Amigo, uma coisa é concordar ou não concordar.. outra é aquilo que a policia aplica e tem autoridade para aplicar. a realidade é que a lei, da forma que está, dá asas a interpretações várias. Claro que se colocares uns bancos normais, provavelmente não vais ter problemas.. se for algo que visualmente não enquadre, provavelmente não vais ter tanta sorte..
Do mesmo modo que podes colocar uns bancos de um renault num bmw, e se o policia não ligar ou não perceber, não vai dizer nada.. se um policia estiver numa de embirrar, envia-te para ipo B simplesmente por suspeita. Nem que não suspeite de nada! diz "suspeito que estes bancos não são originais", e mesmo que sejam, nunca vai ter problemas pelo que fez.
Agora quando se fala de backets, tipicamente falamos de coisas que não são de todo normais, salvo raras excepções. é facil de ver que não são originais e enviar para ipo b e, consequentemente, reprovarem..
A maneira como dizes "O carro não veio com esses sistema de origem", podia ser aplicado com "o carro tem motor" ou "o carro tem travões" e por isso poder alterar o motor e colocar travoes maiores.. Do mesmo modo que os bancos.. como é que o policia sabe que os bancos que meteste cumprem os requisitos? Será que é só ser rebativel, ter encaixe de cinto e fica ok? será que aquele banco, por um motivo qualquer, num teste de colisão reprovava porque tinha um angulo X ou uma altura Y? Não estou a dizer que concordo ou não, mas a realidade é que com essa lei, da maneira que está, um agente tem toda a legitimidade de enviar para insp b.
Depois na insp b já são outros 500.. um tipo vai para insp b com barra AA seat sport (como muiiiitos já foram), chegas a insp b e passas.. agora se meteres uma barra AA sem ser seat sport.. já reprovas.. (isto se for tudo segundo a lei.. claro que uns apanham tipos que não se importam ou até fecham os olhos)