vou tentar explicar:
ibizas 2000: retirar tampa plastica do motor , desliga-se o tubo de admissao que entra no bocal da egr (antes do colector de admissão) , desapertar egr ao todo tem 5 parafusos sextavados ( 3 apertam a egr ao colector mais 2 que apertam o tubo que vem do colector de escape) desligar mais dois tubinhos finos que ligam na egr , retirar a egr fora e limpar todos os residuos que estao na egr com dissolvente ou petroleo e por dentro do colector de admissão com uma chave de fenda tentando que va o menos lixo possivel para dentro do colector e assim entrar na cabeça do motor. depois de tudo limpinho voltar a montar mas atenção ao oring de borracha que faz de junta entre a egr e o coletor para ficar a vedar bem.
ibizas 1999: Nestes casos é mais complicado porque a egr e o colector de admissão são uma peça única, ou seja é necessario tirar o colector de admissao fora para lavar. mas nestes motores a egr nao fica mt suja pq a entrada dos vapores de oleo é antes do turbo não fazendo aquela pasta qd estes vapores encontram os gases de escape da egr como acontece nos motores apartir do ano 2000.
espero ter ajudado
cmpts