Limpar EGR

Gostava de saber onde posso mandar limpar a EGR, que nunca foi limpa o bixo já leva 194.000kms :? lol

Ou então, se há prai alguém que tenha um DIY sobre isso.
 
ui tantos km!! a minha aos 60.000 tava neste estado ve la
img_0396.jpg
 
Sim mas metam ai passo a passo...e cm limparam e isso td era um DIY mt bom de facto pra ser postado...
 
Perdoem-me a leiguice, mas isso é aquela coisa por cima da cabeça do motor que tem um tubo de cada lado. É uma peça pequena de plástico e geralmente pinga uns vapores de oleo?
 
vou tentar explicar:
ibizas 2000: retirar tampa plastica do motor , desliga-se o tubo de admissao que entra no bocal da egr (antes do colector de admissão) , desapertar egr ao todo tem 5 parafusos sextavados ( 3 apertam a egr ao colector mais 2 que apertam o tubo que vem do colector de escape) desligar mais dois tubinhos finos que ligam na egr , retirar a egr fora e limpar todos os residuos que estao na egr com dissolvente ou petroleo e por dentro do colector de admissão com uma chave de fenda tentando que va o menos lixo possivel para dentro do colector e assim entrar na cabeça do motor. depois de tudo limpinho voltar a montar mas atenção ao oring de borracha que faz de junta entre a egr e o coletor para ficar a vedar bem.

ibizas 1999: Nestes casos é mais complicado porque a egr e o colector de admissão são uma peça única, ou seja é necessario tirar o colector de admissao fora para lavar. mas nestes motores a egr nao fica mt suja pq a entrada dos vapores de oleo é antes do turbo não fazendo aquela pasta qd estes vapores encontram os gases de escape da egr como acontece nos motores apartir do ano 2000.

espero ter ajudado
cmpts
 
Franco disse:
Perdoem-me a leiguice, mas isso é aquela coisa por cima da cabeça do motor que tem um tubo de cada lado. É uma peça pequena de plástico e geralmente pinga uns vapores de oleo?

nao essa peça é onde os residuos de oleo que saem do carter para cima pelo tubo respirador são novamente introduzidos no motor pela tampa das valvulas, ou seja a ideia é as pequenas particulas de oleo entrarem novamente pro circuito de lubrificacao do motor
procura um tubo metalico que vem do coletor de escape e liga numa peça antes do colector de admissão ou no sitio onde entra o tubo de admissao que vem do intercooler esses dois tubos (um de admissao grande e o outro metalico fino (+- 3 cm)) ligam na egr
 
gunnie disse:
eu kuando limpei a egr, sakei o colector e limpei tudo, ja ke tava c a mao na massa.....

pois essa é a opção mais limpa e perfeita e pode-se aproveitar depois de tudo limpinho fechar a egr fisicamente com uma junta sem furo no tubo que vem do coletor de escape
 
Se eu conseguisse desmontar essa peça do CCV...
Aquilo ja ta a vaporar a zona toda. Mas as molas q seguram os tubos sao de desaperto estranho. :x

atençao, n tenho intercooler! É o 1.9D.
 
tdimaluco disse:
gunnie disse:
eu kuando limpei a egr, sakei o colector e limpei tudo, ja ke tava c a mao na massa.....

pois essa é a opção mais limpa e perfeita e pode-se aproveitar depois de tudo limpinho fechar a egr fisicamente com uma junta sem furo no tubo que vem do coletor de escape

eu limpei tudo tubagens,Colectores, EGR . :wink:
 
e já agora, é normal que o tubo que vem do Ic, se nao me engano, estar um bocadinho besuntado de óleo?? é que o meu está !! ??
 
è normal.
O turbo tambem trabalha com óleo, e além disso os gases que vem do motor são reintroduzidos na admissão provocando assim essa "baba" de óleo nesses tubos.

Agora o normal é só uma BABA, se for muito já é de desconfiar!!!!
 
Snake_eyes disse:
Gostava de saber onde posso mandar limpar a EGR, que nunca foi limpa o bixo já leva 194.000kms :? lol

Ou então, se há prai alguém que tenha um DIY sobre isso.

:eek: c esses kms e ainda n foi limpa??? o meu encravou a valvula da egr em plenos pirinéus, em andorra, resultado, o carro ficou sem força, isto com cerca de 150000kms, qd regressei, levou uma limpeza e foi fechada c uma junta cega.
 
Já foi limpa, perto dos 200.000kms, e em dezembro de 2004 (meses dps do inicio do topico)

Já conta com 229.000kms sensivelmente, dentro de dias vai levar uma junta cega.
 
Back
Top