Não me levem a mal, mas se vocês acreditam que com o vag-com limpam uma geometria estão muito bem enganados, reparo turbos(apesar de não fazer disso profissão, tirei formação por necessidade) e a unica maneira de limpar bem uma geometria é com jacto de areia e ao fim testar com um comparador e se preciso, facear a zona de contacto ou substituir, os parafusos no anel devem ser sempre substituidos por novos e levar os apertos din correctos para assegurar a correcta posição com a dilatação derivada á temperatura.
Esta foto é de uma geometria de um vnt15/gt1749v:
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mario_marques at 2011-03-05
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mario_marques at 2008-12-23
Isto para ficar tudo como deve ser levou cerca de 3horas de trabalho, sendo que perdi prai 45minutos no jacto de areia daqueles que arranca a carne dos ossos.
Obviamente que há casos e casos, mas num plano geral, a forma correcta é desmontar tudo, limpar com ferramentas proprias e analisar peça a peça antes de montar tudo para assegurar que o resultado é duradouro e o serviço foi eficaz.
Outros casos, mesmo limpando tudo, metendo uma geometria nova, o problema não dá para resolver nunca, pois o problema é no proprio escapamento que com o calor dilata, e faz sempre prender a geometria, isto é devido a falhas de metal na altura que foi fundido, não há aqui nada a fazer, só mesmo trocar.
Dar uns puxos é bom, mas deve-se afzer sim, para evitar acumulação de lixo, não serve para o eliminar, dar uns puxos é bom tanto para o turbo se o mesmo estiver bom, como também para o catalisador.
Abraço