabrica, arranjei umas replica recaro do Ek9 ou Dc2, montei, o banco ficou igual com o encaixe do cinto OEM e é rebatível, ou seja, fica a preencher os requisitos de origem, não tem alteração. O mesmo não se pode dizer quando aplicamos os cintos de 4 pontos por exemplo. O carro não veio com esses sistema de origem, logo é alteração e ai aplica-se o Art. 115. Estarei errado? Se sim, fundamentem.
 
Vamos a ver uma cena,

Não percebo o porque da alteração, usam e abusam disso quando na verdade será que estamos a alterar uma característica? Vejamos o meu caso, o bancos do meu velhinho EJ9 estavam um vergonha, a marca já não os fabrica, arranjei umas replica recaro do Ek9 ou Dc2, montei, o banco ficou igual com o encaixe do cinto OEM e é rebatível, ou seja, fica a preencher os requisitos de origem, não tem alteração. O mesmo não se pode dizer quando aplicamos os cintos de 4 pontos por exemplo. O carro não veio com esses sistema de origem, logo é alteração e ai aplica-se o Art. 115. Estarei errado? Se sim, fundamentem.

Amigo, uma coisa é concordar ou não concordar.. outra é aquilo que a policia aplica e tem autoridade para aplicar. a realidade é que a lei, da forma que está, dá asas a interpretações várias. Claro que se colocares uns bancos normais, provavelmente não vais ter problemas.. se for algo que visualmente não enquadre, provavelmente não vais ter tanta sorte..

Do mesmo modo que podes colocar uns bancos de um renault num bmw, e se o policia não ligar ou não perceber, não vai dizer nada.. se um policia estiver numa de embirrar, envia-te para ipo B simplesmente por suspeita. Nem que não suspeite de nada! diz "suspeito que estes bancos não são originais", e mesmo que sejam, nunca vai ter problemas pelo que fez.

Agora quando se fala de backets, tipicamente falamos de coisas que não são de todo normais, salvo raras excepções. é facil de ver que não são originais e enviar para ipo b e, consequentemente, reprovarem..

A maneira como dizes "O carro não veio com esses sistema de origem", podia ser aplicado com "o carro tem motor" ou "o carro tem travões" e por isso poder alterar o motor e colocar travoes maiores.. Do mesmo modo que os bancos.. como é que o policia sabe que os bancos que meteste cumprem os requisitos? Será que é só ser rebativel, ter encaixe de cinto e fica ok? será que aquele banco, por um motivo qualquer, num teste de colisão reprovava porque tinha um angulo X ou uma altura Y? Não estou a dizer que concordo ou não, mas a realidade é que com essa lei, da maneira que está, um agente tem toda a legitimidade de enviar para insp b.

Depois na insp b já são outros 500.. um tipo vai para insp b com barra AA seat sport (como muiiiitos já foram), chegas a insp b e passas.. agora se meteres uma barra AA sem ser seat sport.. já reprovas.. (isto se for tudo segundo a lei.. claro que uns apanham tipos que não se importam ou até fecham os olhos)
 
Amigo, uma coisa é concordar ou não concordar.. outra é aquilo que a policia aplica e tem autoridade para aplicar. a realidade é que a lei, da forma que está, dá asas a interpretações várias. Claro que se colocares uns bancos normais, provavelmente não vais ter problemas.. se for algo que visualmente não enquadre, provavelmente não vais ter tanta sorte..

Do mesmo modo que podes colocar uns bancos de um renault num bmw, e se o policia não ligar ou não perceber, não vai dizer nada.. se um policia estiver numa de embirrar, envia-te para ipo B simplesmente por suspeita. Nem que não suspeite de nada! diz "suspeito que estes bancos não são originais", e mesmo que sejam, nunca vai ter problemas pelo que fez.

Agora quando se fala de backets, tipicamente falamos de coisas que não são de todo normais, salvo raras excepções. é facil de ver que não são originais e enviar para ipo b e, consequentemente, reprovarem..

A maneira como dizes "O carro não veio com esses sistema de origem", podia ser aplicado com "o carro tem motor" ou "o carro tem travões" e por isso poder alterar o motor e colocar travoes maiores.. Do mesmo modo que os bancos.. como é que o policia sabe que os bancos que meteste cumprem os requisitos? Será que é só ser rebativel, ter encaixe de cinto e fica ok? será que aquele banco, por um motivo qualquer, num teste de colisão reprovava porque tinha um angulo X ou uma altura Y? Não estou a dizer que concordo ou não, mas a realidade é que com essa lei, da maneira que está, um agente tem toda a legitimidade de enviar para insp b.

Depois na insp b já são outros 500.. um tipo vai para insp b com barra AA seat sport (como muiiiitos já foram), chegas a insp b e passas.. agora se meteres uma barra AA sem ser seat sport.. já reprovas.. (isto se for tudo segundo a lei.. claro que uns apanham tipos que não se importam ou até fecham os olhos)

E como fica se o carro passar na IPOB? Preços e compensações?
 
E como fica se o carro passar na IPOB? Preços e compensações?

Pois.. se passar na insp B:

- vais buscar o dinheiro que pagaste à polícia, da multa ou
- não vais pagar o dinheiro da multa à polícia, pois tinhas feito deposito

e, pelo que sei, mas posso estar errado pois nunca fiz insp b, espero que alguém que já tenha feito esclareça, pagas a insp b e ninguém te compensa do tempo perdido.
Basicamente esse ponto é a minha revolta.. um carro alterado, pa, quem anda à chuva molha-se, mas especificamente na questão das AA originais no 6l, muitos perderam tempo e dinheiro para ir lá e passar..
 
Pois.. se passar na insp B:

- vais buscar o dinheiro que pagaste à polícia, da multa ou
- não vais pagar o dinheiro da multa à polícia, pois tinhas feito deposito

e, pelo que sei, mas posso estar errado pois nunca fiz insp b, espero que alguém que já tenha feito esclareça, pagas a insp b e ninguém te compensa do tempo perdido.
Basicamente esse ponto é a minha revolta.. um carro alterado, pa, quem anda à chuva molha-se, mas especificamente na questão das AA originais no 6l, muitos perderam tempo e dinheiro para ir lá e passar..

Era essa parte que me interessava saber, pois, caso contrario são 120€ para maneta sejas culpado ou não. :S

Mas wait, backets e barra AA passam na IPO, na B será que não passam? Se passam parto do principio que estão legais... Ou não?
 
Aqui há uns anos quando saiu a lei que regulamentava as alterações possíveis um dos casos eram as backets. É uma alteração legal desde que não apresentem arestas aguçadas estejam bem fixas e não pode haver anulação de airbags laterais.

Ou seja por exemplo em 6k onde não há airbags laterais podem ser montadas desde que bem montadas. Já por exemplo num 6k2 ou 6l como já tem airbags laterais já não se pode montar...


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Pois.. o problema também é esse! é que há regras pelos quais as inspeções se regem, mas a policia alega a alteração ao original.

A realidade é uma, a lei não é clara e apesar de os IPOs terem os seus principios e regras, a policia alegando aquela lei, pode enviar para ipo. ponto.

Não interessa que sejam bancos aguçados, com ou sem airbag. O policia ve uma backet e sabe que não é original. envia para insp B.

Depois até pode passar.. mas tenho ideia que não és ressarcido caso passe sem problema.

Por acaso era interessante alguém que tenha passado por ipo e tenha passado, se sabe se algo é devolvido além da multa (ou seja, valor da ipo B e tempo gasto).
 
Não quero estar a afirmar com 100% de certeza mas acho que o Honda do Rui Ramalho tem barras AA, coilovers, rollcage, backets e cintos de 5 pontos averbados no livrete.
O processo deve ter sido tratado no LTA.

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