Limpeza da Geometria no relantim (Ajuda)

Para mim a melhor maneira de verificar o curso da geometria ou ate limpar, é com o carro bem quente, sacar o tubo de vacuo que vai ao turbo, varias vezes seguidas.
E uma das maneiras para evitar que ela prenda, é caso se tenha repro, pedir ao reprogramador para meter a geometria aberta ate as 1200 1300rpm, assim mesmo que costumem andar de vagar, a geometria vai fazendo sempre todo o curso possivel.
cumps
 
“Segundo li o procedimento é para exercitar o mecanismo do VNT (variable nozzle turbo) que altera a secção de “inlet” do turbo de maneira a oferecer sempre a potência VS rotação a cada dez segundos. O que faz é subir a rotação até as 1400 rpm e fazer o cilco do mecanismo VNT a cada dez segundos. Começa a haver um certo mito em torno disto já que a geometria não acumulará assim tanto lixo, pelo menos não em pouco tempo, mas é sem dúvida um procedimento interessante.”
 
kit tdi tiras e metes varias x é e limpa ao o que faz abraço

Ao abrir e fechar supostamente vai abrir e fechar a geometria completamente, as vezes caso esteja pouco presa poderá soltar, ja aconteceu a um amigo que teve essa sorte, soltou e depois foi puchar nunca mais teve problemas.
Mas o melhor sem duvida que é tirar fora e limpar.
 
Bem, esta de limpar a geometria eletronicamente é uma coisa engraçada sem duvida!!
No meu ver isso apenas tira o " excesso " de carvão que está nas alhetas... mas o problema mesmo das geometrias presas é na parte superior!! onde está a anilha grande que encaixa nos veios ou o q é aquilo!!

Essa de limpar com o vag com, desculpem a minha frontalidade mas é para rir.

Já limpei varios turbos e sei do que falo quando digo que isso é algo que nao resolve definitivamente o problema!!
Querem resolver de uma vez por todas, é tirar turbo fora, limpar tudo como deve ser fechar e pronto mais muitos mil sem chatisses de safe por causa de geometrias presas!
 
Existe também uma maneira, vais na A.E. a 100km/h e calcas a fundo e largas, calcas a fundo e largas, faz isto umas 4 ou 5 vezes..

Porque faz abrir e fechar a geometria ;)
 
Bem, esta de limpar a geometria eletronicamente é uma coisa engraçada sem duvida!!
No meu ver isso apenas tira o " excesso " de carvão que está nas alhetas... mas o problema mesmo das geometrias presas é na parte superior!! onde está a anilha grande que encaixa nos veios ou o q é aquilo!!

Essa de limpar com o vag com, desculpem a minha frontalidade mas é para rir.

Já limpei varios turbos e sei do que falo quando digo que isso é algo que nao resolve definitivamente o problema!!
Querem resolver de uma vez por todas, é tirar turbo fora, limpar tudo como deve ser fechar e pronto mais muitos mil sem chatisses de safe por causa de geometrias presas!

Eu considero um teste de funcionamento nada mais.
 
Não me levem a mal, mas se vocês acreditam que com o vag-com limpam uma geometria estão muito bem enganados, reparo turbos(apesar de não fazer disso profissão, tirei formação por necessidade) e a unica maneira de limpar bem uma geometria é com jacto de areia e ao fim testar com um comparador e se preciso, facear a zona de contacto ou substituir, os parafusos no anel devem ser sempre substituidos por novos e levar os apertos din correctos para assegurar a correcta posição com a dilatação derivada á temperatura.
Esta foto é de uma geometria de um vnt15/gt1749v:
p1060578.jpg

By mario_marques at 2011-03-05

p1060582d.jpg

By mario_marques at 2011-03-05

p1060584s.jpg

By mario_marques at 2011-03-05

p1060583s.jpg

By mario_marques at 2011-03-05

imagem506af0.jpg

By mario_marques at 2008-12-23

Isto para ficar tudo como deve ser levou cerca de 3horas de trabalho, sendo que perdi prai 45minutos no jacto de areia daqueles que arranca a carne dos ossos.
Obviamente que há casos e casos, mas num plano geral, a forma correcta é desmontar tudo, limpar com ferramentas proprias e analisar peça a peça antes de montar tudo para assegurar que o resultado é duradouro e o serviço foi eficaz.
Outros casos, mesmo limpando tudo, metendo uma geometria nova, o problema não dá para resolver nunca, pois o problema é no proprio escapamento que com o calor dilata, e faz sempre prender a geometria, isto é devido a falhas de metal na altura que foi fundido, não há aqui nada a fazer, só mesmo trocar.
Dar uns puxos é bom, mas deve-se afzer sim, para evitar acumulação de lixo, não serve para o eliminar, dar uns puxos é bom tanto para o turbo se o mesmo estiver bom, como também para o catalisador.
Abraço
 
Boas pessoal, já desmontei o turbo e como das outras vezes estava cheio de carvão, só que desta vez substitui os parafusos e coloquei umas anilhas de 0,5mm para já o carro esta andar muito bem e sem qualquer problema, a ver vamos :)
 
Limpar a geometria com o VAG...

O que me ri....

Se ainda fosse tirar o escape do Turbo e mandar la para dentro Mistolin........ainda era naquela...
 
Back
Top